ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull sobra no Bahrein. Verstappen estabelece a primeira pole da temporada

Max Verstappen conseguiu superar a sua marca no Q3, cravou a pole e comemora a primeira fila da Red Bull no primeiro GP da temporada 2023 com Sergio Pérez

Neste sábado (04) os pilotos entraram na pista para disputar a primeira pole da temporada 2023 da F1. A Red Bull começa o Campeonato de onde deixou o ano passado, o time austríaco sobrou na última parte da classificação. Max Verstappen conquistou a 21ª pole da carreira depois de anotar 1m29s708.

O holandês já era pole com a primeira volta anotada, mas conseguiu melhorar ainda mais a sua marca. Sergio Pérez superou Charles Leclerc, anotando 1m29s846. Charles Leclerc não arriscou uma segunda volta rápida por conta de problemas, mas o monegasco ficou com a terceira posição.

A segunda fila é da Ferrari, pois Carlos Sainz conseguiu se estabelecer na quarta posição. Fernando Alonso obteve o quinto lugar, depois de se destacar nos treinos livres. A Aston Martin ficou à frente dos pilotos da Mercedes. George Russell começa a corrida na sexta posição, seguido por Lewis Hamilton.

Lance Stroll chegou ao Q3, obtendo o oitavo lugar, Esteban Ocon foi o nono colocado representando a Alpine no Top-10, enquanto Pierre Gasly vai largar do 20º lugar. Para completar, Nico Hülkenberg foi o décimo colocado com a Haas, mas ficou sem tempo no Q3 pois sua volta rápida foi deletada.

A Fórmula 1 retorna neste domingo ao meio-dia para a realização do GP do Bahrein.

Saiba como foi a Classificação para o GP do Bahrein

A noite chegou no Bahrein acompanhada pela primeira classificação da temporada. Os pilotos enfrentaram uma pista mais fria, com a temperatura de 29ºC, com 24°C no ambiente.

Após três sessões de treinos livres, as esquipes esperam ter chegado na configuração ideal dos seus carros para a disputa. Fernando Alonso era o favorito para a pole por conta do desempenho apresentado durante as

Neste fim de semana estão disponíveis os pneus C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).

Q1

Com os boxes abertos, Yuki Tsunoda e Nyck de Vries foram os primeiros pilotos a seguir para o traçado. Os pilotos usavam os pneus macios. Leclerc e Sainz estavam com os pneus médios instalados em seus carros.

Do carro de Leclerc saiu uma peça, pouco depois o monegasco cometeu um erro fritando os compostos e precisou retornar aos boxes. Leclerc precisou abandonar a volta rápida por conta do problema.

Tsunoda abriu a tabela de tempos ao anotar 1m32s132, seguido por Sainz que anotou 1m32s408, enquanto De Vries era o terceiro colocado com 1m32s849. Na volta do espanhol o piloto extravasou os limites de pista ao tocar as zebra.

O regime de bandeira vermelha foi instaurado pois o carro de Leclerc soltou mais pedaços. Para a limpeza da pista foi necessário paralisar a sessão.

Restavam 13m23s de Q1 quando a pista foi liberada mais uma vez. No pit-lane uma fila foi formada pois os pilotos não queriam perder tempo para aferir os seus tempos, por conta de uma nova paralisação. A AlphaTauri instalou um novo jogo de pneus macios em seus pilotos, tentando não arriscar.

Albon anotou 1m32s094, mas rapidamente Zhou entrou na casa de 1m31s947. Stroll obteve 1m31s617 com a Aston Martin. Na sequência Alonso bateu a marca de Verstappen com 1m31s158. Todos os pilotos estavam na pista usando os pneus macios.

Sainz bateu o tempo de todos os pilotos na pista quando obteve 1m30s993 em sua primeira volta rápida. O espanhol era seguido de perto por Russell que obteve 1m31s057, seguido por Leclerc que anotou 1m31s094. Após a primeira sequência de voltas rápidas, estavam na zona de eliminação: Hulkenberg, Norris, Piastri, Sargeant e Stroll. Apenas o piloto canadense da Aston Martin não tinha aferido tempo, pois suas voltas foram deletadas ao exceder os limites de pista.

Os dez primeiros eram: Sainz, Russell, Leclerc, Alonso, Verstappen, Pérez, Hamilton, Ocon, Tsunoda e Zhou.

Nos últimos quatro minutos de atividade, dezenove dos 20 pilotos retornaram ao traçado para tentar mais uma volta rápida ou preparar o carro para o Q2. Com o cronômetro zerado, Albon anotou 1m31s461 para ficar entre os dez primeiros colocados. Norris se salvou da zona de eliminação com 1m31s652.

Sargeant se livrou do final da tabela, mas ficou apenas com o décimo sexto lugar. Gasly, Magnussen e Piastri foram eliminados, assim como De Vries. Tsunoda representava a AlphaTauri no oitavo lugar. Gasly teve a sua última volta rápida deletada por ter excedido os limites de pista. Stroll surpreendeu com a quinta posição após completar apenas uma volta rápida.

Eliminados

16) Logan Sargeant – 1m31s652
17) Kevin Magnussen – 1m31s892
18) Oscar Piastri – 1m31s101
19) Nyck De Vries – 1m31s121
20) Pierre Gasly – 1m32s181

Q2

Com a pista mais uma vez liberada, os pilotos eram enviados com pneus macios para o traçado. Estavam com compostos novos, Alonso, Russell, Verstappen e Hamilton, enquanto os outros competidores trabalhavam com pneus macios de ao menos uma volta rápida.

Hamilton saltou para a ponta com 1m30s901 para assumir a primeira posição, mas na sequência o piloto da Mercedes foi surpreendido por Verstappen que anotou 1m30s503, acompanhado por Pérez que tinha 1m30s746. Hamilton então foi empurrado para o terceiro lugar e era acompanhado por Russell que tinha 1m31s086.

Após o encerramento da primeira rodada de voltas rápidas, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Alonso, Sainz, Leclerc Hülkenberg, Bottas e Norris. Albon estava sozinho no traçado tentando aferir uma volta rápida, mas o piloto extravasou os limites de pista comprometendo o seu giro.

Stroll precisou ser empurrado pelos mecânicos pois foi escalado para a pesagem do carro.

Nos últimos minutos os competidores retornaram ao traçado, com exceção da dupla da Red Bull. Com o cronômetro zerado Alonso anotou 1m30s645. Leclerc saltou para a ponta com 1m30s282. Russell conseguiu a terceira posição anotando 1m30s507, seguido por Hamilton que obteve 1m30s645. Norris foi eliminado por Stroll que obteve a décima posição.

Eliminados

11) Lando Norris – 1m31s381
12) Valtteri Bottas -1m31s443
13) Zhou Guanyu – 1m31s473
14) Yuki Tsunoda – 1m32s510
15) Alexander Albon – sem tempo

Q3

Com a pista liberada, novamente os pilotos seguiram para o traçado na tentativa de buscar a pole. Stroll fez a sua saída com pneus macios usados, enquanto os outros competidores usavam os pneus macios.

Verstappen entrou na casa de 1m29s897, enquanto Leclerc anotou 1m30s000, para superar Pérez. Sainz era o quarto colocado anotando 1m30s361, mas cometeu um erro em seu giro e precisou tentar outra volta rápida. Stroll surgiu na quinta posição com 1m31s926.

Alonso ocupou o quarto lugar para superar Sainz. Russell foi o quinto colocado, seguido por Sainz, Hamilton e Stroll. Hülkenberg recolheu o carro para os boxes ficando sem tempo pois a sua volta foi deletada. Ocon demorou mais tempo para buscar uma volta rápida.

Leclerc desistiu de completar mais uma volta rápida por conta de um problema, o monegasco ficou sem outro jogo de pneus macios depois que comprometeu a sua volta rápida no Q1. O time italiano preferiu não arriscar, pois vai usar os pneus macios na sua estratégia do domingo, tentando afastar Alonso e os outros concorrentes. Sobrou para Verstappen a pole que melhorou ainda mais a sua marca ao final da sessão, o holandês cravou 1m29s708. Pérez superou o monegasco para anotar 1m29s846. A segunda fila é da Ferrari com Leclerc e Sainz. Alonso completou o grid com a quinta posição, seguido por Russell, Hamilton, Stroll e Ocon. Entre os dez primeiros apenas Hülkenberg ficou sem registrar uma volta rápida.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo