ColunistaFórmula 1Post

Vettel é desclassificado e perde segundo lugar após encerramento do GP da Hungria

Por conta da falta de combustível para a verificação, Sebastian Vettel é punido e perde pódio conquistado no Hungaroring

O GP da Hungria foi uma prova extremamente movimentada, Sebastian Vettel terminou a corrida no pódio, conquistando a segunda posição, mas horas após o encerramento da corrida, o alemão passou a ser investigando. O domingo fecha com a desclassificação de Vettel da prova.

Quando a corrida terminou o alemão encostou o carro, retornando para o pit-lane andando. A FIA realiza a coleta da amostra de combustível para análise depois da corrida, mas só conseguiram retirar 0,3 litro, enquanto a amostra necessária a obrigatória é de 1,0 litro para cumprir o procedimento pós-corrida.

O chefe de equipe da Aston Martin, Otmar Szafnaur, falou que o carro de Vattel tinha mais de 1,4 litros depois que a prova acabou, indicado pelo sensor, mas eles não conseguiram retirá-lo. Os comissários informaram que a Aston Martin “teve várias oportunidades para tentar retirar a quantidade necessária de combustível do tanque, mas só foi possível bombear 0,3 litro.”

LEIA MAIS: Ocon conquista vitória em prova inacreditável e alucinante que marca GP da Hungria

A decisão acaba alterando o resultado da prova, com todos os pilotos ganhando uma posição. Desta forma Lewis Hamilton é promovido para o segundo lugar, enquanto Carlos Sainz assume a terceira posição, participando do pódio. A decisão também aumenta a pontuação da Williams, com Kimi Raikkonen da Alfa Romeo conquistando um pontinho, pois herda a décima posição.

“Diante dessa situação, o carro nº 5 [Vettel] não está em conformidade com os requisitos do Art. 6.6 do Regulamento Técnico da FIA. De acordo com o Art. 6.6.2, os competidores devem garantir que uma amostra de 1,0 litro de combustível possa ser retirada do carro a qualquer momento. O procedimento foi seguido, no entanto, não foi possível coletar a amostra de 1,0 litro de combustível.”

Por conta de ser uma infração técnica, os comissários estabeleceram a penalização com a desclassificação da prova.

É ruim para o encerramento de uma corrida que foi tão movimentada e boa, além de Vettel ter duelado pela vitória com Esteban Ocon. No entanto, após as sessões oficiais, a FIA pode fazer inspeções no carro, o regulamento prevê o combustível, assim como outras peças do carro, se na checagem elas não estiverem lá, a desclassificação pode ser aplicada. Como outras equipes seguiram o regulamento, a punição é aplicável.

Os comissários acabam lembrando que a Aston Martin tem o direito de recorrer a decisão que foi aplicada. O time pode entrar com um recurso para retomar a vitória de Sebastian Vettel.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados