ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen brilha outra vez na Áustria e conquista pole para a prova Sprint

Verstappen obteve outra primeira a pole, mas o holandês vai dividir a primeira fila com Sergio Pérez, depois de 'apagão' da Ferrari

Como um relógio que está muito acertado, Max Verstappen conquistou a pole da Classificação Shootout neste início de sábado (01), o piloto anotou 1m04s440, melhorando a sua marca depois que o cronômetro já tinha zerado.

Verstappen tem feito um ótimo trabalho na casa da Red Bull, o piloto se sentiu mais confortável nesse sábado e conseguiu evitar de uma forma melhor os limites de pista. Na sexta-feira Verstappen já tinha conquistado a pole para o GP da Áustria, mas terá Charles Leclerc ao seu lado no domingo.

Sergio Pérez, que enfrenta um pouco mais de dificuldade, ainda mais nesse fim de semana que as coisas não começaram bem para ele. O mexicano obteve a segunda posição e vai dividir a primeira fila da prova Sprint com o companheiro de equipe.

Lando Norris que vem apresentando um bom desempenho depois que as atualizações foram instaladas em seu carro, obteve a terceira posição para a prova Sprint. Nico Hülkenberg, assim como a Haas foram uma grata surpresa nessa classificação mais curta, os dois pilotos da equipe norte-americana conseguiram avançar para o SQ3. Hülkenberg obteve a quarta posição, enquanto Kevin Magnussen começa a prova em décimo.

Carlos Sainz faturou a quinta posição com a Ferrari, mesmo enfrentando problemas no início da classificação, o espanhol conseguiu chegar ao SQ3. Como a pista foi declarada molhada, Sainz participou da sessão normalmente, usando o pneu que tinha disponível. Charles Leclerc foi o sexto colocado, o tempo foi obtido com um pneu macio novo. O monegasco é investigado por ter atrapalhado Oscar Piastri – o piloto da McLaren ficou preso no SQ1 – Leclerc ainda pode receber uma punição. A Ferrari não conseguiu repetir o bom desempenho da sexta-feira, quando impressionaram no Red Bull Ring.

Fernando Alonso ficou com a sétima posição, o fim de semana na Áustria não tem sido tão produtivo para o espanhol, mas ao menos dessa vez ficou à frente do companheiro de equipe, Lance Stroll foi o oitavo colocado. Esteban Ocon faturou o nono lugar com a Alpine, representando o time francês no final da classificação, pois Pierre Gasly foi eliminado no SQ2.

Lewis Hamilton foi eliminado ainda no SQ1, o piloto não conseguiu encaixar uma volta rápida. A classificação foi dura para os pilotos da Mercedes, pois George Russell até se livrou da eliminação no SQ1, mas enfrentou problemas no carro e não participou da segunda fase da classificação.

A Fórmula 1 retorna às 11h30 (pelo horário de Brasília), para a disputa da Sprint.

Saiba como foi a Classificação Sprint Shootout

Ao final da sexta-feira choveu no Red Bull Ring, lavando a pista. O sábado também amanheceu chuvoso e no começo dessa classificação mais curta, o asfalto estava um pouco molhado e o clima era incerto. A temperatura na pista estava na casa dos 22°C, com 17°C no ambiente.

Carlos Sainz torcia para a chuva chegar ao final da classificação, pois o piloto ficou sem um jogo de pneus macios novos para participar do Q3.

SQ1

https://twitter.com/F1/status/1675082421849423879

Assim que a luz verde no final do pit-lane acendeu, os pilotos foram enviados para o traçado. A dupla da Williams assim como Piastri realizaram a sua primeira saída com os pneus intermediários usados para chuva. Grande parte do grid fez a sua primeira saída com os pneus macios, enquanto Max Verstappen, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen eram os únicos com os pneus médios novos – composto que precisa ser utilizado nesse momento da classificação.

No entanto, com a pista declarada como molhada, os times poderiam usar qualquer tipo de pneu durante o Q1, dessa forma as voltas feitas com os pneus macios seriam validadas.

Sainz precisou retornar aos boxes, depois que o seu carro passava por problemas mecânicos. Os competidores tinham 12 minutos para buscar as suas voltas e preparar os seus carros. Os primeiros tempos eram registrados com os pneus macios, Piastri liderava momentamente quando anotou 1m08s303. Com os pneus médios Verstappen registrou 1m08s646.

Restando cinco minutos para o final da classificação, George Russell passou pelos boxes para instalar os pneus médios. Os dez primeiros eram: Pérez, Hülkenberg, Verstappen, Russell, Hamilton, Sargeant, Ocon, Albon, Norris e Alonso.

Por conta da rápida evolução da pista, Hamilton saltou para a ponta, mas na sequência a sua volta foi deletada. O piloto inglês estava na luta para tentar buscar uma volta rápida. Norris por sua vez conseguiu melhorar a sua marca ao anotar 1m06s723. A dupla da Ferrari estava na zona de eliminação, Charles Leclerc tinha obtido apenas o décimo sexto tempo depois de anotar 1m08s829.

Com o cronômetro zerado Carlos Sainz cravou 1m06s187 para tomar a ponta da tabela de tempos. Lewis Hamilton não conseguiu uma volta boa e com isso foi eliminado na décima oitava volta, sendo alertado na sequência pela equipe. Charles Leclerc obteve apenas a décima quinta posição e só avançou para o SQ2, pois Hamilton não se salvou da eliminação. A pista mudou bastante, assim como as posições dos competidores.

Eliminados

16) Zhou Guanyu – 1m07s062
17) Oscar Piastri – 1m07s106
18) Lewis Hamilton – 1m07s282
19) Valtteri Bottas – 1m07s291
20) Logan Sargeant – 1m07s426

https://twitter.com/F1/status/1675086717546536961

SQ2

https://twitter.com/F1/status/1675088369586524160

Com o início do Q2, novamente os competidores apostaram nos pneus macios, deixando de lado a regra estabelecida que só permitia o uso dos pneus médios nas duas fases iniciais da classificação.

Rapidamente Max Verstappen foi buscar uma volta rápida, afinal o SQ2 tem duração de apenas dez minutos. O tempo do holandês era na casa de 1m05s624, seguido por Fernando Alonso que anotou 1m05s985, enquanto Lando Norris fazia uma boa sessão e surgiu no terceiro lugar com 1m06s009 em seu carro atualizado.

A Mercedes tentava resolver um problema no carro de George Russell para liberado para a pista, o britânico era o único piloto sem tempo neste momento da sessão. Na zona de eliminação estavam: Albon, Tsunoda, Gasly, De Vries e Russell. Verstappen liderava a tabela de tempos ao anotar 1m05s624, seguido por Pérez que obteve 1m05s836 para avançar para a terceira parte da classificação.

Ficou confirmado que a Mercedes não enviaria o carro de Russell para a pista, pois o time estava realizando a troca da barra de direção, depois que detectaram um problema entre o SQ1 e SQ2.

Restando cerca de dois minutos para o final, Esteban Ocon saltou para a ponta com 1m05s604, mas foi superado por Sainz que anotou 1m05s434. Max Verstappen teve uma volta deletada, mas na sequência cravou 1m05s371, para superar Sainz e Ocon.

Ao final da atividade, as câmeras revelaram que Hülkenberg em um incidente no pit-lane, o piloto passou por cima do seu próprio pneu e o carro praticamente foi catapultado. A situação seria avaliada pelos comissários ao final da classificação.

Eliminados

11) Alexander Albon – 1m06s152
12) Pierre Gasly – 1m06s360
13) Yuki Tsunoda – 1m06s369
14) Nyck De Vries – 1m06s593
15) George Russell – sem tempo

SQ3

Os dois pilotos da Haas estavam no SQ3 para disputar a próxima fase da classificação. Aguardando a saída do pit-lane, uma fumaça saiu do motor de Verstappen, mas o piloto seguiu normalmente para a pista.

O holandês, assim como Lando Norris tinham pneus macios novos para usar nessa fase da classificação. Curioso foi o fato de Nico Hülkenberg usar os pneus médios nesta primeira saída dos boxes.

Foi Max Verstappen que abriu a tabela de tempos ao anotar 1m04s613, seguido por Norris que tinha obtido 1m05s010 em sua primeira tentativa de volta rápida. Sainz que também não contava com pneus macios novos, optou por usar um composto médio novo nessa fase da classificação e com isso obteve o quarto tempo, após estabelecer 1m05s170, contra 1m05s080 de Sergio Pérez.

Alguns pilotos seguiram para os boxes, preparando os seus carros para uma nova saída, mesmo restando menos de três minutos para o encerramento do SQ3. Ao completar a sua primeira volta rápida com um jogo novo de pneus macios, Leclerc era o quinto colocado com a marca de 1m05s280.

Com o cronômetro já zerado, Verstappen chegou à marca de 1m04s440, seguido por Pérez que melhorou a sua marca para 1m04s933 para conquistar o segundo lugar. O mexicano conseguiu superar Lando Norris que não melhorou a sua última volta rápida.

A surpresa da classificação fica com o quarto lugar obtido por Hülkenberg e a Haas, tempo obtido com os pneus médios à frente da dupla da Ferrari.

https://twitter.com/F1/status/1675094724212817926

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo