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Fórmula E – Wehrlein vence em Jacarta, mas lida com investidas de Dennis e Günther até o final da prova

Em duelo acirrado, Wehrlein faz uma boa largada e se posiciona bem na pista para travar o duelo pela vitória

O e-Prix de Jacarta disputado neste sábado (03) pode ser definido como um ataque de oportunidade. Pascal Wherlein que não vencia desde a Arábia Saudita, aproveitou a chance de começar a prova da terceira posição para duelar pelo primeiro lugar. O piloto da Porsche aproveitou o momento para conquistar uma boa quantidade de pontos e intensificar a disputa pelo título da 9ª temporada.

Wehrlein fez uma excelente largada, mas precisou lidar com a performance de Jake Dennis e Maximilian Günther até a linha de chegada. O piloto da Andretti reclamou da conduta de Wehrlein ao longo da prova, informando que o competidor estava freando muito antes e eles quase bateram algumas vezes. Deixando as coisas mais quentes, Dennis mencionou que nem poderia reclamar sobre a vitória de Wehrlein, pois a Andretti é uma cliente da Porsche. O inglês estava visivelmente frustrado ao final da corrida.

Restou para Günther se contentar com a terceira posição depois de ter começado a corrida da pole. Essa foi uma das melhores atuações da Maserati nesta temporada. Günther repete o pódio da Corrida 1 em Berlim, mas agora tem uma pole para entrar nas estatísticas da Fórmula E.

Nyck Cassidy conquistou a sétima posição, o piloto da Envision fez uma corrida segura em Jacarta. O neozelandês ainda faturou o ponto de volta mais rápida da corrida.

A Porsche volta a ter um bom resultado na categoria, depois da dominância que aconteceu dos powertrains da Jaguar.

Sam Bird destruiu a oportunidade da Jaguar pontuar nesta corrida, o piloto tocou em Mitch Evans, além de acabar com a corrida do companheiro de equipe, Bird ainda abandonou a corrida.

Em um circuito travado, poucas ultrapassagens aconteceram, a corrida foi mais movimentada por conta das trocas de posição, geradas pela ativação do Modo Ataque – quando os competidores deixaram a linha regular na busca pela potência extra.

A Fórmula E retorna neste domingo, para a realização da Corrida 2 em Jacarta. Uma nova classificação será executada, antes que a prova seja disputada às 5h03 (pelo horário de Brasília). Acredita-se que a corrida do domingo será realizada na chuva.

Saiba como foi a Corrida 1 da Fórmula E em Jacarta

Maximilian Günther conquistou a sua primeira pole na Fórmula E. Certamente foi uma surpresa nesse circuito ver a performance da Maserati, afinal, a equipe tem enfrentado problemas ao longo da 9ª temporada. No entanto, essa é a primeira pole da Maserati na Fórmula E, que retorna as competições de monopostos.

A surpresa pela conquista de Günther tem mais relação com a temporada da Maserati, mas o piloto alemão dominou em Jacarta desde que as atividades começaram. Günther liderou os dois primeiros treinos livres do fim de semana.

O último duelo pela pole aconteceu com Jake Dennis e obviamente o piloto da Andretti era considerado o favorito para a pole quando a batalha aconteceu, justamente pelo seu histórico na categoria elétrica. Nenhum dos carros da Envision passou para a fase de duelos, Nick Cassidy que é o atual líder do Campeonato, começou a prova da 10ª posição.

Largada autorizada, Günther se manteve na ponta, mas era duramente atacado por Wehrlein que saltou para a segunda posição. Vandoorne também aproveitou o momento da largada para ocupar a terceira posição, enquanto Dennis ficou apenas com o quarto lugar. Sébastien Buemi foi mais um dos pilotos que perdeu terreno após a largada, o piloto da Envision que era o décimo terceiro colocado, caiu para a 22ª posição. Buemi fez uma largada muito lenta, enfrentando problemas no início da prova. O piloto da Envision ainda foi tocado por David Beckmann.

Ainda na segunda volta, Buemi usou o seu primeiro Modo de Ataque, mas na sequência o piloto foi chamado aos boxes para substituir um pneu, por conta de um furo.

Durante a quarta volta, Wehrlein saltou para a primeira posição, enquanto Günther tentava encontrar uma configuração melhor para a corrida, tentando salvar ao menos um pódio depois de ter conquistado a pole. O duelo pela primeira posição seguia bem intenso e o alemão da Maserati recuperou a ponta. Vandoorne abandonou o terceiro lugar para usar o Modo Ataque, Vergne também acompanhou a decisão do companheiro de equipe da DS Penske.

Na volta 6 foi a vez de Günther e Wehrlein ativaram o Modo Ataque, no entanto, para o piloto da Maserati ele foi trabalhado com uma duração maior. Wehrlein retomou a ponta. Cassidy já ocupava o sétimo lugar, depois de ter realizado uma boa largada.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Günther, Vandoorne, Wehrlein, Dennis, Vergne, Mortara, Cassidy, Frijns, Evans e Müller. A ABT que também tinha sofrido bastante no início da temporada, rumava para a conquista de mais alguns pontos.

Günther estava conseguindo gerenciar a energia como Wehrlein e Dennis, enquanto Cassidy entre os dez primeiros, era o piloto com mais bateria nesse início de prova. Os pilotos foram fazendo o possível para se livrar da utilização do Modo de Ataque por conta da sua duração, para Jacarta definiram 8 minutos de potência extra, diferente dos 4 minutos que estavam sendo trabalhados ao longo do ano nos outros traçados.

Mesmo com a proximidade entre os competidores, ainda era difícil realizar ultrapassagens, no entanto, o duelo pela vitória ainda acontecia entre Wehrlein e Günther, com o piloto da Porsche outra vez na liderança.

As inversões de posição aconteciam principalmente pela utilização do Modo Ataque. Müller caiu para a décima terceira posição depois de sair do traçado regular para usar a potência extra. O piloto da ABT deixou a zona de pontuação.

Durante a volta 17, Dennis encontrou uma brecha para ultrapassar Vandoorne. O piloto da Andretti estava realizando um bom gerenciamento da bateria, para poder atacar os adversários. Cassidy por sua vez era o sexto colocado e começou a pressionar os pilotos da DS Penske pelas posições que estavam à sua frente.

Com 20 voltas os dez primeiros eram: Wehrlein, Günther, Dennis, Vandoorne, Vergne, Cassidy, Mortara, Evans Frijns e Bird. Câmara era apenas o 19º colocado, seguido por Di Grassi na 20ª posição. Cassidy mergulhou para atacar Vergne, ao optar pelo lado de dentro da curva para fazer a ultrapassagem, os pilotos se tocaram. Cassidy precisou controlar o carro para não encontrar o muro de contenção. O neozelandês reclamou do adversário, mas foi muito otimista no duelo. O toque entre eles era investigado pela direção de prova.

A corrida seguiu, o Safety Car não deu as caras na pista. Wehrlein era o líder da prova, mas tinha apenas 0s300 de vantagem para Dennis. Günther se mantinha próximo para ainda tentar reverter a pole em vitória.

Com 24 voltas, Günther tentou uma ultrapassagem por fora para buscar uma ultrapassagem. O piloto da Maserati foi instruído pelo time para atacar. Percebendo a movimentação à frente, Vandoorne começou a participar do duelo, assim como Vergne. Cassidy também buscava um ataque de oportunidade para avançar no grid.

Cassidy precisou abandonar o duelo para fazer a sua última ativação do Modo Ataque, o piloto da Envision caiu para a sétima posição. Depois da investigação, a direção de prova optou por não tomar nenhuma ação depois do toque entre Vergne e Cassidy.

Restando apenas 6 voltas para o final, os dez primeiros eram: Wehrlein, Dennis, Günther, Vandoorne, Vergne, Mortara, Cassidy, Rast, Evans e Bird. A dupla da ABT deixou oficialmente a zona de pontuação, enquanto Rast perdeu duas posições, após perder o controle do carro da McLaren.

Foi na volta 34, que Evans provocou uma bandeira amarela localizada depois da curva 1, o piloto foi tocado por Bird outra vez. Evans conseguiu retornar ao traçado, mas seguiu para os boxes para abandonar a prova. Bird na última volta da prova também foi despencando no grid, para ocupar a 21ª posição. Desta forma, Frijns retornou à zona de pontuação, para ocupar o 9º lugar.

A corrida rumou para o final, com Wehrlein garantindo a vitória, mas o piloto da Porsche foi pressionado até o final.

Depois das vitórias conquistadas na Arábia Saudita, Wehrlein não tinha vencido mais nenhuma corrida e lutava para capitalizar pontos. O piloto alemão da Porsche fez uma excelente corrida em Jacarta, para colocar mais fogo na disputa pelo título da 9ª temporada.

Ao final da prova, Fenestraz foi punido com Drive Through, mas que foi revertido em punição por tempo, o piloto da Nissan recebeu a punição por conta do uso excedente de energia.

Resultado da Corrida 1 da Fórmula E em Jacarta – Foto: reprodução Fórmula E
Programação para a 10ª e 11ª etapa da Fórmula E em Jacarta – Foto: Ale Ranieri / BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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