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Novalak conquista primeira vitória na Fórmula 2 em corrida caótica na Holanda

Com uma estratégia que funcionou, Novalak assumiu a liderança da corrida e fez uma prova segura para conquistar sua primeira vitória na F2

A corrida da Fórmula 2 deste domingo (27) foi marcada por alguns incidentes, mas teve o seu desenvolvimento permito, graças as condições de pista que estavam bem melhores, quando comparadas com a situação vivenciada no sábado.

Clément Novalak conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2, conseguindo lidar com as confusões que foram vivenciadas nesta corrida. A Trident conseguiu fazer um bom trabalho nos boxes e a ação do Safety Car em pista também contribuiu para Novalak conquistar a vitória. Desde que assumiu a ponta, o piloto não foi mais incomodado pelos adversários, deixou Zane Maloney e Jak Crawford se resolverem pela segunda posição.

Maloney e Crawford completaram o pódio, nesta sequência, após as diversas tentativas de aproximação realizadas pelo piloto da Hitech.

Entre os postulantes ao título, a prova foi um completo desastre. Frederik Vesti que já tinha lidado no início da corrida com um incidente, ainda viu a equipe cometer um erro medonho e encaminhado para a pista com as rodas traseiras sem a fixação correta. Jack Doohan abandonou a corrida ainda na primeira volta, após rodar sozinho por conta dos pneus frios. Ayumu Iwasa por sua vez se envolveu em um incidente com Kush Maini, recebendo uma punição, mas o piloto também não fez uma boa corrida, para tentar uma rendição com uma prova de recuperação.

Théo Pourchaire era o único que parecia ter a sorte ao seu lado neste domingo, mas perdeu o controle do carro pouco depois de deixar os boxes. O francês estampou a barreira de contenção, danificando o carro e deixou a pista sentindo dores.

Depois de todos os conflitos, parecia que Victor Martins conquistaria pontos importantes, mas em um toque com Oliver Bearman, tirou o piloto da Prema da corrida e por consequência foi punido, despencando no resultado, para ocupar apenas a nona posição.

A Fórmula 2 encerra a sua passagem por Zadnvoort desta forma e retorna no próximo fim de semana em Monza para a realização da penúltima etapa do calendário.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 em Zandvoort

O sábado foi um caos na Fórmula 2, a categoria se preparou para a corrida Sprint, mas ela não conseguiu ser realizada como o esperado. Isack Hadjar terminou a corrida na primeira posição, mas o piloto não recebeu pontos, pois não tivemos uma volta limpa realizada pelos competidores, a tentativa de largada logo encaminhou a prova para a entrada do Safety Car. A chuva torrencial surgiu após a corrida ficar paralisada por 30 minutos, atrapalhando a duração do evento – que então deveria ser encerrado por tempo.

A prova do sábado saiu o completo oposto do que era esperado, bom para Théo Pourchaire que não viu os seus adversários ganhando pontos.

Para este domingo, a categoria de base se encontrou mais uma vez no Circuito de Zandvoort para a realização da corrida principal – tentando reparar os danos da não-corrida anterior.

A configuração do grid de largada deste domingo, foi obtida na sexta-feira e usada em sua configuração total neste domingo. Jak Crawford fez valer a sua pole conquistada, dividindo a primeira fila com Dennis Hauger. O novato, Joshua Mason ficou parado no grid quando a volta de formação foi realizada, desta forma o competidor foi removido para o pit-lane.

A direção de prova optou por começar a corrida com a largada lançada, pois o traçado estava parcialmente úmido, por conta da chuva que caiu antes do início da sessão. Crawford conseguiu manter a ponta, enquanto Hauger e Maloney estavam se seguindo de perto, mas não arriscaram uma ultrapassagem. Instantes após a prova ser iniciada, o Safety Car retornou à pista, por conta de alguns incidentes pelo traçado.

Doohan perdeu o controle do carro quando tentou acelerar e rodou na pista, abandonando a corrida na sequência. Vesti também rodou, enquanto Bearman foi tocado por Juan Manuel Correa e também despencou no grid.

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O Safety Car deixou a pista no final da terceira volta, permitindo que o ritmo normal da corrida fosse reestabelecida. Crawford foi controlando a relargada, tentando escolher o melhor momento para não ser atacado por Hauger. O piloto da Hitech se manteve na ponta, seguido pelos outros adversários. Iwasa que disputava posição com Maini se tocaram, cometendo um erro com o adversário na cura 1 na sequência e tiveram que passar pelo traçado alternativo para retornar para a pista.

