ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Victor Martins conquista a pole da Fórmula 2 na Áustria. Fittipaldi é 6º

Durante a primeira tentativa, Victor Martins se destacava com o tempo que tinha obtido. O piloto seguiu até o final da classificação imprimindo um ritmo forte para garantir a pole

Nesta sexta-feira (30) a Fórmula 2 está na Áustria, usando o mesmo traçado que a Fórmula 1 disputará a 9ª etapa do Campeonato. A classificação da F2 foi bem agitada, mas também precisou de um pouco mais de atenção dos pilotos por conta da degradação dos compostos neste traçado.

A Pirelli optou por trabalhar com os pneus macios e supermacios no Red Bull Ring, diferente dos pneus médios que foram usados no ano passado. Com uma configuração mais macia de pneus e um asfalto quente, os pilotos não tinham como se arriscar muito.

Victor Martins trabalhou de forma segura no traçado e conquistou a pole, o piloto da ART Grand Prix começará a prova principal que será disputada no domingo da primeira posição. Frederik Vesti ficou com o segundo lugar, seguido por Théo Pourchaire.

Assim como na Fórmula 3, algumas voltas foram deletadas ao longo da atividade, correr na Áustria significa andar em um circuito curto e veloz, mas os pilotos também precisam ficar atentos aos limites de pista.

Como Ayumu Iwasa teve a sua última volta rápida deletada, o piloto que era o sexto colocado, caiu para a décima sexta posição, indicando que o competidor que participa pela luta do título da temporada 2023 terá mais um fim de semana difícil. Enzo Fittipaldi herdou a posição perdida por Iwasa, dessa forma o brasileiro começará a Corrida Principal da sexta posição, mas começa a prova Sprint como quinto colocado.

A Fórmula 2 retorna neste sábado, às 8h45 (pelo horário de Brasília), para a realização da prova Sprint.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Áustria

Pouco depois da Fórmula 3 deixar a pista, foi a vez da Fórmula 2 realizar a sua classificação. Enzo Fittipaldi liderou o TL1, depois de anotar 1m15s216, seguido por Victor Martins. A classificação da F3 foi agitada, principalmente por conta do trânsito que se formou no final da atividade, além disso, vários tempos foram deletados por conta de competidores que excederam os limites de pista.

Antes da atividade ser iniciada, Ralph Boschung estava ciente de uma punição, o piloto perde três posições no grid por não ter seguido as instruções do diretor de prova no TL1. Boschung foi investigado quando falhou na simulação de largada. A punição será aplicada na prova Sprint.

Quando a classificação começou a temperatura na pista estava na casa dos 46°C e 25°C no ambiente. Após seis minutos de atividade preparando os pneus, Martins surgiu na ponta com 1m14s926, separado por 0s151 de Fittipaldi.

Neste momento os dez primeiros eram: Martins, Fittipaldi, Verschoor, Pourchaire, Doohan, Hauger, Maini, Bearman, Correa e Cordeel. Após uma primeira volta rápida nos pneus supermacios, os pilotos foram preservando os seus compostos, para tentar obter uma marca melhor.

Restando 20 minutos para o final, foi a vez de Cordeel surgir na quarta posição, logo atrás de Doohan. O tempo de Fittipaldi foi deletado pela direção de prova por exceder os limites de pista, o mesmo aconteceu com Jak Crawford.

Após alguns minutos, tempos de volta foram deletados dos competidores. Enquanto os pilotos realizavam uma breve pausa nos boxes para preparar os carros para outra saída, os dez primeiros eram: Martins, Cordeel, Vesti, Pourchaire, Doohan, Hauger, Maini, Iwasa, Correa e Maloney. Hadjar enfrentou problemas no carro e estava andando lentamente pelo traçado, antes de retornar aos boxes. Quando chegou ao pit-lane, rapidamente a equipe começou a desmontar o carro para tentar arrumar o equipamento.

Martins não teve a sua volta prejudicada pelos limites de pista, então manteve a marca de m14s926, separado por 0s187 de Cordeel e 0s208 para Vesti.

Com a necessidade de preparar os compostos, os pilotos retornaram ao traçado quando restavam pouco mais de dez minutos para o encerramento da classificação. Fittipaldi estava sem tempo depois das marcas que foram deletadas, desta forma o brasileiro corria contra o tempo para acertar o problema.

Mesmo com um segundo setor não muito promissor, Fittipaldi anotou 1m14s953. Martins melhorou a sua marca para 1m14s643, Vesti saltou para o segundo lugar e era seguido por Pourchaire e Maini. Doohan era o quinto colocado, seguido por Fittipaldi. Cordeel despencou para a sétima posição. Leclerc, Daruvala e Crawford formaram o top-10.

Foi nesse momento, quando restavam menos de quatro minutos para o final, os pilotos foram se encontrando pelo traçado e o trânsito era observado. Fittipaldi que estava em volta rápida precisou tirar um pouco o pé, pois Daruvala extravasou os limites de pista e ao retornar para o traçado, atrapalhou o piloto brasileiro.

Antes do cronômetro zerar, Doohan melhorou a sua marca para 1m14s860, mas se manteve na quinta posição. Iwasa superou Fittipaldi quando anotou 1m14s953, desta forma, o piloto brasileiro precisou se contentar com o sétimo lugar.

Ao final da classificação algumas posições foram alteradas por conta de punições. Como foi o caso de Iwasa que teve a sua volta deletada, Fittipaldi então herdou o sexto lugar.

Hadjar perde três posições no grid de largada da prova Sprint, por ter atrapalhado a volta de outro piloto.

Resultado da classificação da Fórmula 2 na Áustria – Foto: reprodução
Horários da Fórmula 2 na Áustria – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo