Uma das provas mais esperadas dos playoffs da NASCAR Cup Series, a etapa dos playoffs no superspeedway de Talladega foi bastante disputada e, mesmo com poucos incidentes, conseguiu ser bastante emocionante, com uma chegada bem emocionante, com Ryan Blaney conquistando uma importante vitória para suas pretensões no campeonato.
Afinal, o único representante da Penske ainda presente nos playoffs, Blaney se garantiu na disputa para o Round of 8, a terceira fase da pós-temporada. O piloto do Ford Mustang número 12 veio em uma disputa apertada com Kevin Harvick, negando a vitória ao veterano em seu ano de aposentadoria por uma vantagem de apenas 12 milésimos de segundo.
Independente da decepção pela decepção de ver a chance de vencer pela primeira vez em sua temporada de despedida, Harvick ainda sofreu outro golpe no fim. O piloto da Stewart-Haas foi desclassificado pelo fato dos seus parabrisas não estarem de acordo com as normas de segurança da NASCAR.
A corrida também foi cheia de emoções para os demais participantes dos playoffs, embora alguns destes tenham terminado a prova mais decepcionados do que satisfeitos. A maior exceção foi Denny Hamlin, que teve uma boa recuperação após ficar uma volta atrás por punição nos boxes e conseguiu salvar um quarto lugar, sendo o único piloto em situação realmente tranquila para classificação por pontos, com 50 pontos de vantagem para a zona de corte.
Por outro lado, Ross Chastain teve um dia amargo, pois se envolveu em um acidente no final do primeiro estágio e abandonou, ficando em último na etapa de Talladega e agora está na zona de eliminação. A dupla da 23 XI, formada por Tyler Reddick e Bubba Wallace não se acertaram na parte final e ambos terminaram fora dos 15 primeiros, com ambos também fora da relação dos classificados.
Em situação mais crítica está Kyle Busch, O piloto da Richard Childress não conseguiu um bom desempenho e foi colhido nos acidentes de Chastain no primeiro estágio e na confusão da chegada, com 26 pontos de desvantagem, o bicampeão da Cup precisando de uma vitória na próxima corrida para poder se classificar à próxima fase.
Outro campeão da Cup em situação de risco é Brad Keselowski. O piloto e sócio da RFK foi envolvido em um acidente na parte final e também terminou mal colocado. Bad Brd agora é o último na zona de classificação, com apenas dois pontos de vantagem para Reddick e nove para Chastain e Wallace.
A definição do Round of 12 da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no Roval de Charlotte, prova em circuito misto, que definirá os oito pilotos que seguem na briga pelo título da divisão principal.
Top-10 da etapa de Talladega:
1 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
2 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
3 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Corey Lajoie (Spire/Chevrolet)
5 – Austin Cindric (Penske/Ford)
6 – Justin Haley (Kaulig/Chevrolet)
7 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
8 – Ryan Preece (Stewart-Haas/Ford)
9 – Riley Herbst (Front Row/Ford)
10 – Daniel Suárez (Trackhouse/Chevrolet)
Classificação do Round of 12 (após 2 de 3 etapas)
William Byron – 1 vitória (classificado)
Ryan Blaney – 1 vitória (classificado)
Denny Hamlin +50
Christopher Bell +22
Chris Buescher +19
Martin Truex Jr +17
Kyle Larson +15
Brad Keselowski +2
Tyler Reddick -2
Ross Chastain -9
Bubba Wallace -9
Kyle Busch -26