Nesta quinta-feira (09) a Ferrari realizou um teste no Circuito de Fiorano, para a verificação dos paralamas. A ideia é encontrar um dispositivo que possa reduzir a formação de spray em dias chuvosos.
A equipe italiana avaliou a situação no F1-75 (carro de 2022), enquanto o SF-24 esteve em pista acompanhando as avaliações como informou o site Formu1a.Uno. O trabalho de desenvolvimento está acontecendo em colaboração com a FIA. Está é uma segunda versão dos paralamas avaliada com o mesmo fim.
📄 Ferrari in pista a Fiorano: ecco i nuovi paraschizzi FIA
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O Wet Weather Package começou a ser analisado no final de 2022 e foi concebido pela FIA para tentar melhorar o problema de visibilidade em dias com chuva. A categoria tem enfrentado várias críticas, já que fica inviável a realização das sessões em dias com muita chuva.
Uma primeira versão foi avaliada no ano passado, em Silverstone, com a Mercedes equipada com a primeira versão do dispositivo, com apêndices aerodinâmicos específicos projetados pela FIA, enquanto o carro da McLaren estava sem a modificação para a comparação de desempenho.
A primeira avaliação não surtiu o efeito esperado, já que eles não foram capazes de dispersar a água e melhorar as condições para que os carros possam andar em pista. A questão é que não são apenas os pneus que acabam levantando o spray e comprometendo a visibilidade do carro que está atrás, o difusor também acaba fazendo esse processo.
Desta vez em Fiorano, Oliver Bearman e Carlos Sainz estiveram em pista para realizar a coleta de dados.
📄 Gallery: Ferrari F1-75 e SF-24 in pista a Fiorano
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O F1-75 estava com o novo dispositivo, enquanto o SF-24 não trabalhou com o equipamento nesta quinta-feira. A pista de Fiorano foi molhada artificialmente, desta forma podendo gerar o efeito para a análise.
Em uma das imagens, com os dois carros em pista, revela que o spray ainda é uma questão e precisará provavelmente de mais pesquisa.