ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Na casa da Red Bull, Max Verstappen conquista a pole para o GP da Áustria

Em mais uma forte exibição, Max Verstappen fatura a pole no Red Bull Ring. O holandês conquistou a sexta pole da temporada 2023

Nesta sexta-feira (30) Max Verstappen conquistou a sexta pole da temporada 2023 na Áustria, o piloto holandês imprimiu um ritmo forte e anotou 1m04s391 com a Red Bull. Verstappen repete o feito do Bahrein, Austrália, Mônaco, Espanha e Canadá, mostrando mais uma vez a capacidade da Red Bull.

O bicampeão mundial enfrentou certa dificuldade no Q2, por conta do tempo deletado. Os pilotos estão forçando bastante o carro no circuito, mas esse ano se tornou ainda mais complicado obter uma boa volta rápida no traçado. Diversos pilotos tiveram suas voltas deletadas, dando mais dramaticidade para a sessão.

Sergio Pérez teve todas as suas voltas rápidas do Q2 deletadas, desta forma o mexicano começará a corrida principal do domingo, ocupando apenas a décima quinta posição. Pérez que está em uma fase bem complicada na Fórmula 1, lidou com mais uma eliminação no Q2.

Charles Leclerc obteve o segundo melhor tempo, com a marca de 1m04s439, a Ferrari mostrou um bom ritmo na classificação e o monegasco ficou separado por apenas 0s048 do piloto da Red Bull. Carlos Sainz começará o GP da Áustria da terceira posição.

Lando Norris que está usando um pacote de atualizações no Red Bull Ring, representou a McLaren no quarto lugar. Lewis Hamilton foi o quinto colocado com a Mercedes, enquanto George Russell foi eliminado no Q2, por conta de voltas deletadas.

Com o cronômetro zerado, Leclerc, Sainz, Norris e Hamilton melhoraram as suas marcas, mas permaneceram nas posições que já ocupavam. Lance Stroll por sua vez superou Fernando Alonso com 1m04s893, conta 1m04s911 obtidos pelo espanhol. Nico Hülkenberg levou a Haas mais uma vez ao Q3, enquanto Pierre Gasly foi o nono colocado. Alexander Albon completou o Top-10 com o carro da Williams em mais uma forte exibição do piloto tailandês.

A classificação dessa sexta-feira é em decorrência do formato especial adotado pela Sprint. Para o sábado a chuva é esperada, desta forma podemos ter surpresas na nova classificação que será realizada – ela define o grid de largada da prova Sprint.

A Fórmula 1 retorna às 7h (pelo horário de Brasília) deste sábado para que a Classificação Shootout seja disputada.

Saiba como foi a Classificação do GP da Áustria 

Nesta sexta-feira os pilotos invadiram a pista outra vez, mas agora para definir o grid de largada do GP da Áustria. A classificação é no formato convencional, Q1, Q2 e Q3 e com duração de uma hora. A chuva não era uma grande preocupação nesta sexta-feira, mesmo com algumas nuvens surgindo entre as montanhas.

Quando a atividade foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 43°C, com 28°C no ambiente. A pista curta pode gerar um tráfego mais intenso, principalmente em momentos mais decisivos da sessão.

Max Verstappen superou Carlos Sainz ao final do TL1, o holandês não completou voltas com os pneus macios durante a sessão que foi usada para a preparação dos carros. Os pilotos se concentraram principalmente nas voltas em modo de simulação de corrida. A Red Bull optou por preservar os compostos que serão usados durante a classificação e final da classificação Shootout.

Q1

Assim que a pista foi liberada, rapidamente os competidores foram ao traçado usando os pneus macios.

A Haas abriu a tabela de tempos, Kevin Magnussen obteve 1m06s006, contra 1m06s040 obtidos por Nico Hülkenberg. A classificação seguiu e com isso, rapidamente Max Verstappen era o líder da sessão ao estabelecer 1m06s190, com a Red Bull.

Oscar Piastri se posicionou no segundo lugar ao anotar 1m05s893 com a McLaren, mas estava separado por 0s703 de Verstappen. Na curva 1, Valtteri Bottas atacou a zebra e perdeu o controle do carro, rodando na sequência, dessa forma imediatamente uma bandeira amarela entrou em ação marcando o ponto da ocorrência e na sequência ela evoluiu para a paralisação da sessão.

https://twitter.com/F1/status/1674797623323283457

O carro de Bottas voltou a funcionar e o piloto conseguiu retornar aos boxes sem precisar de ajuda dos fiscais. Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Pérez, Magnussen, Stroll, Leclerc, De Vries, Alonso, Tsunoda e Albon.

Um pouco antes da sessão ser reestabelecida, Max Verstappen teve o seu tempo de volta deletado por conta do limite de pista. Piastri saltou para a liderança e o holandês retornou para o final da tabela de tempos. Para completar, o tempo de Zhou, Gasly, Hamilton também tiveram os seus tempos deletados.

Os pilotos retornaram aos seus carros, Norris obteve 1m05s617 com a McLaren, o piloto britânico está avaliando nesse fim de semana um pacote de atualizações. Verstappen voltou para a ponta da tabela com 1m05s116, seguido por Sainz (1m05s339) e Leclerc (1m05s557).

Quando restavam apenas quatro minutos para o final da atividade, estavam na zona de eliminação: Hülkenberg, Albon, Ocon, Sargeant e De Vries. A disparidade entre Tsunoda e De Vries era observada, já que o piloto japonês ocupava a nona posição, no entanto, os tempos tinham potencial para evolução.

Norris voltou a surpreender, anotando 1m05s179, superando a dupla da Ferrari para ocupar o segundo lugar. Próximo do encerramento da atividade, Alexander Albon saltou para a oitava posição com 1m05s673. Com a evolução dos tempos, Tsunoda começou a perder terreno e foi eliminado.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 1m05s784
17) Zhou Guanyu – 1m05s818
18) Logan Sargeant – 1m05s948
19) Kevin Magnussen – 1m05s971
20) Nyck De Vries – 1m05s974

https://twitter.com/F1/status/1674803021669179392

Q2

Avançaram quinze pilotos para o Q2, Esteban Ocon conseguiu se salvar e assim a Alpine tinha dois carros na segunda parte da classificação. Os pilotos outra vez investiam nos pneus macios, apenas a dupla da Ferrari e Mercedes estavam com pneus macios usados, o restante investia em um novo jogo desses mesmos compostos.

Verstappen mais uma vez estava na ponta, o holandês anotou 1m04s955, mas imediatamente o seu tempo foi deletado por ter extravasado os limites de pista. Pérez também teve o seu tempo deletado, vários pilotos estavam lidando com esse problema no circuito, principalmente nas últimas curvas do traçado.

Norris então liderava a atividade com 1m05s038, seguido por Hülkenberg que anotou 1m05s362. Restando nove minutos para o término do Q2, os dez primeiros eram: Norris, Hülkenberg, Alonso, Sainz, Hamilton, Piastri, Leclerc, Russell, Stroll e Pérez, o restante dos pilotos não tinham tempo registrado na tabela – as marcas de Stroll e Pérez eram fáceis para desconsiderar pois estavam na casa dos 2 minutos.

O holandês anotou 1m04s951, para retornar à ponta. Sainz melhorou a sua marca quando instalou um novo jogo de pneus macios, desta forma anotou 1m05s036.

Restando apenas 4 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Norris, Leclerc, Hamilton, Gasly, Hülkenberg, Alonso, Albon e Russell. Pérez aparecia apenas na décima quinta posição que teve novamente a sua volta deletada.

Russell também entrou para a turma de pilotos com voltas deletadas e assim caiu para o décimo quarto lugar, Esteban Ocon entrou no Top-10.

Instantes antes do cronômetro zerar, Pérez saltou para o segundo lugar anotando 1m04s990, mas novamente o mexicano teve mais uma marca deletada. Além de Pérez, Alexander Albon, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Oscar Piastri e Esteban Ocon tiveram voltas deletadas no final da classificação

Eliminados

11) George Russell – 1m05s428
12) Esteban Ocon – 1m05s453
13) Oscar Piastri – 1m05s605
14) Valtteri Bottas – 1m05s680
15) Sergio Pérez – 2m06s688

https://twitter.com/F1/status/1674808857133023233

Q3

O Q3 era marcado novamente pelo uso dos pneus macios. Alexander Albon abriu a tabela de tempos ao anotar 1m05s823, com Verstappen estabelecendo 1m04s503 na sequência.

O holandês sobrava no traçado, Charles Leclerc conseguiu apenas 1m04s709, conta 1m04s927 de Carlos Sainz. Ao retornar para os boxes, Lance Stroll teve a sua volta rápida do Q3 deletada.

Com a pista vazia, Lewis Hamilton aproveitou para anotar a sua primeira volta rápida do Q3 1m05s061 para ocupar a quinta posição. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris, Hamilton, Alonso, Gasly, Albon, Hülkenberg e Stroll.

Antes do cronômetro zerar, Max Verstappen anotou 1m04s391 para conquistar a sexta pole da temporada 2023. Na sequência, Leclerc, Sainz e Norris melhoraram os seus tempos, mas se mantiveram nas posições. Stroll superou Alonso ao anotar 1m4s893 e assim faturou o sexto lugar.

Programação completa do GP da Áustria de 2023 – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo