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Pourchaire vence corrida principal da F2 no Bahrein de forma dominante

O piloto francês dominou a ponta e encerrou a corrida com folga. Boschung foi mais uma vez ao pódio, enquanto Maloney foi o destaque da prova. Fittipaldi encerra etapa em nono

O início do Campeonato da Fórmula 2 começa bem disputado e com uma corrida extremamente movimentada. Neste domingo (05) Théo Pourchaire mostrou a superioridade, o piloto francês fez valer a pole e conquistou a primeira vitória da temporada 2023.

O competidor da ART Grand Prix foi surpreendido por Ralph Boschung antes das paradas, mas conseguiu estabelecer uma boa diferença para o piloto da Campos depois das trocas de pneus e assim não foi mais incomodado no restante da prova. Pourchaire cruzou a linha de chegada com cerca de 15 segundos de vantagem para o segundo colocado. O francês está com um desempenho superior nesse início de Campeonato, tentando tirar tudo desse equipamento.

A largada de Boschung colaborou para ele terminar a segunda corrida do fim de semana no pódio. O piloto da Campos venceu no sábado a prova Sprint, mas repetiu o bom desempenho e conquistou a segunda posição.

Zane Maloney foi o destaque da prova, o piloto que largou da décima oitava posição, foi realizando ultrapassagens importantes e participou de boas disputas para cruzar a linha de chegada na terceira posição. Maloney não se importou com a disputa particular com Enzo Fittipaldi, atacando o companheiro de equipe ele ficou livre para escalar o pelotão e buscar o pódio.

Kush Maini foi o quarto colocado, seguido por Richard Verschoor que obteve o quinto lugar. Arthur Leclerc cometeu alguns erros ao final da prova mas conseguiu encerrar a corrida na sexta posição. Isack Hadjar foi o sétimo colocado, seguido por Ayumu Iwasa. Enzo Fittipandi conseguiu mais dois pontos neste domingo, mesmo com problemas na ativação do DRS. Juan Manuel Correa que está retornando à Fórmula 2 depois do acidente conquista mais uma décima posição neste domingo.

O final da corrida foi marcado pelo desgaste dos pneus, principalmente para os competidores que pararam cedo, mas Maloney também merece destaque neste sentido, pois soube gerenciar os seus compostos.

A Fórmula 2 retorna na Arábia Saudita para que a segunda rodada da temporada seja realizada.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 no Bahrein

A classificação da Fórmula 2 aconteceu na sexta-feira, Théo Pourchaire estabeleceu a pole sobrando. O piloto francês abriu a temporada da Fórmula 2 à frente dos adversários. A ART Grand Prix conseguiu garantir a primeira fila, pois Victor Martins se estabeleceu no segundo lugar.

Théo Pourchaire que largou na prova Sprint da décima posição, terminou a prova no quinto lugar depois de realizar boas ultrapassagens e enfrentar os adversários, só não conseguiu avançar mais na pista pois os pneus macios tinham degradado. Ralph Boschung foi o vencedor da prova Sprint, não sendo incomodado nenhuma vez durante a corrida.

LEIA MAIS: Boschung abre a temporada da Fórmula 2 com vitória na prova Sprint no Bahrein

Para a corrida deste domingo no Bahrein, as posições estavam desta forma:

Ainda na volta de apresentação, Amaury Cordeel enfrentou problemas e não conseguiu largar com os outros competidores. O piloto foi encaminhado para o pit-lane perdendo o direito de começar a prova do décimo quinto lugar.

Quando a prova teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 31°C no ambiente.

Com a largada autorizada, Pourchaire salvou a primeira posição e disparou na frente, deixando a briga ocorrer atrás do seu carro. Com a disputa intensa, Maini assumiu a segunda posição, com Bearman na terceira posição. Martins foi tocado e desta forma caiu para a sexta posição, mas na sequência precisou passar pelos boxes. Novalak também seguiu ao pit-lane

Uma confusão generalizada se instaurou no início da prova, Verschoor que tinha saltado para disputar a segunda posição foi tocado por Vesti e perdeu a oportunidade de brigar pelas primeiras posições. Após o início da prova Martins, Vesti e Stanek abandonaram a prova. Stanek também esteve envolvido nos toques da largada. O Safety Car foi ativado. Neste momento os dez primeiros eram: Pourchaire, Maini, Boschung, Bearman, Iwasa, Fittipaldi, Maloney, Hauger, Hadjar e Leclerc.

Destaque para a largada de Boschung que ganhou oito posições na largada.

Com a reaproximação do grid, a relargada aconteceu durante a quarta volta. Boschung não segurou o carro para cima do companheiro de equipe, aliás, ele atacou Maini e assumiu a segunda posição. Na sequência foi a vez de Hadjar realizar a ultrapassagem em Fittipaldi.

Após vencer a prova Sprint no sábado, Boschung tentava buscar uma segunda vitória no fim de semana. O piloto da Campos passou a atacar Pourchaire, o francês estava na mira e a utilização do DRS nos trechos de abertura aproximavam ainda mais os dois primeiros colocados.

Hauger se encaminhou aos boxes depois de enfrentar problemas e assim abandonou a corrida.

O pit-lane estava aberto para a realização das paradas obrigatórias. Iwasa lidava com ataques de Hadjar na disputa pela quinta posição, enquanto o piloto da Dams atacava Bearman da Prema. Dittipaldi acompanhava esse duelo que ocorria à frente, mas o brasileiro precisou proximidade de Nossany e Maloney. Por conta da utilização do DRS, o grid se mantinha bem próximo, desta forma um trenzinho tinha se formado.

A equipe MP Motorsport ficou trabalhando no carro de Hauger nos boxes, o time devolveu o piloto à pista para algumas verificações, mas a sua corrida estava completamente perdida.

Com dez voltas os dez primeiros eram: Pourchaire, Boschung, Maini, Bearman, Iwasa, Hadjar, Fittipaldi, Nissany, Maloney e Coordeel. As paradas começaram e neste momento Leclerc, Doohan e Daruvala foram aos boxes para substituir os pneus. Doohan e Daruvala disputaram a posição nos boxes enquanto eram liberados para retornar ao traçado.

Na volta seguinte foi a vez de Bearman, Iwasa e Fittipaldi realizarem as suas trocas de pneus. No retorno ao traçado Bearman e Leclerc duelaram no traçado, com o piloto da Prema tentando defender a posição. Pourchaire que estava na liderança usando os pneus duros precisou ir aos boxes para substituir os compostos pois travou os pneus enquanto era o líder da prova.

Na volta treze boa parte do pelotão seguiu aos boxes realizando a substituição dos seus pneus. Novalak era o nono colocado depois dos problemas no início da prova. O piloto da Trident realizou sua segunda parada, mas agora de forma obrigatória.

Durante a décima quinta volta, apenas alguns pilotos estavam pelo traçado sem ainda ter realizado as suas paradas obrigatórias. Pourchaire realizou a ultrapassagem em Verschoor para retornar à ponta.

Em disputa com Bearman, Leclerc realizou a ultrapassagem e ficou com o quinto lugar, na sequência o piloto da Prema foi atacado por Maini. Com metade da prova realizada os dez primeiros eram: Pourchaire, Verschoor, Novalak, Boschung, Bearman, Leclerc, Maini, Bearman, Iwasa, Doohan e Fittipaldi. Verschoor abandonou a segunda posição para realizar a sua parada obrigatória, o piloto retornou na décima sétima posição.

Doohan foi punido com cinco segundos por conta da liberação insegura no pit-lane, na sequência a mesma punição foi aplicada para Daruvala, mas o piloto tinha excedido a velocidade permitida nos boxes.

Novalak deixou o Top-10, pois precisava realizar a parada obrigatória, afinal, as suas trocas de pneus aconteceram fora da janela.

A corrida seguiu com Pourchaire na liderança, mas o piloto da ART Grand Prix tinha mais de 11 segundos de vantagem para o segundo colocado. Leclerc que ocupava a terceira posição e era pressionado por Maini, cometeu um erro e foi ultrapassado pelo adversário. Com problemas Leclerc extravasou os limites de pista mais uma vez, o piloto da Dams então caiu para a sexta posição.

Neste momento da prova o grande problema era relacionado aos pneus, principalmente para os competidores que realizaram as suas paradas muito cedo e precisaram instalar os pneus macios para ir até o final da prova.

Fittipaldi lidava com a pressão de Maloney, enquanto os pilotos estavam presos atrás de Doohan e Leclerc. Sem querer saber quantas voltas restavam até o final, Maloney foi para cima do piloto brasileiro e concluiu a ultrapassagem.

Com 23 voltas os dez primeiros eram: Pourchaire, Boschung, Maini, Bearman, Iwasa, Leclerc, Doohan, Maloney, Fittipaldi e Daruvala. Hauger retornou aos boxes depois de completar mais algumas voltas no traçado.

Maloney também conquistou a posição de Doohan se aproveitando da proximidade. Pouco depois foi a vez de reduzir a distância para Leclerc e buscar o sexto lugar. Doohan começou a perder performance cometeu um erro e assim o piloto brasileiro ficou com a oitava posição. Maloney e Leclerc se enfrentaram pelo sexto lugar, enquanto o piloto da Carlin induziu o adversário ao erro e como Leclerc enfrentava problemas, perdeu mais uma posição.

Iwasa e Bearman duelavam pelo quarto lugar, na disputa entre eles aconteceu um toque em que o competidor da Dams alertou o engenheiro pelo rádio. Iwasa foi surpreendido por Maloney, desta forma o competidor saltou para a quinta posição.

Maloney foi pressionando o adversário, mas com isso, uma fila se formava atrás dos pilotos por conta da proximidade entre eles. Restando três voltas para o final os dez primeiros eram: Pourchaire, Boschung, Maini, Maloney, Bearman, Leclerc, Iwasa, Fittipaldi, Hadjar e Verschoor. Pouco depois Hadjar exagerou no otimismo e foi ultrapassado por Verschoor.

Fittipaldi que enfrentava problemas com a abertura do DRS, ficou vendido e perdeu a posição para Verschoor. O brasileiro estava brigando com o carro e ainda perdeu posição para Hadjar. Maini que passou boa parte da prova entre os três primeiros colocados, foi surpreendido por Maloney.

Bearman que estava sem pneus foi perdendo posições e do top-10 caiu para o décimo quarto lugar.

A corrida foi encerrada com Pourchaire na liderança, o piloto francês sobrou na prova, cruzando a linha de chegada com mais de 15 segundos de vantagem para Boschung. O piloto da Campos que é o segundo colocado começa o campeonato da Fórmula 2 na liderança. Maloney completou o pódio depois de escalar o pelotão realizando várias ultrapassagens e ter começado a corrida da décima oitava posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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