A corrida da Fórmula 2 deste domingo (27) foi marcada por alguns incidentes, mas teve o seu desenvolvimento permito, graças as condições de pista que estavam bem melhores, quando comparadas com a situação vivenciada no sábado.
Clément Novalak conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2, conseguindo lidar com as confusões que foram vivenciadas nesta corrida. A Trident conseguiu fazer um bom trabalho nos boxes e a ação do Safety Car em pista também contribuiu para Novalak conquistar a vitória. Desde que assumiu a ponta, o piloto não foi mais incomodado pelos adversários, deixou Zane Maloney e Jak Crawford se resolverem pela segunda posição.
Maloney e Crawford completaram o pódio, nesta sequência, após as diversas tentativas de aproximação realizadas pelo piloto da Hitech.
Entre os postulantes ao título, a prova foi um completo desastre. Frederik Vesti que já tinha lidado no início da corrida com um incidente, ainda viu a equipe cometer um erro medonho e encaminhado para a pista com as rodas traseiras sem a fixação correta. Jack Doohan abandonou a corrida ainda na primeira volta, após rodar sozinho por conta dos pneus frios. Ayumu Iwasa por sua vez se envolveu em um incidente com Kush Maini, recebendo uma punição, mas o piloto também não fez uma boa corrida, para tentar uma rendição com uma prova de recuperação.
Théo Pourchaire era o único que parecia ter a sorte ao seu lado neste domingo, mas perdeu o controle do carro pouco depois de deixar os boxes. O francês estampou a barreira de contenção, danificando o carro e deixou a pista sentindo dores.
Depois de todos os conflitos, parecia que Victor Martins conquistaria pontos importantes, mas em um toque com Oliver Bearman, tirou o piloto da Prema da corrida e por consequência foi punido, despencando no resultado, para ocupar apenas a nona posição.
A Fórmula 2 encerra a sua passagem por Zadnvoort desta forma e retorna no próximo fim de semana em Monza para a realização da penúltima etapa do calendário.
Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 em Zandvoort
O sábado foi um caos na Fórmula 2, a categoria se preparou para a corrida Sprint, mas ela não conseguiu ser realizada como o esperado. Isack Hadjar terminou a corrida na primeira posição, mas o piloto não recebeu pontos, pois não tivemos uma volta limpa realizada pelos competidores, a tentativa de largada logo encaminhou a prova para a entrada do Safety Car. A chuva torrencial surgiu após a corrida ficar paralisada por 30 minutos, atrapalhando a duração do evento – que então deveria ser encerrado por tempo.
A prova do sábado saiu o completo oposto do que era esperado, bom para Théo Pourchaire que não viu os seus adversários ganhando pontos.
Para este domingo, a categoria de base se encontrou mais uma vez no Circuito de Zandvoort para a realização da corrida principal – tentando reparar os danos da não-corrida anterior.
A configuração do grid de largada deste domingo, foi obtida na sexta-feira e usada em sua configuração total neste domingo. Jak Crawford fez valer a sua pole conquistada, dividindo a primeira fila com Dennis Hauger. O novato, Joshua Mason ficou parado no grid quando a volta de formação foi realizada, desta forma o competidor foi removido para o pit-lane.
STARTING GRID
How we're lining up for Sunday's big race! 😍#DutchGP #F2 pic.twitter.com/wyBl1ZJjq0
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
A direção de prova optou por começar a corrida com a largada lançada, pois o traçado estava parcialmente úmido, por conta da chuva que caiu antes do início da sessão. Crawford conseguiu manter a ponta, enquanto Hauger e Maloney estavam se seguindo de perto, mas não arriscaram uma ultrapassagem. Instantes após a prova ser iniciada, o Safety Car retornou à pista, por conta de alguns incidentes pelo traçado.
Doohan perdeu o controle do carro quando tentou acelerar e rodou na pista, abandonando a corrida na sequência. Vesti também rodou, enquanto Bearman foi tocado por Juan Manuel Correa e também despencou no grid.
https://twitter.com/Formula2/status/1695710360735752210
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 1/40)
We're instantly back under Safety Car conditions as Bearman and Vesti go off at Turn 1 in the slippery conditions!#DutchGP #F2 pic.twitter.com/SXFCR2PBqb
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
O Safety Car deixou a pista no final da terceira volta, permitindo que o ritmo normal da corrida fosse reestabelecida. Crawford foi controlando a relargada, tentando escolher o melhor momento para não ser atacado por Hauger. O piloto da Hitech se manteve na ponta, seguido pelos outros adversários. Iwasa que disputava posição com Maini se tocaram, cometendo um erro com o adversário na cura 1 na sequência e tiveram que passar pelo traçado alternativo para retornar para a pista.
Ainda no quinto giro, os dez primeiros eram: Crawford, Hauger, Maloney, Correa, Hadjar, Pourchaire, Novalak, Verschoor, Bearman e Martins. Correa foi punido com dez segundos pela colisão com Bearman. O resultado do incidente com Vesti era bom para Pourchaire, pois o francês avançou no pelotão e ocupava o sexto lugar.
Neste momento da corrida, Maini, Leclerc, Boschung e Daruvala, já tinham passado pelos boxes substituindo os pneus já que começaram a corrida com os pneus de chuva. Na sequência Maloney e Martins cumpriram suas paradas obrigatórias. Iwasa também acabou punido pelo incidente com Maini.
A corrida seguiu e as paradas eram realizadas, com os pilotos começando a trabalhar com os pneus médios, compostos com uma durabilidade maior do que os macios. Crawford que era o então líder, abandonou a ponta, para fazer a sua substituição de pneus, mas retornou para a pista em desvantagem.
Na décima volta, Théo Pourchaire que estava nos boxes, quase acertou a traseira do carro de Hadjar. A parada da ART Grand Prix foi excelente, devolvendo o piloto francês na pista à frente do competidor da Hitech, ganhando a posição nos boxes. No entanto, pouco depois de deixar a área de pit-lane com os seus pneus frios, Pourchaire acertou o muro de contenção, danificando toda a sua corrida – prova que estava correndo muito bem para o francês até aquele momento.
O Safety Car precisou retornar ao traçado por conta do piloto francês. Instantes depois, Vesti era exibido pela transmissão rodando, o carro da Prema estava sem os dois pneus traseiros que não foram trocados adequadamente. Como o carro de Vesti ficou descalço, o Safety Car que já estava em pista atendendo o incidente de Pourchaire, também precisou trabalhar para a remoção do carro da Prema.
Let's recap:
– Pourchaire jumps Hadjar in the pits
– Pourchaire crashes out, bringing out the Safety Car
– Vesti loses BOTH REAR TYRES mere moments later😱😱😱#DutchGP #F2 pic.twitter.com/f7njtCZRk8
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
O medical car entrou na pista para anteder Pourchaire, após a batida o francês sentia dores na costela e não tinha deixado o carro completamente. Neste momento os dez primeiros eram: Novalak, Crawford, Maloney, Verschoor, Martins, Bearman, Daruvala, Hauger Hadjar e Fittipaldi.
Com a presença do SC em pista, o grid foi reorganizado, antes do ritmo normal da corrida ser reestabelecido. O Daruvala era observado pela direção de prova por conta da mudança de posição em Safety Car. Fittipaldi então apareceu na nona posição.
A relargada aconteceu no início da volta 17, com Novalak controlando o ritmo da corrida. O piloto da Tridente manteve a ponta, enquanto era pressionado por Crawdford, mas o piloto da Hitech foi ultrapassado por Maloney. Martins e Bearman disputavam pelo quinto lugar, foi neste momento que o piloto da Prema foi tocado e ao ser empurrado para o lado de fora da pista tocou no muro de contenção. Bearman passou pelos boxes para reparar o carro, mas precisou abandonar a corrida.
LAP 17/40
Martins makes contact with Bearman duelling for P5!
Bearman clobbers the barrier and is forced out of the race#DutchGP #F2 pic.twitter.com/uodelhnRsN
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
Daruvala foi punido com cinco segundos pela infração em Safety Car. Boschung também foi punido pelo mesmo tipo de incidente.
Novalak continuava na liderança, enquanto era seguido por Maloney e Crawford. Até esse momento da corrida da Fórmula 2, vários incidentes já tinham acontecido e marcavam o desenvolvimento da prova.
O DRS se manteve desabilitado até a 22 volta, quando a direção de prova permitiu o seu uso. Bom para Iwasa que tentava se livrar de Daruvala e conquistar a décima quinta posição.
As tentativas de ultrapassagem e os duelos se intensificaram, Correa e Nissany duelaram pela décima posição, na sequência foi Stanek e Leclerc que duelaram com o piloto da PHM.
A direção de prova fez mais uma interferência na corrida, optando por encerra-lá por tempo e não mais cumprindo as 40 voltas que foram programadas no início do evento.
Novalek estabeleceu uma boa diferença para Maloney e rumava para conquistar a vitória na corrida principal. Martins que era o quinto colocado, recebeu uma punição de 10 segundos, por conta daquela atitude tomada no duelo com Bearman que colocou o piloto da Prema para fora da corrida.
Adentrando nos últimos dez minutos de prova, os dez primeiros eram: Novalak, Maloney, Crawford, Verschoor, Martins, Hauger, Hadjar, Fittipaldi, Cordeel e Correa. Crawford tentava se aproximar mais do piloto da Carlin, trabalhando com o DRS para buscar a segunda posição. Mas no miolo do circuito o piloto da Hitech não consegui manter a performance para ser mais efetivo nesse duelo.
4 MINS TO GO
Maloney ⚔️ Crawford for P2
Which way does this intra-@redbullracing junior battle go?!#DutchGP #F2 pic.twitter.com/3T6DtEIH4o
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
Novalak conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2, após a equipe ter uma boa reação na troca de pneus, possibilitando o piloto da Trident assumir a liderança da prova. Mesmo com todas as investidas, Crawford não conseguiu concluir a ultrapassagem em Maloney e teve que se conter com o terceiro lugar depois de começar a corrida da pole.
TOP 10
A race that kept us guessing from start to finish 😅 But we finally know our points-scorers! Here they are…#DutchGP #F2 pic.twitter.com/03jxKgmksC
— Formula 2 (@Formula2) August 27, 2023
https://twitter.com/Formula2/status/1695763338158879005