A Alfa Romeo encerra a temporada 2022 ocupando a sexta posição do Campeonato e assim como a Aston Martin conquistou 55 pontos.
O retrato do ano da Alfa Romeo também é marcado pela falta de confiabilidade dos motores da Ferrari. Assim como a Haas e o próprio time italiano, a Alfa Romeo precisou realizar diversas trocas de elementos que formam a unidade de potência.
Durante a pré-temporada a equipe lidou com quebras e isso acendeu um alerta, pois mesmo construindo um carro capaz de travar disputar, a falta de confiabilidade influencia diretamente na coleta de pontos e isso foi algo que realmente atrapalhou a equipe no decorrer da temporada.
LEIA MAIS: Raio-X da Temporada 2022: falta de confiabilidade acompanha Haas
A Alfa Romeo tenta ser uma equipe mais sólida, mirando o pelotão intermediário. Com a mudança no regulamento a equipe suíça viu uma oportunidade de se concentrar no desenvolvimento do seu carro para 2022 e assim como a Haas, abriu um pouco a mão da temporada passada.
O time tentou se distanciar da Ferrari, ganhando não apenas autonomia para escolher os seus pilotos, como para o desenvolvimento de algumas peças. A Alfa Romeo pode trabalhar de uma melhor forma o seu conceito aerodinâmico e imprimir um pouco mais de sua personalidade no projeto. Claro que a decisão foi baseada em uma aposta, mas eles também assumiram o risco de ter uma participação maior para o desenvolvimento do C42.
LEIA MAIS: Raio-X da Metade da Temporada – O duelo do pelotão intermediário e suas dificuldades
Ao longo do campeonato o carro da Alfa Romeo se mostrou muitas vezes competitivos, capaz de andar no meio do pelotão. Porém, um detalhe que é importante mencionar, a Alfa Romeo dificilmente conseguiu passar um fim de semana ilesa, sem lidar com problemas ou um dos seus pilotos perder uma das sessões de treinos livres derivados de problemas nos carros.
Valtteri Bottas que foi escolhido para ser o líder do time, por conta da sua experiência, ressaltou por várias vezes a necessidade de a Alfa Romeo aumentar a sua confiabilidade e tentar encontrar uma solução antes do encerramento da temporada. A Ferrari passou a trabalhar na questão do motor, pois a fornecedora italiana focou para 2022 principalmente na potência do motor, tentando usar a brecha relacionada a confiabilidade disponível no regulamento, após o congelamento dos motores ter entrado em vigor.
É claro que esse sexto lugar obtido pela Alfa Romeo também foi suado, pois a dupla de pilotos precisou escapar de quebras, bem como buscar uma boa classificação e em alguns casos até torcer um pouco pela quebra de outros competidores para chegar na zona de pontuação.
O time realizou uma porção de atualizações, tentando melhorar o desempenho do carro, mas logo precisaram mudar a chave e focar no projeto do próximo ano, depois de estarem mais cientes do que pode ser melhorado para 2023. A Alfa Romeo conta ainda com boas horas de desenvolvimento no túnel de vento, além de agora ter recebido uma premiação um pouco maior pelo sexto lugar conquista no Mundial de Construtores.
Uma das poucas vantagens da Alfa Romeo, foi que o time conseguiu construir um carro dentro do limite estabelecido de peso, diferente de outras várias equipes no grid que precisaram remover tinta dos seus carros e construir peças mais leves logo no início da temporada.
Na primeira corrida da temporada a Alfa Romeo colocou os dois carros no top-10, com Valtteri Bottas terminando em sexto e Zhou Guanyu conquistando os primeiros pontos da sua carreira na Fórmula 1. Porém, com a temporada em andamento a Alfa notou que não tinha como brigar com McLaren e Alpine que se isolaram na luta pelo quarto lugar. O time suíço portanto focou na sua briga com Aston Martin, AlphaTauri e Haas na conquista dos pontos.
Bottas tentou superar os problemas com a equipe e ficou na décima posição no campeonato de pilotos, o finlandês conquistou 49 pontos dos 55 obtidos pelo time. Bottas tentou se manter constante e pode extrair muito mais na próxima temporada se o time superar os problemas de confiabilidade.
Zhou Guanyu ainda está em desenvolvimento, foi a sua temporada de estreia e o piloto oscilou um pouco, começando bem pontuando logo na primeira corrida, mas precisou se adaptar. O chinês ainda sofreu um acidente no GP da Inglaterra, mas sem nenhuma lesão, seguiu apito para disputar a temporada e foi de desenvolvendo. É esperado que no próximo ano ele possa fazer mais pelo time.
A Alfa Romeo que foi chefiada por Frédéric Vasseur se despede da equipe para atuar como chefe de equipe da Ferrari. Andreas Seidl foi escolhido como novo CEO do time e escolherá um novo chefe de equipe para a próxima temporada. Seidl será de extrema importância, principalmente porque nos próximos anos a Audi realizará uma compra gradual da Sauber para entrar na Fórmula 1 de uma vez em 2026 – quando a troca dos motores será realizada. A Alfa Romeo só terá esse nome até 2023, quando o patrocínio será encerrado com a marca italiana.