ColunistasDestaquesPost

Rubens Barrichello conquista bicampeonato na Stock Car aos 50 anos

O início da prova foi marcado por incidente entre os candidatos ao título. Com Casagrande desclassificado e Serra fora da pista, Barrichello pode celebrar o segundo título conquistado na Stock Car

A segunda Corrida da Stock Car foi disputada neste domingo (11), o embate deu sequência a luta pelo título. Gabriel Casagrande começou a prova à frente de Rubens Barrichello e Daniel Serra por conta da inversão das posições dos dez primeiros colocados. O embate entre esses pilotos no começo da prova consagrou Barrichello como o bicampeão da categoria.

Após a largada, Casagrande e Barrichello formaram um sanduiche, cercando Serra por conta da proximidade do grid. A batalha fez com que Serra rodasse e Barrichello também ficasse pelo caminho, perdendo várias posições. Por conta dos diversos incidentes na largada, o Safety Car entrou em pista na sequência para reorganizar o pelotão. Serra abandonou a prova e com isso também deixava pelo caminho a luta pelo título.

Casagrande permaneceu na pista ainda com a esperança de celebrar a conquista do segundo título, mas enquanto os boxes eram liberados para as paradas obrigatórias, o piloto da A Mattheis Vogel foi punido com a desclassificação. A direção de prova não deixou espaço para Casagrande se sobressair na disputa, enquanto seu adversários foram prejudicados.

Sem Casagrande na pista e Serra, Barrichello que tinha iniciado a etapa na liderança e fechado a primeira corrida ainda como o primeiro do campeonato, pode comemorar o bicampeonato. Barrichello que conquistou o seu primeiro título em 2014 repetiu o feito ao final da temporada 2022, agora aos 50 anos. Foi um ano marcante para o piloto em uma temporada onde Barrichello foi crescendo e celebrou três vitórias, duas delas conquistas em Goiânia.

A segunda prova do dia contou com uma vitória de Ricardo Maurício, o piloto da Eurofarma-RC dividiu o pódio com Nelson Piquet Jr que saltou para o segundo lugar. Cesar Ramos completou o pódio com o carro da Ipiranga. Barrichello cruzou a linha de chegada na décima primeira posição.

Saiba como foi a Segunda Corrida da Stock Car em Interlagos

A disputa pelo título seguiu para a segunda corrida. Com a inversão do grid, Casagrande começou a prova dois à frente de Barrichello e Serra. Os dez primeiros eram: Maurício, Lapenna, Ramos, Abreu, Massa, Khodair, Casagrande, Barrichello, Serra e Baptista.

Quando a segunda prova teve início, Barrichello contava com 320 pontos, contra 316 de Serra e 307 obtidos por Casagrande.

Maurício comandou a largada, enquanto Lapenna tentava acompanhar o ritmo do piloto da Eurofarma, mas o piloto da Hot Car também estava atento as investidas de Abreu. Na reta oposta, Serra se envolveu em um incidente com Casagrande e caiu para o final do pelotão depois de ter rodado. Barrichello também participou do incidente, onde o piloto da Full Time perdeu diversas posições. Casagrande seguiu na pista como o sétimo colocado, vendo os pilotos que disputavam o título com ele ficar pelo caminho. Foresti e Campos bateram no muro de contenção e abandonaram a prova, o Safety Car entrou no traçado na sequência. Jimenez, Suzuki e Barrichello ainda se tocaram no lance que deu sequência ao primeiro incidente com o piloto da Full Time.

A largada marcada por vários incidentes provocou a neutralização da prova. Maurício permaneceu na liderança, acompanhado por Lapenna, Abreu, Ramos, Massa, Salas, enquanto Casagrande aparecia na sexta posição.

A relargada aconteceu quando restavam cerca de 21 minutos para o encerramento da prova. Maurício controlou mais uma vez a ponta e os ataques de Lapenna. Barrichello tentava realizar ultrapassagens para conquistar mais pontos e ainda brigar pelo título. O dono do carro #111 saltou para o décimo quinto lugar.

Na abertura da sexta volta Kanaan rodou, enquanto Bueno também abandonava a prova. Casagrande foi desclassificado da prova pelo incidente com Serra na largada, desta forma Barrichello seria declarado campeão de 2022 pois tinha mais pontos que os demais postulantes ao título, mesmo que não terminasse a prova.

As paradas tiveram início e Casagrande se dirigiu aos boxes depois da punição. Assim que todas as paradas foram concluídas os dez primeiros eram: Maurício, Massa, Piquet Jr, Zonta, Ramos, Abreu, Baptista, Nunes, Salas e Navarro.

Navarro, Camilo e F. Baptista, duelavam pelo décimo lugar, sendo uma das batalhas mais acirradas no final da prova. Camilo começou a perder desempenho e pouco depois também foi ultrapassado pelo piloto da KTF.

Navarro e Cardoso se envolveram em um incidente, levando o piloto da Cavaleiro a abandonar a corrida.

A prova rumou para o encerramento e Maurício cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Piquet Jr e Ramos. Finalizando a prova do décimo quarto lugar, Barrichello conquistou o seu segundo título na Stock Car, se tornando bicampeão da categoria em 2022.

Resultado da segunda corrida da Stock Car em Interlagos – Foto: reprodução

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo