Nesta quarta-feira (21) a Fórmula 1 estará no Circuito do Sakhir para a realização dos testes de pré-temporada. Foram programados três dias de atividades no Bahrein, para que as equipes possam verificar os seus carros.
Uma parte importante neste processo são os pneus usados ao longo da sessão. A Pirelli divulgou os pneus que estarão disponíveis ao longo da atividade.
Primeiro de tudo, cada uma das equipes terá 35 jogos de pneus à disposição, desta forma dentro do cronograma e do que será avaliado, eles podem selecionar os compostos que melhor vão se adequar aos dados que eles estão buscando.
Nesta temporada a Pirelli conta com cinco tipos de pneus disponíveis, após a eliminação do C0 da gama. O pneu C1 corresponde ao composto mais duro de 2024, enquanto o C5 é o pneu mais macio da gama.
Para os testes de pré-temporada as equipes tiveram a oportunidade de definir os compostos que vão trabalhar ao longo destes três dias de atividade.
A seleção completa está disponível na tabela publicada pela Pirelli, nela é possível observar que os times optaram por selecionar mais conjuntos C1, C2 e C3 – pneus que já serão trabalhados na primeira etapa do ano durante o GP do Bahrein.
Como os pneus C4 e C5 tem uma durabilidade menor neste traçado, optaram por ter pouquíssimos jogos à disposição. A McLaren foi uma das equipes que eliminou de vez o uso desses compostos no circuito do Sakhir, assim como a Alpine. A Aston Martin e a Racing Bulls ainda solicitaram dois jogos de pneus C4, mas desistiram de trabalhar com os pneus C5.
Na seleção da Alpine chama a atenção a quantidade de conjuntos do composto C1 a equipe escolheu, foram solicitados 11, bem superior a escolha que qualquer outro dos times realizou.
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Ao longo dos testes de pré-temporada é muito comum trabalhar a simulação de corrida e realizar stints maiores, com pneus que oferecem uma maior duração, as equipes ficam um pouco mais seguras por permanecer em pista.
Durante a primeira etapa do ano, o C3 será o pneu mais macio da gama, algo que também permitirá os times a avaliar a performance do carro em simulação de corrida, além de identificar a durabilidade deste composto com os novos carros.
A Haas já confirmou que utilizará a pré-temporada para verificar a degradação dos pneus, algo que atrapalhou bastante o time ao longo de 2023 e tirou a possibilidade de obter mais pontos. Ao longo do último campeonato o time até realizou uma porção de boas classificações, mas a dificuldade de gerenciar os pneus, prejudicou o desempenho em pista.
Cada uma das equipes conta com dois conjuntos de pneus de chuva extrema e chuva intermediária disponíveis para os três dias de atividade.