Lewis Hamilton liderou a dobradinha da Mercedes nesta quinta-feira (04), quando registrou 1:28:691 com os pneus macios. A equipe alemã investiu na utilização dos compostos mais duros do final de semana, enquanto a rival utilizou apenas os supermacios.
Daniel Ricciardo da Red Bull ficou com o terceiro lugar ao registrar 1:29:373, logo depois vinha Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O finlandês em seu segundo stint de voltas rápidas levou mais tempo para instalar os novos compostos e seguir para a pista, conseguindo superar o companheiro de equipe e Max Verstappen da Red Bull. O alemão levou mais tempo para render com os supermacios no seu primeiro sitint, mas conseguiu melhorar as suas marcas na segunda vez que fora a pista.
Ocon era o sétimo colocado, seguido por Grosjean e a dupla da Sauber com Leclerc e Ericsson.
Os carros retornam para a pista às 3 h, na realização do segundo treino livre para o Grande Prêmio do Japão.
Saiba como foi o Primeiro Treino Livre
Minutos antes da primeira sessão ter início, havia chovido no circuito de Suzuka e o asfalto estava molhado. A umidade estava em 79% com a temperatura ambiente de 25 °C e 22 °C na pista.
Lando Norris assumiu o lugar de Stoffel Vandoorne durante o TL1, na McLaren.
🚦 It’s FP1! We’re green! The race weekend is underway! 🚦
Live timing and text commentary, right here >> https://t.co/MddmLh2Nm7#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/wXzicqtMtQ
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Assim que as luzes verdes apontavam a liberação da pista, Carlos Sainz foi o primeiro a deixar os boxes, utilizando os compostos supermacios. Logo depois foi acompanhado por Ericsson e Alonso, utilizando os pneus macios e médios. A Toro Rosso apostava no teste de aferição aerodinâmica do carro, enviando Hartley com as grades acopladas em seu carro.
We don’t mean to stare, @ToroRosso, but… 🍑#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/cY1WarQ4Lg
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Ericsson era o primeiro a ter tempo registrado com a Sauber, sua marca era 1:35:111, sendo seguido por Charles Leclerc com 1:36:351, ambos utilizando os pneus macios. Enquanto Daniel Ricciardo fechava a sua volta para assumir a ponta com 1:30:651 a maioria dos pilotos retornava para os boxes depois da sua volta de instalação. Leclerc em sua segunda volta melhorava para 1:33:484.
Daniel Ricciardo is our early pace-setter
The Aussie’s 1:30.651 is the current benchmark ⏱️#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/iTptMVfDTQ
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Com 10 minutos de sessão já realizada, Daniel Ricciardo conseguia 1:30:312 na quarta volta do seu composto, enquanto Verstappen completava a sua primeira volta e assumia o topo da tabela superando o companheiro de equipe por 0s014.
Os pilotos da Red Bull seguiam disputando a ponta da sessão, enquanto outros competidores passam a ocupar a pista. A Sauber seguia com o seu bom rendimento, Leclerc era o terceiro, seguido por Pérez e Ericsson.
Após 20 minutos de sessão os carros da Mercedes deixavam os boxes da equipe, Bottas utilizava os pneus macios, enquanto Hamilton era visto com os médios. Raikkonen e Vettel estavam com os supermacios.
Raikkonen conseguia fechar no terceiro lugar com 1:30:842, mas logo depois era superado pelo finlandês da equipe alemã por 1:30:670.
Hamilton conseguia se sair melhor que o companheiro de equipe com 1:30:646, enquanto Vettel levara mais tempo para concluir a sua volta, mas está era comprometida, após o piloto escapar na curva 17 pela área de escape.
Na tentativa de volta rápida seguinte o alemão passava a quinta posição, mas era o quinto giro do seu pneu e logo Raikkonen voltava a superar o companheiro de equipe. Com a conclusão da primeira meia hora de sessão, as posições eram: Ricciardo, Verstappen, Bottas, Raikkonen, Hamilton, Vettel, Grosjean, Leclerc, Ocon e Pérez.
Bottas passava a primeira posição com 1:29:842 e era desta vez seguido de perto pelo alemão que tinha 1:29:842. Hamilton ficava na terceira posição, enquanto Ricciardo em quarto era alertado sobre os erros que vinha cometendo na pista e para tentar evita-los.
It’s been a busy few laps for Red Bull 😅
First, a bumpy ride for @danielricciardo at Degner…#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/xHzH8nPUQ5
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Após tentar desviar de Gasly na curva 17, Hamilton passava pela área de escape no mesmo ponto que Sebastian Vettel. Com os 40 minutos de sessão se aproximando, o fluxo de carros começava a diminuir e os pilotos se dirigiam para os boxes para a devolução dos primeiros compostos utilizados.
That. Was. CLOSE! 😱
Hamilton encounters a slow Gasly on the racing line, narrowly avoiding him
The incident will be investigated after the session#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/PzcGu5622t
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
FP1 CLASSIFICATION (45/90 MINS)
A variety of compounds for the top three teams, with Bottas currently on top 👌#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/YQmuPki2RV
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Fernando Alonso era o primeiro a retornar para a pista, utilizando novamente os compostos médios. Bottas também passava a utilizar os pneus mais duros do final de semana. O espanhol era visto rodando na pista na curva 9, após passar com as rodas do lado esquerdo na grama e perder o controle da sua McLaren. Alonso passava direto pela brita, tendo que retornar aos boxes para uma verificação logo depois. Uma bandeira amarela fora acionada momentaneamente.
Fernando Alonso goes a few millimetres over the edge at Degner 😬#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/KjYrmq07WE
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
This is the result 👇
He did VERY well to keep out of the barriers, and get back out of the gravel too!#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/n6NpaMiMB5
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Bottas seguia na ponta com 1:29:137, enquanto os outros pilotos retornavam com os compostos novos. Gasly escapava da pista na curva 3 retornando com a sua Toro Rosso revestida por grama. Hamilton passava ao primeiro lugar com 1:28:691, superando o finlandês por 0s446. Vettel se mantinha em terceiro com novos supermacios instalados (1:29:685).
Pierre Grassly
(Sorry)
The Frenchman has a moment at Turn 1, and scampers through the grass#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/fOAVHE2wYc
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
As we enter the final third of FP1, Hamilton leads the way
His 1:28.691 effort on soft @pirellisport rubber is the current benchmark#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/Y17Wl7Ez93
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
Com a conclusão da segunda meia hora, as posições eram: Hamilton, Bottas, Vettel, Ricciardo, Verstappen, Raikkonen, Ocon, Grosjean, Leclerc e Ericsson.
Ricciardo e Verstappen realizavam seu novo stint de voltas rápidas com os compostos supermacios. O australiano havia abandonado a utilização dos macios.
Raikkonen era o último a instalar os novos compostos supermacios e restavam pouco mais de 20 minutos para o término da sessão. O finlandês deixava o sexto lugar para se tornar o quarto colocado com 1:29:629.
A pista voltou a ficar vazia e apenas Raikkonen que tinha poucas voltas com o novo composto seguia trabalhando para a equipe italiana.
Os pilotos aproveitaram os minutos finais para realizar algumas voltas em simulação de corrida, além de aproveitarem para testar a largada nas suas saídas do pit-lane.
Silver Arrows leading the way, with the Red Bulls and Ferraris behind
Your full classification from opening practice at Suzuka 👇#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/HHWdzr3TtE
— Formula 1 (@F1) October 5, 2018
<
p style=”text-align: left;”>Foto de Capa: @Mercedes-AMG F1