ColunistasFórmula 1

TL1 Brasil – Max Verstappen está veloz em Interlagos

A primeira sessão de treinos livres realizada no Autódromo de Interlagos hoje (09), contou com a liderança de Max Verstappen. O piloto da Red Bull anotou 1:09:011 com os pneus supermacios, concorrendo pela ponta com Vettel e Hamilton.

Andando já na casa de um 1:09 baixo, a pole do ano passado (1:08:322) realizada por Bottas, deve ser pulverizada já na próxima sessão, se a chuva não aparecer.

O carro da Mercedes está com os furos da roda tampados e parece que Hamilton não está atingindo o seu máximo. Vale ressaltar que nas voltas de simulação de corrida, com 15 giros dos supermacios do carro do inglês, o composto já apresentava bolhas.

Ricciardo ficou em quarto anotando 1:09:395. O australiano vai ser punido por mais uma vez, por necessitar trocar o turbo da sua Red Bull.

Raikkonen, com os macios, ficou com a quinta posição, acompanhado por Bottas, Grosjean, Magnussen, Leclerc e Ocon.

Lando Norris, em décimo sexto, se saiu melhor que Vandoorne, mas vale ressaltar que ambos utilizaram compostos diferentes, o inglês estava de macios enquanto o belga, com os médios.

Nicholas Latifi com a Racing Point Force India, fechou a tabela em vigésimo, o piloto da Fórmula 2 estava substituindo Sergio Pérez.

Os carros retornam para a pista às 15h pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Primeira sessão de Treinos Livres

A temperatura na pista estava na casa dos 27°C, e no ambiente com 20°C e a umidade chegando aos 73%.

Para o TL1 Sergio Pérez cedeu o seu lugar na Racing Point Force India, para Nicholas Latifi, assim como Fernando Alonso, substituído por Lando Norris na McLaren e Marcus Ericsson, por Antonio Giovinazzi na Sauber. Os dois últimos pilotos já com contrato assinado para a próxima temporada.

 

Daniel Ricciardo foi o primeiro a deixar os boxes, o piloto se encontrava na área da saída de boxes e estava com os pneus médios instalados. Vandoorne, Norris, Leclerc e Giovinazzi acompanhavam o australiano, mas estes estavam com os compostos macios.

Aos poucos os pilotos seguiram para a pista, tentando coletar os dados dela ainda seca, pois a chuva poderia aparecer a qualquer momento no circuito, já que cada vez mais as nuvens se intensificavam em Interlagos.

O primeiro a registrar volta rápida foi Kimi Raikkonen, 1:20:666 com compostos supermacios, pouco antes da conclusão dos primeiros 10 minutos de sessão. A dupla da Mercedes, era a única a permanecer nos boxes, sem nenhuma volta de instalação.

 

Esteban Ocon utilizava a grade de aferição conectada ao lado esquerdo, na parte traseira da sua Racing Point Force India. O equipamento serve para verificar o comportamento do vento no carro.

Com 15 minutos, Norris tomava a ponta, utilizando os compostos macios e anotando 1:13:312, sendo o único a completar os seus giros no circuito. O flow-vis estava espalhado na parte traseira do assoalho da McLaren. O britânico seguiu melhorando as suas voltas e no sétimo giro anotava 1:11:938.

Ricciardo deixou os boxes mais uma vez, o australiano abandonou os compostos para a instalação e passou a utilizar os supermacios ao anotar 1:10:139. Gasly entrava na tabela de tempos, ao anotar 1:12:750 ficando em quarto. Raikkonen havia assumido o segundo lugar, com 1:10:426.

 

A conclusão da primeira meia hora se aproximava e vários pilotos buscavam a sua primeira volta rápida.

Raikkonen conseguia superar Ricciardo por 0s053. Vettel estava em terceiro. Bottas em sua primeira volta passava a ser o quinto colocado com 1:10:889, enquanto Hamilton estava apenas em décimo quinto.

Restando uma hora para o término da sessão as posições eram: Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Hamilton, Magnussen, Grosjean, Bottas, Sainz e Gasly.

O finlandês da Mercedes logo foi para o primeiro lugar com 1:09:939, enquanto Vettel melhorava para 1:09:973.

Vertappen surpreendia dando o troco nos ponteiros, com 1:09:506, melhor por 0s433 que o piloto da Mercedes.

Ainda assim a ponta era super concorrida e Hamilton conseguia finalmente subir quando registrou 1:09:423.

 

Nico Hulkenberg extravasava os limites da pista colocando os pneus do lado direito além da zebra. A pista ainda estava verde e na reta dos boxes existia muita sujeira, um pó levantava quando os carros passavam em alta velocidade nela.

Com os primeiros 40 minutos concluídos, todos retornavam aos boxes para a devolução dos compostos utilizados nesta primeira fase.

 

Lando Norris era o primeiro a quebrar o silêncio novamente em Interlagos, retornando à utilização dos compostos Macios, deixava a décima oitava posição para se tornar o décimo segundo com 1:24:264. O flow-vis ainda estava espalhado no assoalho da McLaren.

A dupla da Haas permanecia utilizando os supermacios e Giovinazzi na Sauber também instalava os compostos mais velozes do final de semana, assim como Leclerc. Na nova rodada de voltas rápidas, Grosjean passava a ser o quinto com 1:09:922. Magnussen era o oitavo com 1:10:236.

 

Giovinazzi (10°) acompanhava Leclerc (9°), os carros da Sauber imprimindo um bom ritmo em Interlagos.

Na laranjinha, Grosjean passava com a sua Haas na zebra, travando as rodas.

Enquanto Hamilton atingia 1:09:107, Vettel permanecia nos boxes. Raikkonen passava a utilizar os compostos macios e Verstappen tomava a ponta do inglês por 1:09:011.

 

Mesmo com compostos mais duros, o finlandês da Ferrari, anotava 1:09:573 e assumindo o terceiro lugar.

Restando pouco mais de 20 minutos para o final, as posições eram: Verstappen, Vettel, Hamilton, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Grosjean, Magnussen, Leclerc e Ocon. O alemão da Ferrari era apenas 0s049 mais lento que o holandês da Red Bull. Ricciardo assumia o quarto lugar também utilizando os supermacios com 1:09:395.

No grid apenas Raikkonen (5°), Gasly (15°), Norris (16°) e Hartley (18°) estavam com os macios, enquanto Vandoorne (19°) de médios era visto em décimo nono.

Com quinze minutos restantes, os pilotos utilizaram para realizar algumas voltas de simulação de corrida.

 

Foto de Capa:

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo