A última corrida da temporada 2020/21 da Fórmula E coroou Nyck de Vries como o primeiro campeão mundial da Fórmula E. O piloto da Mercedes chegou na 8ª posição, mas ficou com o título se aproveitando dos abandonos de seus concorrentes diretos.
Evans e Mortara se envolveram em um acidente ainda no grid e nem mesmo cruzaram a linha de largada. Jake Dennis abandonou logo depois após uma manobra de defesa de Buemi.
Norman Nato venceu pela primeira vez na categoria e Oliver Rowland conquistou o 2º lugar no que deve ser sua última corrida com a Nissan. Informações da imprensa internacional dizem que ele está de saída para a Mahindra.
Stoffel Vandoorne fechou o pódio e ajudou a Mercedes a conquistar o campeonato de construtores.
Sérgio Sette Câmara chegou na 18ª posição e Lucas di Grassi foi o 20º.
SAIBA COMO FOI A CORRIDA
O início do fim da temporada durou alguns metros, isso porque o carro de Mitch Evans apagou na largada e foi atingido por Mortara que não conseguiu desviar a tempo. O assustador acidente provocou uma bandeira vermelha antes mesmo de a primeira volta ser completada.
Os dois pilotos voltaram andando para os boxes, foram encaminhados para o centro médico e está tudo bem com eles.
We’re under a red flag in Berlin after a collision on the start line between two of our championship contenders – @mitchevans_ and @edomortara.
Great to see both drivers get out of the car ok. They will be going to the medical centre for checks!
🇩🇪 2021 @BMWi #BerlinEPrix pic.twitter.com/Ndg2aEJwOu
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 15, 2021
As posições dos líderes não mudaram por causa do acidente, porém mais atrás, Sette Câmara subiu de 12º para 9º e di Grassi ganhou uma posição, indo para o 16º lugar.
Entre os líderes do campeonato, Jake Dennis era o melhor colocado (8ª posição). Nyck de Vries estava em 12º e Robin Frijns, em 19º.
A relargada aconteceu em movimento, os líderes mantiveram suas posições, mas Jake Dennis se atrapalhou com o movimento de defesa de Buemi, errou a freada e bateu no muro da área de escape no fim da reta principal. A bandeira amarela total foi acionada e foram deduzidos 4 kW de potência de cada bateria.
The DRAMATIC restart to Round 15…
It’s all to play for in Berlin ⚡️
🇩🇪 2021 @BMWi #BerlinEPrix | @Niobium_Nb pic.twitter.com/bH2MvAnFo2
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 15, 2021
Bandeira verde ativada novamente, sem acidentes dessa vez. Norman Nato foi o primeiro a ativar o Modo Ataque e ultrapassou Vandoorne na volta seguinte.
Pascal Wehrlein entrou em investigação por ultrapassar sob bandeira amarela na primeira relargada, mas não foi punido.
Vencedores do Fanboost: Vandoorne, de Vries, da Costa, di Grassi e Evans.
No dia de acontecimentos atípicos, Sérgio Sette Câmara ultrapassou Félix da Costa para ganhar a 12ª posição e Tom Blomqvist usou o Modo Ataque para ganhar a 6º posição de de Vries. O piloto da Mercedes recuperou seu posto logo depois e Wehrlein também passou pelo NIO #88.
Na frente, Nato ultrapassou Vandoorne com o Modo Ataque ativado. O Mercedes #5 perdeu mais posições e caiu para 4º lugar. Sims pegou a posição de Rowland em bela ultrapassagem. Na volta seguinte, Rowland passou pela zona de ativação e voltou atrás de Vandoorne, recuperando a posição rapidamente.
Com 20 voltas completadas, os 10 primeiros eram: Nato, Sims, Rowland, Lotterer, de Vries, Vandoorne, Wehrlein, Blomqvist, Vergne e Buemi.
Di Grassi e da Costa disputavam a 12ª posição quando o brasileiro forçou a ultrapassagem e fez com que o português batesse no muro. Da Costa abandonou a prova e o Safety Car voltou à pista. Mais 3 kW foram reduzidos das baterias. O piloto da Techeetah aplaudiu di Grassi ironicamente quando os carros passaram pelo lugar do acidente.
SAFETY CAR DEPLOYED!
Reigning champ @afelixdacosta is out of the race…
🇩🇪 2021 @BMWi #BerlinEPrix | @Niobium_Nb
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 15, 2021
Na nova relargada, de Vries usou o Fanboost para tentar conquistar a 3ª posição de Sims, Lotterer aproveitou a manobra e mergulhou para ganhar a mesma posição. Vandoorne se juntou aos dois e os três andaram lado a lado. O “sanduíche de Lotterer” foi mais gostoso para Vandoorne que conseguiu a P3 de Sims. O piloto da Porsche ficou com o 5º lugar, seguido pelo companheiro de equipe. De Vries caiu para P7.
“AND THERE’S CONTACT!”@nyckdevries, @Andre_Lotterer and @AlexanderSims go three wide 🤯
Live timing 👉 https://t.co/PfsIBGoxYB
🇩🇪 2021 @BMWi #BerlinEPrix | @Niobium_Nb pic.twitter.com/TmwahJHB7a
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 15, 2021
Na penúltima volta, Lotterer e Sims travaram disputa roda com roda com o piloto da Porsche conquistando a 4ª posição.
Vitória de Norman Nato com Rowland e Vandoorne completando o pódio. Nyck de Vries foi ultrapassado por Sam Bird na última volta e chegou na 8ª posição, mesmo assim conquistou o título de primeiro campeão mundial de Fórmula E. A combinação dos resultados dos dois pilotos da Mercedes levou a equipe a ser a campeã entre os construtores.