Lando Norris conquistou a sua sexta pole da carreira neste sábado (21) em Singapura, o piloto da McLaren levou o carro para a primeira posição ao estabelecer 1m29s525. O britânico já vinha realizando um excelente trabalho ao longo do fim de semana, não deixou a bandeira vermelha atrapalhar a sua chance de começar a corrida da primeira posição.
Max Verstappen surpreendeu ao conseguir a segunda posição, anotando 1m29s728. Foi um fim de semana de altos e baixos para o holandês, mesmo com a sua primeira volta do Q3 deletada, ele conseguiu buscar uma forma de superar os adversários. Max nunca venceu em Singapura e no ano passado a Red Bull não conseguiu uma boa performance neste circuito.
Na largada de Singapura, Norris terá mais um desafio pela frente, manter a dianteira e não ser superado por Verstappen. O resultado vale pontos importantes nesta busca pela conquista do campeonato. Com Piastri distante, a McLaren vai dedicar a prova ao britânico, para faturar a vitória.
Lewis Hamilton ficou com o terceiro lugar, se a Mercedes tinha dúvidas sobre o seu desempenho, conseguiu superar o desafio imposto por essa pista, para estar na segunda posição. George Russell que passou o final de semana reclamando do carro, obteve o quarto lugar.
Oscar Piastri ficou apenas com o quinto lugar, com o segundo carro da McLaren. A grande surpresa da sessão é Nico Hülkenberg que obteve o sexto lugar com a Haas. Fernando Alonso foi o sétimo colocado, com a Aston Martin, acompanhado por Yuki Tsunoda.
A dupla da Ferrari que tinha tudo para ter uma performance melhor e estar entre os primeiros colocados, viveu alguns infortuneos no Q3. Começando por Carlos Sainz que bateu no início do Q3, sem nenhuma volta cronometrada completada. Charles Leclerc até conseguiu uma volta rápida, mas teve o seu tempo deletado, por extravasar os limites de pista na curva 2.
A Fórmula 1 retorna neste domingo (21) às 9h (pelo horário de Brasília) para disputa do GP de Singapura.
Saiba como foi a classificação do GP de Singapura
Após a realização do TL3, mais uma vez a McLaren mostrou que estava muito forte em 2024. Lando Norris dominou a última sessão de treinos livres, com sobra. Enquanto a Ferrari reclamou um pouco do seu desempenho, por conta da falta de aderência.
A Red Bull parece que tinha encontrado os caminhos com os pneus médios, mas quando instalou os pneus macios, as coisas não foram também bem como o esperado.
Q1
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 33 °C, com 29 °C no ambiente.
Com os boxes liberados, a dupla da Sauber, Alpine e Ferrari logo foram lançadas ao traçado, assim como Sergio Pérez. Os primeiros tempos começaram a surgir no traçado, Esteban Ocon anotou 1m32s635, porém, rapidamente Leclerc cravou 1m30s896 e ficou na liderança de forma momentânea.
Lando Norris iniciou a sessão com o tempo de 1m30s724, superando o monegasco 0s172. Enquanto Carlos Sainz cometeu um erro e precisou de uma terceira volta para chegar ao tempo de 1m30s988, para se tornar o quarto colocado.
Assim que todos os pilotos contavam com ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Verstappen, Piastri, Hülkenberg, Sainz, Alonso, Ocon, Magnussen e Tsunoda.
Na zona de eliminação estavam: Gasly, Bottas, Zhou, Colapinto e Stroll. Restavam pouco mais de seis minutos para o final, com alguns pilotos nos boxes, se preparando para uma nova saída.
Com Albon retornando com outro jogo de pneus macios, o piloto que era o décimo segundo colocado, subiu para a ponta com 1m30s679, massa pista tinha um potencial de evolução muito grande. Segundos depois, Norris cravou 1m30s002, contra 1m30s258 de Piastri. A dupla da McLaren mais uma vez comandava a sessão.
Restando poucos segundos para o final da sessão, Daniel Ricciardo tentou fugir da eliminação, mas foi superado por Ocon. Sainz saltou para o sexto lugar, conseguindo avançar ao Q2.
Eliminados
16) Daniel Ricciardo – 1m31s055
17) Lance Stroll – 1m31s094
18) Pierre Gasly – 1m31s312
19) Valtteri Bottas – 1m31s572
20) Zhou Guanyu – 1m32s054
Q2
Na próxima saída, Verstappen, Colapinto, Leclerc e Ocon estavam com pneus macios usados, enquanto o restante do pelotão apostou logo de cara em pneus macios novos.
Quando o primeiro ciclo de voltas rápidas foi encerrado, os dez primeiros eram: Hamilton, Norris, Russell, Leclerc, Piastri, Hülk, Tsunoda, Sainz, Pérez e Magnussen. Verstappen cometeu um erro na sua volta rápida e retornou aos boxes para instalar os pneus macios. Com apenas o terceiro setor roxo, o inglês estabeleceu a marca de 1m29s929, superando Norris em apenas 0s078, mas foi primeiro piloto a obter um giro na casa de 1m29s.
Com menos de 4 minutos para o final, Verstappen aproveitou a pista livre para cravar 1m29s680, o holandês foi o melhor no segundo setor, melhor que Hamilton por apenas 0s249.
Na zona de eliminação, Magnussen, Alonso, Albon, Colapinto e Ocon brigavam para ter uma vaga no Q1.
Com a movimentação na tabela, Pérez foi eliminado no Q2 e ainda foi superado pela dupla da Williams, ficando apenas com o décimo terceiro lugar para a largada.
Eliminados
11) Alexander Albon – 1m30s474
12) Franco Colapinto – 1m30s481
13) Sergio Pérez – 1m30s579
14) Kevin Magnussen – 1m30s653
15) Esteban Ocon – 1m30s769
Q3
O Q3 foi iniciado, mas apenas Piastri e Hülkenberg fecharam as voltas, pois o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Carlos Sainz perdeu o controle do carro na abertura da volta rápida, por conta do pneu frio e estampou a barreira de contenção. Com a necessidade de fazer a remoção do equipamento, a bandeira vermelha permaneceu por alguns minutos.
O fim de semana não foi muito caótico em Singapura, pois a única bandeira vermelha foi provocada por conta de um lagarto na pista.
O tempo anotado por Verstappen, foi deletado, pois ele completou o giro em trecho que as bandeiras amarelas já eram agitadas. Piastri era o líder com 1m30s037, com 1m30s848 de Hülkenberg.
Restavam pouco mais de oito minutos para o final da sessão quando a pista foi liberada, mas as equipes aguardavam o momento para ideal para completar apenas uma volta rápida.
Piastri foi o primeiro liberado ao traçado, restando apenas quatro minutos para o final. O australiano cravou 1m29s953, com Norris anotando 1m29s525, se tornando o tempo a ser superado.
A volta de 1m30s119 de Leclerc foi deletada por extravasar os limites de pista na curva 2. Verstappen tirou Hamilton do segundo lugar, com o tempo de 1m29s728, conta o 1m29s841 do piloto da Mercedes.
Russell levou o quarto lugar, com Piastri em quinto, Alonso obteve o sexto lugar, enquanto Tsunoda ficou em oitavo. A dupla da Ferrari talvez comece a prova dividindo a quinta fila, pela volta de Leclerc deletada e a batida de Sainz no Q3.
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