Ainda no quinto giro, os dez primeiros eram: Crawford, Hauger, Maloney, Correa, Hadjar, Pourchaire, Novalak, Verschoor, Bearman e Martins. Correa foi punido com dez segundos pela colisão com Bearman. O resultado do incidente com Vesti era bom para Pourchaire, pois o francês avançou no pelotão e ocupava o sexto lugar.

Neste momento da corrida, Maini, Leclerc, Boschung e Daruvala, já tinham passado pelos boxes substituindo os pneus já que começaram a corrida com os pneus de chuva. Na sequência Maloney e Martins cumpriram suas paradas obrigatórias. Iwasa também acabou punido pelo incidente com Maini.

A corrida seguiu e as paradas eram realizadas, com os pilotos começando a trabalhar com os pneus médios, compostos com uma durabilidade maior do que os macios. Crawford que era o então líder, abandonou a ponta, para fazer a sua substituição de pneus, mas retornou para a pista em desvantagem.

Na décima volta, Théo Pourchaire que estava nos boxes, quase acertou a traseira do carro de Hadjar. A parada da ART Grand Prix foi excelente, devolvendo o piloto francês na pista à frente do competidor da Hitech, ganhando a posição nos boxes. No entanto, pouco depois de deixar a área de pit-lane com os seus pneus frios, Pourchaire acertou o muro de contenção, danificando toda a sua corrida – prova que estava correndo muito bem para o francês até aquele momento.

O Safety Car precisou retornar ao traçado por conta do piloto francês. Instantes depois, Vesti era exibido pela transmissão rodando, o carro da Prema estava sem os dois pneus traseiros que não foram trocados adequadamente. Como o carro de Vesti ficou descalço, o Safety Car que já estava em pista atendendo o incidente de Pourchaire, também precisou trabalhar para a remoção do carro da Prema.

O medical car entrou na pista para anteder Pourchaire, após a batida o francês sentia dores na costela e não tinha deixado o carro completamente. Neste momento os dez primeiros eram: Novalak, Crawford, Maloney, Verschoor, Martins, Bearman, Daruvala, Hauger Hadjar e Fittipaldi.

Com a presença do SC em pista, o grid foi reorganizado, antes do ritmo normal da corrida ser reestabelecido. O Daruvala era observado pela direção de prova por conta da mudança de posição em Safety Car. Fittipaldi então apareceu na nona posição.

A relargada aconteceu no início da volta 17, com Novalak controlando o ritmo da corrida. O piloto da Tridente manteve a ponta, enquanto era pressionado por Crawdford, mas o piloto da Hitech foi ultrapassado por Maloney. Martins e Bearman disputavam pelo quinto lugar, foi neste momento que o piloto da Prema foi tocado e ao ser empurrado para o lado de fora da pista tocou no muro de contenção. Bearman passou pelos boxes para reparar o carro, mas precisou abandonar a corrida.

Daruvala foi punido com cinco segundos pela infração em Safety Car. Boschung também foi punido pelo mesmo tipo de incidente.

Novalak continuava na liderança, enquanto era seguido por Maloney e Crawford. Até esse momento da corrida da Fórmula 2, vários incidentes já tinham acontecido e marcavam o desenvolvimento da prova.

O DRS se manteve desabilitado até a 22 volta, quando a direção de prova permitiu o seu uso. Bom para Iwasa que tentava se livrar de Daruvala e conquistar a décima quinta posição.

As tentativas de ultrapassagem e os duelos se intensificaram, Correa e Nissany duelaram pela décima posição, na sequência foi Stanek e Leclerc que duelaram com o piloto da PHM.

A direção de prova fez mais uma interferência na corrida, optando por encerra-lá por tempo e não mais cumprindo as 40 voltas que foram programadas no início do evento.

Novalek estabeleceu uma boa diferença para Maloney e rumava para conquistar a vitória na corrida principal. Martins que era o quinto colocado, recebeu uma punição de 10 segundos, por conta daquela atitude tomada no duelo com Bearman que colocou o piloto da Prema para fora da corrida.

Adentrando nos últimos dez minutos de prova, os dez primeiros eram: Novalak, Maloney, Crawford, Verschoor, Martins, Hauger, Hadjar, Fittipaldi, Cordeel e Correa. Crawford tentava se aproximar mais do piloto da Carlin, trabalhando com o DRS para buscar a segunda posição. Mas no miolo do circuito o piloto da Hitech não consegui manter a performance para ser mais efetivo nesse duelo.

Novalak conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2, após a equipe ter uma boa reação na troca de pneus, possibilitando o piloto da Trident assumir a liderança da prova. Mesmo com todas as investidas, Crawford não conseguiu concluir a ultrapassagem em Maloney e teve que se conter com o terceiro lugar depois de começar a corrida da pole.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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