ColunistasDestaquesPostTCR
Tendência

TCR World Tour apresenta calendário com nove etapas e prova no Brasil em 2024

Após reconhecimento da FIA por trabalho realizado em 2023, TCR World Tour segue em expansão para 2024

Nesta sexta-feira (15) a FIA divulgou o calendário do TCR World Tour de 2024. A competição realizará uma prova no Brasil entre os dias 19 e 21 de julho, com local ainda a ser confirmado.

O conceito da competição foi introduzido em 2023, consistindo em nove etapas ao redor do mundo, e com os competidores compondo o grid de categorias existentes de carros de turismo de nível nacional ou regional, rodando carros com especificações TCR.

No entanto, a competição foi realizada em o apoio da FIA, mas demonstrou ser um campeonato bem competitivo, com eventos em quatro continentes. Desta forma foi assinado um acordo com a FIA, e o Grupo WSC, detentor dos diretos da marca registrada do TCR. O Kumho FIA TCR World Tour 2024 será o primeiro de um acordo inicial de três anos entre as duas organizações.

O Brasil tem a sua competição de TCR, que atuou em 2023 de forma simultânea com a TCR South America.

A TCR Wold Tour estará presente em seis continentes diferentes- Europa, África, América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália, sendo uma ótima expansão da categoria, além de demonstrarem preparo para o retorno das corridas de carros de turismo da FIA de nível mundial.

O calendário começa com o seu único evento europeu em Vallelunga, na Itália em abril, seguindo para Marrakesh pela primeira vez desde 2019. Os Estados Unidos será palco para uma etapa em Mid-Ohio, antes da quarta prova ser disputada no Brasil em um circuito que ainda será confirmado, a prova acontece em nosso país entre meados de julho.

A categoria ainda realizará mais uma prova na América do Sul, com a corrida em El Pinar, no Uruguai com a prova sendo disputada em agosto. Após uma pausa de sete semanas, o TCR retorna na China para a realização do sexto evento do calendário.

A categoria encerrará o 2024, como fez em 2023, com duas provas sendo disputadas na Austrália no início de novembro em Sydney e Bathurst, antes da última prova da temporada ser disputada em Macua entre os dias 14 e 17 de novembro.

Calendário do TCR World Tour com passagem pelo Brasil em 2024 – Foto: reprodução da FIA

“Estar presente em seis continentes diferentes é um grande começo, pois estamos preparados para o retorno das corridas de carros de turismo da FIA de nível mundial”, disse Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Circuito Esportivo da FIA.

“O formato que o Kumho FIA TCR World Tour usará no próximo ano é algo que ajudará a construir pontes entre as categorias de carros de turismo de nível nacional e regional e o auge das corridas de carros de turismo, criando um ecossistema saudável para esta forma de corrida”

“A FIA trará o seu quadro regulamentar para o TCR World Tour, supervisionando os Regulamentos Desportivos e Técnicos e a sua aplicação, o que é essencial dado que os eventos das diferentes séries locais do calendário têm as suas respectivas diferenças.”

Alan Gow, presidente da Comissão de Carros de Turismo da FIA, mencionou à constante evolução na história recente das corridas de carros de turismo a nível mundial.

“Ao longo dos anos, as corridas mundiais de carros de turismo têm sofrido uma evolução constante, com diferentes regulamentos técnicos e formatos utilizados, e com títulos da FIA decididos através de uma categoria ou num único evento”, acrescentou Gow.

“Dado que o TCR é um conjunto comprovado de regulamentos técnicos com uma forte plataforma de corrida para clientes, o conceito por trás do Kumho FIA TCR World Tour é algo que fez muito sentido para a FIA apoiá-lo, e estamos ansiosos pelo seu sucesso.”

O presidente do WSC, Marcello Lotti, menciona que o reconhecimento da FIA fornece uma motivação importante para continuar a impulsionar o desenvolvimento do TCR em todo o mundo.

“Estamos imensamente orgulhosos de que, depois de apenas uma temporada de corridas, o conceito do Kumho TCR World Tour já tenha recebido a aprovação geral da comunidade do automobilismo”, disse Lotti.

“2023 foi um sucesso graças à confiança e ao apoio dos promotores de vários campeonatos nacionais e regionais de TCR, dos fabricantes, equipas e pilotos. Poder agora atribuir um título da FIA é a cereja do bolo e dá-nos uma motivação poderosa para fazer o nosso melhor para tornar esta plataforma ainda mais forte e popular.”

“É por isso que os nossos primeiros esforços foram concentrar-nos na elaboração de um calendário ambicioso e atraente para a próxima temporada. Uma temporada com nove eventos que fazendo do Kumho FIA TCR World Tour a primeira categoria internacional de carros de turismo a visitar seis continentes”, seguiu.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo