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Última corrida da temporada de 1.988, logo depois do título de Ayrton Senna

Dia 176 dos 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo

O GP de Adelaide de 1988, foi o primeiro em que Ayrton Senna já era conhecido como campeão do mundo. Realizado duas semanas após o feito histórico em Suzuka, com uma garoa que dava a aparência mística de apenas ter surgido, para auxiliar o brasileiro.

Fonte: GPExpert.com.br

A McLaren ainda estava em festa na última corrida da temporada, depois de um ano simplesmente perfeito da equipe que contava com 14 vitórias das 15 etapas que já haviam sido disputadas.

Na prova de classificação, Senna conseguia a Pole, sendo a 29 da sua carreira. A segunda fila pertencia a Nigel Mansel com a Williams e Gerhard Berger com a Ferrari. Nelson Piquet da Lotus vinha em quinto e Ricciardo Patrese era o sexto.

Ainda na largada, Prost tomou a ponta de Senna se tornando o segundo colocado, em uma ultrapassagem violenta, onde arriscou por dentro e fez o brasileiro tirar a McLaren do caminho para evitar uma colisão entre os dois. Catorze voltas depois, Berger que tinha um ritmo forte conseguia ultrapassar Prost no mesmo ponto em que ele tomou o primeiro lugar de Senna.

Fonte: GPExpert.com.br

Havia disputa pelo quarto lugar e Pique e Patrese caçaram Mansell para deixar o inglês em sexto lugar.

A prova para o austríaco acabou mais cedo, depois de bater várias voltas rápidas no circuito, Berger se encontrou na pista com o retardatário René Arnoux e o francês não facilitou a ultrapassagem, os dois consequentemente se tocaram e por fim abandonaram a prova, com isso a dobradinha da Ferrari estava formada. Anos depois Berger confessou que havia causado a colisão com Arnoux, pois não teria chances de terminar a corrida, com o ritmo que vinha adotando e como era proibido o reabastecimento na época, decidiu dar um show ao ficar se arrastando no final da prova, apenas para conclui-la.

Fonte: GPExpert.com.br

Com o andamento da corrida, Senna começou a sofrer com o câmbio do seu carro e a distância entre ele e Post aumentava. A vitória do francês foi inevitável e ainda cravou a melhor volta, com Senna terminando a corrida à mais de 36 segundos atrás. O terceiro lugar, ficou com Piquet, que aproveitou as disputas da Williams entre Patrese e Mansell durante grande parte da prova, para acelerar no final da corrida e nenhum dos competidores conseguir ameaçar o seu lugar.

Patrese que tentava evitar as investidas de Mansell, ainda foi ultrapassado pelo britânico, mas por fim acabou rodando e saiu da prova e o italiano aproveitava para ficar com o quarto lugar.

Senna mesmo não tendo chances de brigar por esta vitória, ficou muito satisfeito com os resultados durante o ano e ainda mais com o seu primeiro título. O trecho a seguir é muito marcante, para este momento.

Fonte: GPExpert.com.br

“Tive dificuldades com o motor e consumo desde o início (da corrida). Não consegui tirar a potência que precisava e logo após o início eu também tive problemas de câmbio. Acabei perdendo a segunda marcha, tive que pular da primeira para a terceira, e aqui (Adelaide) tem várias curvas para se fazer em segunda, o que deixou minha vida bem difícil. No final da corrida também quebrou a primeira marcha e por isso considero o resultado de hoje um bom final para a McLaren. Ele (Prost) mereceu a vitória e agora vou voltar para casa, descansar um pouco no Brasil. Foi um ano bem cansativo, longo, mas o título está aí e é indiscutível”, disse Senna em entrevista para o jornalista Reginaldo Leme após a corrida.

Fonte: Site Ayrton Senna
Fonte: Site Ayrton Senna
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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