Nesta terça-feira (08) depois das movimentações confirmadas pela Jaguar, a Envision confirma o retorno de Robin Frijns ao time. O piloto disputou uma temporada com a Abt Cupra, mas agora retorna ao time que disputou quatro temporadas.
Quando Frijns trocou a Envision pela Abt, foi uma movimentação muito estranha no grid. O holandês apresentava um bom desempenho e a sua equipe de certa forma chamava a atenção no pelotão. Obviamente pela experiência, Frijns era um bom nome para a Abt, mas essa não era a equipe que tinha cara de proporcionar uma boa temporada para o competidor – e de fato, não entregou.
A manobra inversa, com a saída de Nick Cassidy para a Jaguar faz todo sentido. Frijns pode manter o crescimento do time, além de não demandar um esforço de adaptação pois conhece os processos da equipe.
LEIA MAIS: Jaguar confirma a contratação de Nick Cassidy para a próxima temporada da Fórmula E
“Estou muito animado para recomeçar com a Envision depois de um ano longe da equipe, realmente é como voltar para casa. Será ótimo ingressar na equipe vencedora do campeonato, tendo lutado pelo topo em praticamente todas as temporadas e mal posso esperar para começar. Temos um ótimo carro e o objetivo é ser competitivo, o que tenho certeza de que seremos, e vou guiar para vencer o campeonato”, comentou Frijns.
Robin returns! 🙌
We are delighted to announce that @RFrijns will be racing for us once again in Season 10! ⚡️ pic.twitter.com/2KxX6OMayw
— Envision Racing (@Envision_Racing) August 8, 2023
As duas vitórias conquistadas por Robin foram obtidas pela Envision em sua primeira temporada com a equipe, durante o e-Prix de Paris e a etapa de Nova York, na temporada de 2018/19. Durante a 7ª temporada da Fórmula E, Frijns cresceu no final, para ocupar o 5° lugar no Campeonato de pilotos.
Durante a 8ª temporada, o piloto apresentou um desempenho cada vez mais consistente e fazendo parte do pelotão que estava à frente. Essa regularidade é muito admirada na Fórmula E e contribui para o piloto obter mais pontos ao longo da temporada.
A 9ª temporada disputada com a Abt não foi fácil, a equipe não tinha um equipamento que possibilitasse boas batalhas. O holandês se acidentou no e-Prix do México e fraturou a mão, não podendo participar das provas em Diriyah, Haidabrad e Cidade do Cabo. Frijns retornou no e-Prix de São Paulo, mas demorou para pontuar com a Abt, terminando na 9ª posição durante a primeira prova da rodada dupla em Jakarta.
LEIA MAIS: Mitch Evans segue com a Jaguar para a 10ª temporada da Fórmula E e estabelece acordo de múltiplos anos com a equipe
Frijns retorna para um time que tem a possibilidade de oferecer uma chance melhor para ele brigar pelas primeiras posições. Frijns será companheiro de Sébastien Buemi.
“É ótimo ter Robin de volta à equipe depois de um ano afastado. Ele desfrutou de alguns momentos memoráveis com a Envision ao longo dos anos e estava sempre na frente e conquistando regularmente pódios. A combinação de Robin e Sébastien será forte e mal podemos esperar para começar a 10ª temporada”, disse Sylvain Filippi, chefe de equipe e diretor administrativo da Envision.
“Obviamente sabemos tudo sobre a habilidade que Robin possui e estamos muito satisfeitos por ele estar voltando para a equipe. A Envision sempre competiu na frente do grid e agora, como campeã mundial das equipes, o desafio é manter esses altos padrões. Acreditamos que Robin está à altura desta tarefa e ao lado de Sébastien na 10ª temporada, esperamos que eles sejam uma dupla formidável”, comentou Franz Jung, presidente da Envision.