ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Na Hungria Jessica Hawkins se torna a primeira mulher em 5 anos a testar carro de F1

Após passar por preparação no simulador, Jessica Hawkins ganhou a oportunidade de guiar o AMR21 em sessão de testes preparada pela Aston Martin

Jessica Hawkins ganhou a oportunidade de guiar um Fórmula 1 moderno na Hungria, nesta última semana, a informação foi confirmada pela equipe nesta terça-feira (26).

A pilota que atualmente é embaixadora da Aston Martin, função que passou a ocupar em 2021. A competidora também conta com passagem pela W Series e também já trabalhou como duble.

Desde então, a Aston Martin tem possibilitado que Hawkins expanda o seu papel na equipe e se desenvolva. A pilota começou a realizar uma preparação no simulador da equipe em Silverstone em 20022, antes e ter a oportunidade de fazer testes em pista com um Fórmula 1.

Na Hungria, Jessica assumiu o AMR21 para completar várias voltas no circuito. Hawkins se tornou a primeira mulher a correr com um Fórmula 1 desde 2018, quando Tatiana Calderón teve a oportunidade participar de um dia de filmagens no México, conduzindo um Sauber C37. Na sessão realizada na Hungria também esteve presente Felipe Drugovich, piloto reserva e de testes da equipe Aston Martin.

Jessica Hawkins ganha a oportunidade de guiar um Fórmula 1 na Hungria – Foto: reprodução Aston Martin

“Quero agradecer muito a todos da equipe Aston Martin por confiarem em mim, que acreditaram em mim e me deram esta oportunidade. Precisei de muito sangue, suor e lágrimas para chegar aqui. Quando ouvi pela primeira vez que poderia ter uma oportunidade, mal pude acreditar”, comentou Jessica.

“Precisei manter isso em segredo há meses, o que foi muito difícil. Valeu absolutamente a pena e me deu uma visão realmente valiosa. Nada se compara à aceleração e frenagem de um carro de Fórmula 1 e, depois de olhar para o dados, estou muito orgulhosa do meu desempenho”, seguiu.

“Conduzir o AMR21 foi um sonho que se tornou realidade para mim e que estou pronta para realizar há muito tempo. Continuarei buscando por mais e, no processo, quero inspirar outras mulheres e mostrar que devem seguir o seu sonho, não importa qual seja.”

Sempre o questionamento sobre ter uma mulher na Fórmula 1 ganha forças, principalmente da forma como as categorias de base e as carreiras das mulheres foram geridas. Mulheres estiveram presentes no grid do passado da Fórmula 1, mas atualmente é difícil estipular uma data para termos uma mulher no grid da categoria.

O teste realizado por Jessica é um momento muito significativo para o time e para o esporte. Por várias vezes também nos questionamos quando as equipes começariam a dar oportunidades para que uma mulher realizasse testes.

Jessica Hawkins paerticipou de uma sessão de testes na Hungria – Foto: reprodução Aston Martin

“Este é um momento especial – tanto para a equipa AMF1 como para Jessica, que é um membro importante da nossa equipe de pilotos. Ficamos realmente impressionados com a preparação de Jessica para o teste – ela trabalhou muito duro com nossa equipe de simuladores e isso tornou fácil a decisão de colocá-la no AMR21”, disse Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin.

“Jessica aproveitou a oportunidade com muita maturidade, ela se acostumou rapidamente e encontrou um bom ritmo. Este foi um momento extremamente significativo na jornada de Jessica com a equipe AMF1 e estou satisfeito por podermos dar a ela o próximo passo em sua jornada de desenvolvimento, testando um carro moderno de Fórmula 1”.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo