Depois de uma breve pausa a Fórmula 1 desembarca na Arábia Saudita para a realização da segunda prova do calendário. A prova é mais uma corrida noturna que dá uma dinâmica especial ao final de semana.
O traçado que recebe a F1 e F2 desta vez é extremamente veloz, a pista de rua mais rápida do calendário, mas também tem por característica ser bem sinuoso – composto por 27 curvas. Para receber a segunda edição do GP da Arábia Saudita a pista passou por algumas modificações pensando na segurança dos pilotos.
A pista foi projetada há três anos, entrando no calendário para mais uma participação da Fórmula 1 no Oriente Médio. Desde o momento que o traçado entrou no calendário, foi necessário realizar algumas alterações para melhorar a experiência dos pilotos.
Neste ano a alteração fica por conta do DRS, para não deixar que as ultrapassagens aconteçam facilmente pelo traçado, afinal, os carros estão mais próximos e os competidores conseguem perseguir outros adversários por mais tempo. Além disso, algumas novas zebras foram instaladas nas áreas de escape, das curvas 3, 14, 19, 20 e 21. Zebras de metal foram substituídas por chanfradas nas curvas 4, 8, 10, 11 e 17.
Muretas que são usadas para a proteção foram reposicionadas nas curvas 14 e 20, afastadas do circuito em 7,5 e 5 metros, respectivamente. Como as curvas 8 e 10 passaram por alteração para melhorar a visibilidade na entrada, enquanto as curvas 22 e 23 foram modificadas para diminuir a velocidade.
A Pirelli por mais uma vez fornecerá a gama intermediária de pneus, desta forma os times terão à sua disposição os pneus: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).
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— Pirelli Motorsport (@pirellisport) March 13, 2023
A prova do ano passado foi realizada com a estratégia de apenas uma parada, os pilotos deram preferência para começar a corrida com os pneus médios e seguiram aos compostos duros. Max Verstappen venceu a prova ao realizar a sua parada na volta 16, sendo acompanhado por Charles Leclerc e Carlos Sainz. Sergio Pérez foi o piloto que conquistou a pole, mas perdeu a ponta na 14 quando os pit-stops começaram.
Para Jeddah as equipes apostam em uma configuração diferente daquela usada no Bahrein. No início da temporada as equipes tem a oportunidade de avaliar os seus carros em diferentes tipos de pista.
O nível de aderência neste traçado é médio, pois a área soprada para o traçado influencia diretamente no comportamento do carro ao ter contato com o asfalto. O nível de abrasividade não é tão alta, porém, os compostos são bem exigidos por conta da tração e frenagem, além da influência das forças laterais.
Por ser uma prova noturna, o TL2 é o momento que as equipes vão preparar os carros para a classificação e corrida, pois a atividade acontece no mesmo horário que as sessões principais. As outras atividades do fim de semana acontecem no final da tarde, desta forma as temperaturas ainda estão um pouco mais elevadas e não refletem o comportamento dos carros a noite.
“Para a rápida pista de Jeddah, confirmamos as mesmas escolhas de compostos do ano passado, pois mostraram uma consistência muito boa durante todo o fim de semana de corrida. Nas duas corridas realizadas até agora, o GP da Arábia Saudita tem sido bastante imprevisível por causa das frequentes intervenções do Safety Car e neutralizações, típicas de um circuito de rua. A estratégia de uma parada foi a opção mais rápida em 2022, quando um Safety Car levou a um pit-stop antecipado para a maioria dos pilotos, que terminaram a corrida com o pneu duro. Max Verstappen e Charles Leclerc lutaram muito nesta estratégia graças também à durabilidade dos pneus, com o piloto da Red Bull vencendo por menos de um segundo no final de uma grande corrida. As equipes também terão que trabalhar duro na configuração do carro, porque só terão os treinos livres para ajustar o equilíbrio nesta pista com os pneus mais recentes. A primeira corrida no Bahrein foi toda sobre tração e frenagem, mas Jeddah se concentra em forças laterais, com características completamente diferentes de Sakhir”, afirma Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli.
A Fórmula 2 dividirá mais uma vez a pista com a Fórmula 1, desta forma os pilotos da base vão enfrentar mais duas provas. A Pirelli fornecerá os pneus médios (faixa amarela) e roxos (supermacios), que são os mais indicados aos competidores.