lll Capa: Rafa Catelan
Pelo terceiro ano consecutivo a Fórmula 1 aumentou a audiência na televisão e plataformas digitais, em comparação com os números da temporada anterior. Quem disse que a categoria não tem público?
O público global que assiste a categoria pela televisão ficou em 1,922 bilhões, o maior desde 2012 o que representa um aumento de 9% em relação ao público de 2018. E mais uma vez os cinco principais mercados que consomem a Fórmula 1, ficaram entre Brasil, Alemanha, Itália, Reino Unido e Holanda, todos eles passam dos 100 milhões. Entre os 20* principais países a Polônia chamou a atenção pelo aumento foram 256%, isso provavelmente estava ligado a volta de Robert Kubica para a categoria. Estados Unidos (+ 7%) e China (+ 5%) também tiveram o seu aumento.
Dezenove dos vinte um Grandes Prêmios disputados tiveram aumento com relação a temporada anterior. O GP da Itália foi o mais foi o maior neste ano com 112 milhões de espectadores, se tornando o melhor depois do GP do México de 2016. Três outras etapas passaram dos 100 milhões, Mônaco, Brasil e Alemanha, outros 14 países passaram dos 90 milhões, com uma audiência média de 91,5 milhões.
A Fórmula 1 ainda destacou o crescimento do público nas transmissões ao vivo (+ 7%) e classificação em + (5%).
Em 2019 o número dos usuários nas redes sociais da Fórmula 1 (Facebook, Twitter, Instagaram e Youtube) atingindo 24,9 milhões mais de 32,9% em comparativo a temporada de 2018. Este aumento também se deu nos minutos de vídeos assistidos que quase dobraram. O aplicativo que é mais uma forma de ajudar os espectadores a receber conteúdo e usufruir de outros recursos durante a transmissão também teve um aumento de + 152,3%.
A Fórmula 1 também apresentou dados sobre o podcast “Beyond the Grid” que está em sua segunda temporada, já são 43 episódios e 15 milhões de ouvintes em 2019.
Dados retirados do site da Fórmula 1.
* Os 20 principais mercados são, em ordem alfabética, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Indonésia, Itália, Holanda, Pan-América Latina, Pan-Oriente Médio, Rússia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
lll Lançamentos dos carros
11/02 – Ferrari
12/02 – Renault
13/02 – McLaren
14/02 – Alpha Tauri
14/02 – Mercedes