A Stock Car anunciou uma mudança importante no conceito da Stock Car Pro Series nesta semana. A categoria passará por uma transformação a partir de 2025, quando um novo projeto de carros marca a sua estreia no campeonato. Os modelos utilizados terão o visual dos SUVs.
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (14), com a categoria mudando mais uma vez radicalmente o visual dos seus carros. Os SUVs (sigla para Veículos Utilitários Esportivos) serão utilizados, ocupando o lugar dos sedans que encerrarão sua era no campeonato no próximo ano.
Em um evento realizado no Autódromo de Interlagos, às vésperas da Grande Final da Stock Car, a Vicar conformou que em 2025 os fãs verão no grid o Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross que serão usados no lugar do Cruze e Corolla Sedan, respectivamente.
Segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em uma pesquisa de mercado e consultas junto as fabricantes feitas pela promotora da competição. Um dos indicativos para a mudança, está no próprio consumidor, segundo o relatório divulgado no dia 7 de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem crescendo em vendas e impulsionando o mercado. A pesquisa informa que cerca de 42% dos novos veículos introduzidos no mercado em 2023 são de SUVs, enquanto 12,4% correspondem aos sedans.
A Vicar também levou em consideração a opinião dos fãs, com uma pesquisa realizada junto à especialista Bridge Resarch questionando sobre a mudança dos carros de sedans para SUVs. A pesquisa foi conduzida em duas vertentes de perfis, uma para o fã padrão – que acompanha a Stock Car e outras categorias do esporte a motor) e do fã fanático – que não perde nenhuma prova da categoria. Nos dois cenários que foram propostos, se destacam o fato de a mudança para o design ser encorajada pelo público (o fã “fanático” registrou 89% e o “padrão”, 66%).
Além disso, a categoria também confirmou que terá mais duas marcas para fazer companhia para a Chevrolet e Toyota a partir de 2025. O objetivo é ter uma concorrência maior, com cada marca tendo 8 carros cada, as marcas ainda não foram confirmadas, mas devem ser apresentadas até o início da temporada 2024. A categoria informa que quatro marcas serão o limite de montadoras participantes na competição.
“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Fernando Julianelli. “Os pontos positivos foram muitos e ficamos muito surpresos com a receptividade tanto do público quanto dos pilotos e investidores na categoria. É o rumo certo para garantir uma longevidade sadia para a Stock Car”, resumiu.
“Estamos entusiasmados com a nova fase anunciada pela Stock Car. A estratégia da TOYOTA GAZOO Racing permanece sendo a de superar os limites para ir além, buscando sempre vitórias na Stock Car, independente dos adversários e de outras marcas que estejam envolvidas no campeonato. Nossa ideia é seguir caminhando em conjunto com a categoria, incentivando o esporte a motor brasileiro e trazendo para a competição o DNA vencedor da TOYOTA GAZOO Racing, que é o time atual campeão do Mundial de Endurance (WEC), do Mundial de Rally (WRC) e do Rally Dakar”, comentou Daniel Grespan, líder do Projeto TOYOTA GAZOO Racing no Brasil.
“Os SUVs já representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular. O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas. O intuito é trazer ainda mais emoção e apelo para a Stock Car”, destacou Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul.
A versão final do Tracker e do Corolla Cross estão com um visual bem ousado e esportivo. “São designs que inspiram: você olha e já imagina eles na pista. O visual sugere dois carros puro-sangue, realmente com pedigree de competição”, opinou Enzo Bortoletto, CEO da Audacetech. “Tecnicamente, o maior desafio será a equalização aerodinâmica, que já está em andamento e tem mostrado resultados bem animadores. Temos certeza de que vamos manter o impressionante equilíbrio da Stock Car, que tem classificatórios com até 30 carros separados por apenas meio segundo, um índice espetacular que vamos preservar”, destacou.
“Desde sua estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes”, destaca Fernando Julianelli. “A notícia que damos hoje vem em um momento muito especial, pois no próximo domingo teremos a etapa de encerramento da temporada 2023, com Toyota e Chevrolet disputando o título das montadoras. O placar é simbólico do equilíbrio que atingimos: elas estão empatadas, com 11 vitórias cada uma. Domingo, teremos o tira-teima. Com o novo carro e a evolução em várias outras áreas, vamos dar continuidade a esse cenário, no qual a competitividade, os ídolos e os carros atraem e encantam milhões de fãs no Brasil e no exterior”, completa o CEO da Vicar.