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Pouco movimento marca o TL3 atrapalhado pela chuva. Red Bull lidera com Max Verstappen

As condições de pista não foram favoráveis para a realização de um TL3 agitado. Verstappen e Pérez comandaram a atividade com os tempos obtidos ainda no início da sessão

Diferente da agitação que esperamos para o TL3, a primeira atividade neste sábado (03) em Barcelona foi atrapalhada pela chuva. Os pilotos completaram poucas voltas no circuito, pois optaram pela preservação dos seus equipamentos. Ao final da sessão a Ferrari desencadeou o movimento de abandonar os pneus intermediários pelos pneus macios por mais algumas voltas, mas os tempos obtidos com os compostos eram altos.

Max Verstappen comandou a atividade depois de anotar 1m13s664, ainda na abertura do TL3. Sergio Pérez foi o segundo colocado ao anotar 1m13s914, ficando separado do companheiro de equipe por 0s250. Lewis Hamilton terminou a sessão no terceiro lugar com 1m14s72, o piloto inglês foi o único que conseguiu melhorar a marca no final do TL3.

Carlos Sainz representou a Ferrari no quarto lugar, o espanhol foi seguido de perto por Fernando Alonso e George Russell. Charles Leclerc obteve o sétimo lugar, seguido por Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda, além de Lando Norris, marcas obtidas ainda no início da sessão.

A chuva caiu, mas não molhou o traçado suficientemente, desta forma ficou aquela pista escorregadia que não era ideal para os pneus intermediários, por não ter muita água na pista, mas que gerava pouca aderência para os pneus de pista seca.

Alguns pilotos se arriscaram um pouco mais no final do TL3, mas Lance Stroll e Pierre Gasly foram observados perdendo o controle do carro e precisando passar pela brita. A atividade é inconclusiva e se na classificação chover ou a pista permanecer nessas condições, será uma verdadeira loteria.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a realização da Classificação.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 em Barcelona 

Depois de uma sexta-feira repleta de avaliações, os pilotos retornaram o traçado, agora para se preparar para a classificação do GP da Espanha.

Quando a atividade foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 29ºC, com 22ºC no ambiente. A expectativa era de chuva, pois aos arredores do traçado, as nuvens estavam carregadas, fora os raios que eram observados.

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Por conta do risco de chuva, a Pirelli entregou mais um composto intermediário para cada um dos pilotos.

Assim que a pista foi liberada, os competidores invadiram o traçado para deixar o tráfego intenso. Essa era a tentativa de aproveitar a pista seca o máximo possível. Grande parte do grid se dirigiu ao traçado com os pneus macios, enquanto Nico Hülkenberg, Lewis Hamilton e Fernando Alonso usavam os pneus duros; Carlos Sainz, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Charles Leclerc apostaram nos pneus médios.

Os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela, Sergio Pérez rapidamente anotou 1m13s914, contra 1m13s664 de Max Verstappen. Lewis Hamilton apareceu na terceira posição ao registrar 1m14s126, enquanto George Russell anotou 1m14s279. Rapidamente os pilotos que sairam com os pneus médios, substituíram seus compostos por pneus macios, como foi o caso da Ferrari.

A dupla do time italiano foi o último a ser encaminhado para o traçado com os pneus macios. Carlos Sainz saltou para o 4º lugar ao anotar 1m14s240, enquanto Leclerc obteve 1m14s353, ficando apenas com o sétimo lugar. Sainz passou a sexta-feira experimentando as atualizações da Ferrari, enquanto o time comparava o desempenho do piloto monegasco.

Com dez minutos de atividade a sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha. Logan Sargeant perdeu o controle da traseira do carro na última curva do circuito e com isso bateu o carro na barreira de contenção. Como o piloto norte-americano passou pela brita, o carro ficou atolado e com isso o trator entrou no traçado para fazer a remoção do carro.

A batida de Sargeant encerrou a atividade em pista seca, pois a chuva começou a cair pelo traçado. Antes da liberação da pista, o uso do DRS foi desativado, por conta da situação que eles enfrentariam nos próximos minutos.

Após a limpeza do traçado, o pit-lane foi aberto outra vez, no entanto, os pilotos permaneciam nos boxes, aguardando para ver como a chuva se comportaria no traçado. A pista já estava úmida, mas não o suficiente para a utilização dos pneus intermediários.

Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hamilton, Sainz, Alonso, Russell, Leclerc, Bottas, Tsunoda e Norris.

Com a conclusão da primeira meia hora de atividade, Lando Norris seguiu para a pista com os pneus intermediários, o piloto foi avaliar a situação do traçado. Rapidamente o piloto da McLaren retornou aos boxes.

Foi apenas quando restavam 20 minutos para o encerramento da sessão que Sainz e Leclerc retornaram ao traçado com os pneus intermediários. O espanhol obteve 1s26s155 com o composto de chuva, enquanto Leclerc anotou 1m25s380. A pista não estava muito molhada, mas não era ideal para a utilização dos pneus de pista seca. Russell conseguiu melhorar a sua marca para 1m14s278, mas se manteve na sexta posição.

Aos poucos outros pilotos ocupavam o traçado, mas apenas para uma porção pequena se voltas, apenas para sentir o circuito. Lance Stroll perdeu o controle do carro e passou pela brita, na sequência o time pediu para que ele retornasse aos boxes. Pierre Gasly também extravasou os limites de pista por conta da situação do traçado.

Nos últimos cinco minutos de atividade, a dupla da Ferrari iniciou o movimento de encaminhar os seus pilotos para o circuito com os pneus macios. Na sequências várias equipes fizeram o mesmo. Hamilton melhorou a sua marca para 1m14s072, mas permaneceu no terceiro lugar.

Mesmo com os pneus macios, os pilotos não abusaram muito, pois a classificação será a próxima atividade da Fórmula 1 em Barcelona. Tentando evitar uma batida, os últimos tempos feitos com os pneus macios eram bem altos.

O final da atividade ainda foi marcado por alguns pilotos atrapalhando as voltas de outros competidores.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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