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George Russell derrota McLaren e fatura a pole para o GP do Canadá

Depois do duelo com Max Verstappen na Espanha, Russell e o nerlandês vão dividir a primeira fila para a largada do GP do Canadá

George Russell brilhou na classificação para o Grande Prêmio do Canadá e conquistou a pole position com uma volta impecável de 1m10s899. O piloto da Mercedes superou Max Verstappen nos momentos finais da sessão, garantindo a posição de honra no grid com pneus médios, diante do composto macio usado por grande parte dos concorrentes.

A disputa pela pole foi acirrada, especialmente no Q3, com Verstappen liderando nas primeiras tentativas, mas sendo superado por Russell por 0s160 na última volta rápida. Oscar Piastri, atual líder do campeonato, também entrou na briga, mas teve que se contentar com o terceiro lugar na McLaren.

A Mercedes ainda celebrou um resultado expressivo com Kimi Antonelli largando na quarta posição, consolidando um sábado forte para a equipe. Lewis Hamilton apresentou uma performance sólida para ser o quinto colocado com a Ferrari, à frente de Fernando Alonso, que colocou a Aston Martin na sexta colocação.

Lando Norris, que teve um Q3 abaixo das expectativas após erros na última tentativa, largará da sétima posição. Charles Leclerc, com dificuldades para encaixar uma volta limpa, fechou a sessão em oitavo pela Ferrari, enquanto Isack Hadjar, da Racing Bulls, marcou o nono melhor tempo, mas foi punido em três posições por atrapalhar Carlos Sainz no Q1 — o que o fará largar da 12ª posição.

Alexander Albon completou o top-10 com um desempenho de recuperação após perder a tampa do motor de sua Williams ainda no início da classificação, causando um incidente curioso na reta principal.

Fora do Q3, Yuki Tsunoda enfrentará um domingo ainda mais difícil: o piloto da Red Bull foi eliminado em 11º, mas largará do fim do grid após ser punido com 10 posições por não respeitar bandeira vermelha durante o TL3. Franco Colapinto teve sua melhor performance desde o retorno ao grid e partirá da 12ª posição, herdando a vaga com a punição de Hadjar.

A dupla da Sauber teve desempenho discreto: Nico Hülkenberg ficou em 13º, seguido por Ollie Bearman e Esteban Ocon, que completaram os 15 primeiros. Gabriel Bortoleto, companheiro de Hülkenberg, não conseguiu avançar ao Q2 e sairá em 16º.

A grande decepção do dia foi Carlos Sainz, que ficou apenas com o 17º lugar na Williams, após ser atrapalhado por Hadjar. Correndo em casa, Lance Stroll também teve uma jornada difícil e partirá da 18ª posição. Fechando o grid, Liam Lawson e Pierre Gasly completaram a última fila, respectivamente.

Saiba como foi a Classificação do GP do Canadá

Os treinos livres foram movimentados até aqui, Lando Norris comandou o TL3, mas assumiu a ponta apenas no momento que realizou voltas rápidas com os pneus macios. A sexta-feira começou com Max Verstappen na ponta, enquanto George Russell comandou o TL2, desta forma, acredita-se que a classificação será bem disputada.

Na McLaren, Oscar Piastri estava com a configuração anterior do carro, enquanto Lando Norris deu preferência para as novas peças, dessa forma foi sentida uma diferença de desempenho entre eles no último treino livre.

O Circuito Gilles Villeneuve é bem desafiador, para obter os melhores tempos, é preciso passar perto dos muros, no entanto, isso também é um sinal para alguns acidentes ao longo da sessão.

Quando a sessão classificatória foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 45 °C, com 21°C no ambiente. Em classificações anteriores, onde o pneu macio C6 foi escalado, algumas equipes até usaram o pneu C5, para uma melhor gestão de temperatura, então existia essa expectativa para ver alguns competidores com esse composto.

Q1

Com o acesso ao traçado liberado, a dupla da Williams tomou rapidamente a pista, usando os pneus macios. No entanto, dupla da Alpine experimentava os compostos médios na primeira tentativa. No primeiro giro rápido de Pierre Gasly, o competidor obteve o tempo de 1m13s787, contra 1m15s789 de Colapinto. Outros competidores optaram por uma segunda volta de aquecimento dos pneus macios, antes de buscar a volta rápida.

Rapidamente George Russell atingiu a marca de 1m12s574, com os pneus macios, enquanto Andrea Kimi Antonelli com os médios, registrou 1m12s634. Na Aston Martin também existia uma diferença de pneus, Fernando Alonso usava os compostos de faixa amarela, enquanto Lance Stroll tinha em seu carro os pneus de faixa vermelha.

Restando dez minutos para o final do Q1, Oscar Piastri era o líder com 1m12s332, a surpresa neste momento era Stroll na segunda posição, separado por 0s185 do líder. Alonso registrava o terceiro melhor tempo, com a marca de 1m12s520.

Assim que todos os pilotos registraram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Hamilton, Russell, Leclerc, Stroll, Alonso, Antonelli, Hadjar e Norris. O neerlandês da Red Bull obteve a marca de 1m12s273, sendo liberado depois de todos os outros pilotos para a pista.

A classificação seguia movimentada, restando sete minutos, alguns pilotos já apostavam no segundo jogo de pneus, assim como Carlos Sainz e Franco Colapinto. Alonso, no quinto giro dos pneus médios, cravou 1m12s239.

Quando restavam 5m30s para o final da sessão, a atividade foi paralisada, pois a tampa do motor de Alexander Albon simplesmente explodiu. O tailandês era o décimo oitavo colocado e estava abrindo uma volta rápida quando o incidente aconteceu.

Em regime de bandeira vermelha, estavam na zona de eliminação: Sainz, Gasly, Albon, Bearman e Hülkenberg.

A pista foi limpa, com os ficais de pista fazendo a retirada dos restos do carro de Albon e assim o Q1 foi reestabelecido. Os pilotos não perderam tempo e retornaram ao traçado, Alonso e Stroll permaneceram com os pneus médios usados em seus carros.

Piastri entrou na marca de 1m11s939, mas foi superado por Norris que atingiu 1m11s826. Na sequência, Lewis Hamilton encaixou a Ferrari em terceiro, com 1m11s952. Os pilotos lutavam nos últimos segundos por uma vaga no Q2.

Alexander Albon saltou para o sétimo lugar, enquanto Carlos Sainz extravasou os limites de pista e precisou se contentar com o décimo sétimo lugar, para completar, o espanhol foi atrapalhado por Isack Hadjar. Tsunoda ficou no limite da eliminação, mas conseguiu o décimo quanto lugar. O japonês da Red Bull foi punido com a perda de dez posições no grid, por conta de uma infração em bandeira vermelha.

Eliminados

16) Gabriel Bortoleto – 1m12s385
17) Carlos Sainz – 1m12s398
18) Lance Stroll – 1m12s517
19) Liam Lawson – 1m12s525
20) Pierre Gasly – 1m12s667

Q2

Enquanto Gasly ficou na última posição, a Alpine conseguiu ser representada por Franco Colapinto na segunda fase da classificação.

Nesta fase da classificação Max Verstappen foi liberado com os pneus médios e atingiu o tempo de 1m11s638, para liderar a sessão. Lando Norris era o segundo colocado, com uma diferença mínima de 0s038 para o líder. Logo atrás estava Oscar Piastri, por conta do tempo de 1m11s715 com a McLaren.

Quando todos os pilotos registraram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Russell, Alonso, Antonelli, Tsunoda e Bearman. Além de Verstappen, Albon optou por experimentar os pneus médios no Q2 tentando fugir da eliminação.

Para os últimos três minutos, além de Albon, Russell instalou um novo jogo de pneus médios, assim como Alonso, Antonelli e Colapinto.

Com o cronômetro zerado, Alonso e Hadjar fugiram da eliminação.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m12s102
12) Franco Colapinto – 1m12s142
13) Nico Hülkenberg – 1m12s183
14) Oliver Bearman – 1m12s340
15) Esteban Ocon – 1m12s634

Q3

Os pilotos então partiram para finalizar o último duelo da classificação e definir o pole-position do evento. No entanto, a coisa começou ruim para a McLaren, com Lando Norris perdendo a sua primeira volta rápida, por extravasar os limites de pista. Piastri por sua vez, começou como o destaque, até Verstappen superar o australiano, com o tempo de 1m11s248.

Russell encaixou a Mercedes na terceira posição provisoriamente, ficando à frente de Andrea Kimi Antonelli, enquanto Norris tentava se recuperar, mas era apenas o quinto colocado. Leclerc, Alonso, Hamilton, Albon e Hadjar, completaram a sequência.

Charles Leclerc brigava para melhorar as suas condições, porém foi frustrado quando cometeu um erro no segundo setor. Do lado da McLaren, Piastri ainda tentava duelar pela pole e até se viu na primeira posição, mas outros competidores que vinham na sequência, vinham melhorando as suas marcas.

Verstappen passou primeiro e saltou para a ponta, mas Russell atingiu a marca de 1m10s89, para ocupar tomar a ponta.

Antonelli também fez um trabalho sólido e faturou a quarta posição, enquanto Hamilton precisou se contentar com o quinto lugar, ficando à frente de Fernando Alonso – em um sexto lugar sólido. Norris foi empurrado para a sétima posição.

Grid de Largada do GP do Canadá – Foto: reprodução Fórmula 1

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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