A primeira sessão de treinos livres realizada no Autódromo de Interlagos hoje (09), contou com a liderança de Max Verstappen. O piloto da Red Bull anotou 1:09:011 com os pneus supermacios, concorrendo pela ponta com Vettel e Hamilton.
Andando já na casa de um 1:09 baixo, a pole do ano passado (1:08:322) realizada por Bottas, deve ser pulverizada já na próxima sessão, se a chuva não aparecer.
O carro da Mercedes está com os furos da roda tampados e parece que Hamilton não está atingindo o seu máximo. Vale ressaltar que nas voltas de simulação de corrida, com 15 giros dos supermacios do carro do inglês, o composto já apresentava bolhas.
Ricciardo ficou em quarto anotando 1:09:395. O australiano vai ser punido por mais uma vez, por necessitar trocar o turbo da sua Red Bull.
Raikkonen, com os macios, ficou com a quinta posição, acompanhado por Bottas, Grosjean, Magnussen, Leclerc e Ocon.
Lando Norris, em décimo sexto, se saiu melhor que Vandoorne, mas vale ressaltar que ambos utilizaram compostos diferentes, o inglês estava de macios enquanto o belga, com os médios.
Nicholas Latifi com a Racing Point Force India, fechou a tabela em vigésimo, o piloto da Fórmula 2 estava substituindo Sergio Pérez.
Os carros retornam para a pista às 15h pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi a Primeira sessão de Treinos Livres
A temperatura na pista estava na casa dos 27°C, e no ambiente com 20°C e a umidade chegando aos 73%.
Para o TL1 Sergio Pérez cedeu o seu lugar na Racing Point Force India, para Nicholas Latifi, assim como Fernando Alonso, substituído por Lando Norris na McLaren e Marcus Ericsson, por Antonio Giovinazzi na Sauber. Os dois últimos pilotos já com contrato assinado para a próxima temporada.
🚥 GREEN LIGHT 🚥
Finally, we’re away! @danielricciardo is comfortably first to head out
Check out live text commentary and timing here >> https://t.co/MddmLh2Nm7#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/hr05Bp7LiS
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Daniel Ricciardo foi o primeiro a deixar os boxes, o piloto se encontrava na área da saída de boxes e estava com os pneus médios instalados. Vandoorne, Norris, Leclerc e Giovinazzi acompanhavam o australiano, mas estes estavam com os compostos macios.
Aos poucos os pilotos seguiram para a pista, tentando coletar os dados dela ainda seca, pois a chuva poderia aparecer a qualquer momento no circuito, já que cada vez mais as nuvens se intensificavam em Interlagos.
O primeiro a registrar volta rápida foi Kimi Raikkonen, 1:20:666 com compostos supermacios, pouco antes da conclusão dos primeiros 10 minutos de sessão. A dupla da Mercedes, era a única a permanecer nos boxes, sem nenhuma volta de instalação.
We have a time! ⏱️
Kimi sets our first of the weekend, with a 1:20.666s
He had all 4.309Km of @InterlagosTrack to himself – now back to the pits#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/MdUkeMe5AY
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Esteban Ocon utilizava a grade de aferição conectada ao lado esquerdo, na parte traseira da sua Racing Point Force India. O equipamento serve para verificar o comportamento do vento no carro.
Com 15 minutos, Norris tomava a ponta, utilizando os compostos macios e anotando 1:13:312, sendo o único a completar os seus giros no circuito. O flow-vis estava espalhado na parte traseira do assoalho da McLaren. O britânico seguiu melhorando as suas voltas e no sétimo giro anotava 1:11:938.
Ricciardo deixou os boxes mais uma vez, o australiano abandonou os compostos para a instalação e passou a utilizar os supermacios ao anotar 1:10:139. Gasly entrava na tabela de tempos, ao anotar 1:12:750 ficando em quarto. Raikkonen havia assumido o segundo lugar, com 1:10:426.
First on track, now first on the timing screens 🤘
Danny Ric drops the benchmark to 1:10.139 on supersoft @pirellisport tyres#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/VMNllugQh6
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
A conclusão da primeira meia hora se aproximava e vários pilotos buscavam a sua primeira volta rápida.
Raikkonen conseguia superar Ricciardo por 0s053. Vettel estava em terceiro. Bottas em sua primeira volta passava a ser o quinto colocado com 1:10:889, enquanto Hamilton estava apenas em décimo quinto.
Restando uma hora para o término da sessão as posições eram: Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Hamilton, Magnussen, Grosjean, Bottas, Sainz e Gasly.
O finlandês da Mercedes logo foi para o primeiro lugar com 1:09:939, enquanto Vettel melhorava para 1:09:973.
Vertappen surpreendia dando o troco nos ponteiros, com 1:09:506, melhor por 0s433 que o piloto da Mercedes.
Ainda assim a ponta era super concorrida e Hamilton conseguia finalmente subir quando registrou 1:09:423.
…until Verstappen, and then Hamilton, go even quicker!
The newly-crowned champion takes top spot with a 1:09.423s#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/L2puA47tky
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Nico Hulkenberg extravasava os limites da pista colocando os pneus do lado direito além da zebra. A pista ainda estava verde e na reta dos boxes existia muita sujeira, um pó levantava quando os carros passavam em alta velocidade nela.
Com os primeiros 40 minutos concluídos, todos retornavam aos boxes para a devolução dos compostos utilizados nesta primeira fase.
FASTEST SECTORS (45/90 MINS)
Max is in a Mercedes sandwich at @InterlagosTrack#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/m9NZLiATlk
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Lando Norris era o primeiro a quebrar o silêncio novamente em Interlagos, retornando à utilização dos compostos Macios, deixava a décima oitava posição para se tornar o décimo segundo com 1:24:264. O flow-vis ainda estava espalhado no assoalho da McLaren.
A dupla da Haas permanecia utilizando os supermacios e Giovinazzi na Sauber também instalava os compostos mais velozes do final de semana, assim como Leclerc. Na nova rodada de voltas rápidas, Grosjean passava a ser o quinto com 1:09:922. Magnussen era o oitavo com 1:10:236.
Smokin’ sideways action for Magnussen 😯#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/P2rOjNRKoe
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Giovinazzi (10°) acompanhava Leclerc (9°), os carros da Sauber imprimindo um bom ritmo em Interlagos.
Na laranjinha, Grosjean passava com a sua Haas na zebra, travando as rodas.
Enquanto Hamilton atingia 1:09:107, Vettel permanecia nos boxes. Raikkonen passava a utilizar os compostos macios e Verstappen tomava a ponta do inglês por 1:09:011.
There’s a Bull back in charge 🐂@Max33Verstappen heads the timing screens with a 1:09.011#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/lREFTRxL0G
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Mesmo com compostos mais duros, o finlandês da Ferrari, anotava 1:09:573 e assumindo o terceiro lugar.
Restando pouco mais de 20 minutos para o final, as posições eram: Verstappen, Vettel, Hamilton, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Grosjean, Magnussen, Leclerc e Ocon. O alemão da Ferrari era apenas 0s049 mais lento que o holandês da Red Bull. Ricciardo assumia o quarto lugar também utilizando os supermacios com 1:09:395.
No grid apenas Raikkonen (5°), Gasly (15°), Norris (16°) e Hartley (18°) estavam com os macios, enquanto Vandoorne (19°) de médios era visto em décimo nono.
Com quinze minutos restantes, os pilotos utilizaram para realizar algumas voltas de simulação de corrida.
Max Verstappen picks up where he left off in Mexico – P1!
There’s little to choose between the top three… close weekend coming up? 🤔#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/0kDfzAB2Sr
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Foto de Capa: @lancenet