ColunistasDestaquesFórmula 1

Morre Sergio Marchionne, figura que deixou um grande legado para o automobilismo

Sergio Marchionne, ex-CEO da Fiat Chrysler (FCA), morreu aos 66 anos, nesta quarta-feira (25). Oficialmente a causa do falecimento foi uma embolia após a realização de uma cirurgia no ombro. No sábado, devido a complexidade do seu estado de saúde, a FCA e Ferrari tiveram que se reunir de maneira urgente para escolher os sucessores de forma antecipada em um conselho de administração.

Marchionne foi extremamente importante e sua história na FIAT teve início ainda em 2003, com um convite de Umberto Agnelli (herdeiro da família fundadora da montadora italiana), para fazer parte da administração da companhia. Em 2016, o italiano assumiu a presidência da Ferrari em um momento de crise da equipe.

(Jeep)

Em cerca de 14 anos de trabalho de Marchionne na indústria automotiva, ele tirou a montadora de uma crise e a transformou em uma sociedade com perspectiva e um plano industrial para 2022, pensando no seu futuro a longo prazo. Sua atitude visionária ainda trouxe a fusão salvadora para o grupo americano Chrysler da falência em 2009 e depois saber como relançar o Jeep, um dos ”carros-chefe” da companhia.

lll Ferrari

Marchionne assumiu a Ferrari no lugar de Luca di Montezemolo. No seu comando, o departamento técnico foi reestruturado, apostando em profissionais italianos. A recuperação da equipe se deu de forma crescente, ela teve grandes chances de disputar o título de 2016 ‘pau-a-pau’ com as tão temidas flechas de prata. Naquela temporada a equipe ainda lutava na tentativa de Sebastian Vettel conquistar um título com a scuderia italiana e retomar a liderança do campeonato de construtores.

(Ferrari)

Sergio Marchionne deixou uma pendência: a definição do companheiro de equipe de Sebastian Vettel para a próxima temporada, já que Kimi Raikkonen tem o seu contrato somente até o final de 2018.

Ele sempre vai ser lembrado pelos seus grandes feitos, olhar para o futuro e também belo uso do seu suéter preto, uma das suas também ”marcas registradas”.

R.I.P

https://twitter.com/fcagroup/status/1022161379632078849

https://twitter.com/MassaFelipe19/status/1022095986435477504

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo