AutomobilismoColunistasDestaquesImpério EndurancePost
Tendência

Stuttgart Motorsport domina abertura da temporada 2024 do Endurance Brasil com dupla vitória em Goiânia

Triunfo e Domínio da Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil 2024

Começa com uma exibição dominante a temporada 2024 do Endurance Brasil para a Stuttgart Motorsport. As 4 Horas de Goiânia testemunharam o triunfo da equipe na categoria GT3, com Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller, além de uma dobradinha na GT4, com Jacques Quartiero e Alan Hellmeister liderando à frente de Luiz Landi, Giuliano Bertucelli e Eric Santos. Com este desempenho brilhante, a equipe se prepara para a segunda etapa do campeonato em Interlagos, marcada para o dia 11 de maio, liderando ambas as categorias reservadas para os carros Gran Turismo.

O Porsche 911 GT3 R conquistou a pole position entre os carros da classe GT3 e liderou quase a totalidade da corrida – cedendo a liderança apenas durante as primeiras paradas para reabastecimento. Marçal Müller iniciou a pilotagem, passando o volante para Marcel Visconde no segundo turno, com Ricardo Mauricio completando a segunda metade da prova. A equipe competiu com o 911 GT3 R da geração “991.2”, o mesmo carro que garantiu o título da GT3 em 2023 e venceu as Mil Milhas em janeiro deste ano. Para a próxima etapa, a equipe planeja estrear o 911 GT3 R “992”, semelhante aos utilizados pelas equipes da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), no IMSA SportsCar e em outros campeonatos de endurance.

Na categoria GT4, os dois carros da Stuttgart Motorsport dominaram a corrida. Jacques Quartiero pilotou o carro vencedor nos dois primeiros turnos, enquanto Alan Hellmeister assumiu os dois últimos. Após a primeira parada, o carro vencedor foi penalizado com dois minutos por uma parada mais rápida do que o regulamentar. Isso permitiu que o carro de Landi, Bertucelli e Santos assumisse a liderança temporária, mas um problema com o ABS os atrasou, permitindo que Quartiero e Hellmeister recuperassem a liderança.

Felipe Grizzi, engenheiro e chefe da Stuttgart Motorsport, explicou que o problema no carro da GT4 foi provavelmente causado por um detrito que afetou o suporte do chicote do ABS. Isso resultou no mau funcionamento do ABS durante a corrida.

Marcel Visconde expressou sua satisfação com a vitória, destacando o trabalho em equipe. Marçal Müller também comemorou o resultado, ressaltando a importância dos pontos conquistados para o campeonato. Ricardo Mauricio manifestou sua esperança de que o novo carro possa trazer mais vitórias e outro título para a equipe na categoria GT3.

Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, vencedores na categoria GT4, compartilharam sua emoção pela vitória e pela oportunidade de correrem juntos pela primeira vez. Landi, Bertucelli e Santos lamentaram o problema com o ABS que os impediu de manter a liderança, mas mostraram determinação para as próximas corridas.

O resultado das 4 Horas de Goiânia viu a Stuttgart Motorsport dominando ambas as classes:

Classe GT3

1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)

2) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)

3) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)

Classe GT4

1) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)

2) 718-Luiz Landi/Giuliano Bertucelli/Eric Santos (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)

3) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo