Nesta próxima segunda-feira (13) no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, será realizada uma sessão de testes com jovens pilotos. Essa é uma oportunidade para que 22 competidores possam conhecer o Gen3 e se apresentar para as equipes do grid, entrando no radar da categoria.
No ano passado a Fórmula E conseguiu retomar o teste de novatos, em Roma o TL0 foi programado, dando a oportunidade para que alguns competidores testassem o Gen3 por 30 minutos. Em Berlim deste mesmo ano, os pilotos passaram um dia em contato com o carro, as equipes tiveram a oportunidade de escalar 23 competidores que participaram de mais uma porção de avaliações.
A categoria manteve o formato para 2024, no entanto, o TL0 foi realizado em Misano, já que a etapa italiana substituiu o e-Prix de Roma. Em Berlim, novamente mais um conjunto de competidores experimentará o Gen3 em uma sessão completa, desta forma além de conhecer o carro, também conseguem ter um contato mais direto com a operação das respectivas equipes que foram convidados.
Foi imprescindível marcar a sessão em um dia que a Fórmula E não estivesse concorrendo com outras categorias, assim, abriu a oportunidade para que mais convites fossem realizados, ampliando o alcance da atividade.
Para alguns pilotos não será o primeiro contato com o Gen3, com o TL0 em Misano, várias equipes aproveitaram esta sessão para preparar os competidores indicados, desta forma fica um pouco mais fácil para eles aproveitarem a atividade em Berlim.
Quem pode participar da sessão
Existem algumas regras impostas pela categoria, primeiramente, a equipe não pode convidar um piloto que já participou de alguma prova da Fórmula E ou competidores inscritos na 10ª temporada.
O apelo é realmente dar oportunidade para que os pilotos conheçam a categoria, saibam como são as máquinas e possam ver na Fórmula E uma oportunidade para o seu futuro, principalmente para os pilotos que fazem parte de algum campeonato de base.
Sabemos que as vagas estão cada vez mais limitadas na Fórmula 1 e nem mesmo o campeão da Fórmula 2 tem vaga garantida na categoria. A Fórmula E é uma oportunidade para os pilotos que estão em formação, até por ser um grid prestigiado. A categoria elétrica é um campeonato mundial, o que também colabora para ser bem atrativo.
Para participar da sessão, o piloto precisa possuir a e-licence completa, ou pelo menos ter um que possibilite a sua participação em treinos livres. Também é preciso participar de um treinamento específico sobre segurança elétrica, compreender as características de um carro totalmente elétrico, além de conhecer os regulamentos técnicos e esportivos da categoria.
Confira a lista de participantes
Três brasileiros vão fazer parte da sessão de testes em Berlim. A categoria sempre teve competidores do Brasil no seu grid, dois deles campeões na categoria elétrica: Nelson Piquet Jr (2014-15) e Lucas di Grassi (2016-17).
Para a Fórmula E é importante ter brasileiros no grid, bem como o apoio do público do país. A categoria elétrica pode ter demorado para conseguir adicionar uma prova em seu calendário, mas demonstra com entusiasmo que a Fórmula E realizará outras muitas provas no Brasil.
Felipe Drugovich que está bem ocupado neste ano, tirou um tempo para revisitar a Fórmula E e a Maserati. O brasileiro, que foi destaque na última edição de testes de novatos, foi chamado mais uma vez para a equipe para participar da atividade. Correndo no ELMS, confirmado para as 24 Horas de Le Mans de 2024 e reserva da Aston Martin, Drugovich terá a oportunidade de mostrar mais uma vez a sua habilidade no Gen3.
Após o encerramento da atividade em Berlim, a Maserati acabou informando que a coleta de dados realizada por Drugovich foi bem impressionante e auxiliou muito no trabalho da equipe.
Caio Collet, que participou do TL0 com a Nissan no último mês em Misano, terá a oportunidade de guiar mais uma vez o Nissan e-40RCE 04 durante a sessão em Berlim. O piloto está atualmente focado em ajudar o time nas simulações usadas para preparar a equipe para os próximos eventos, mas ter contato com o carro é importante para o feedback passado por Collet.
Enzo Fittipaldi estará com a Jaguar para a avaliação no Aeroporto de Tempelhof, guiando o Jaguar I-TYPE 6, um dos melhores equipamentos do grid. Fittipaldi realizará a sua estreia, sendo o seu primeiro contato com os carros da categoria. O jovem atualmente está disputando a Fórmula 2 com a Van Amersfoort Racing e faturou uma vitória na etapa de Jeddah com a equipe, pouco depois de obter um pódio na corrida Sprint do mesmo fim de semana.
Enzo será o segundo Fittipaldi a fazer parte da sessão, já que Pietro Fittipaldi participou duas vezes do teste de novatos, uma delas com a Jaguar em atividades realizadas em 2018 e 2019.
Neste ano duas mulheres vão participar da sessão, Alice Powell estará com a Envision. A competidora que esteve no grid da W Series, teve um papel crucial na equipe, atuando como pilota de testes e desenvolvimento. Ela testou o Gen2 em Marraquexe e em Valência e participou de shakedowns com o Gen3. Agora a competidora vai encarar um dia completo de testes com a equipe.
Marta García, campeã da F1 Academy de 2024, participará da sessão com a ERT, equipe de Sergio Sette Câmara. A competidora já esteve com a equipe, acompanhando o fim de semana do time na etapa em Mônaco. Nesta temporada a espanhola disputará a FRECA com a Iron Dames.