ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Mercedes apresenta bom rendimento na classificação e George Russell fatura a pole para o GP do Canadá

Russell dividirá a primeira fila com Max Verstappen, pois os dois pilotos estabeleceram o mesmo tempo no duelo do Q3

Neste final de sábado (08) George Russell faturou a pole para o GP do Canadá, surpreendendo a todos, por conta do desempenho apresentando pela Mercedes no Circuito Gilles Villeneuve. O piloto inglês anotou 1m12s000 no início do Q3 e nenhum dos outros competidores conseguiu superá-lo. Russell fatura a sua segunda pole na carreira, a primeira aconteceu durante o GP da Hungria de 2022.

Max Verstappen começará a prova ocupando a segunda posição, o holandês anotou o mesmíssimo tempo de Russell. O piloto da Red Bull sofreu com altos e baixos nessa sessão, enfrentando certa dificuldade para avançar do Q2 para o Q3, mas conseguindo representar mais uma vez a equipe na primeira fila, no final da sessão.

Lando Norris conseguiu a terceira posição com a McLaren, melhorando em sua segunda tentativa de volta rápida no Q3, o piloto será acompanhado pelo seu companheiro de equipe, pois Oscar Piastri ficou com a quarta posição.

Daniel Ricciardo faturou a quinta posição para a largada com a Racing Bulls, seguido por Fernando Alonso da Aston Martin. Yuki Tsunoda que acaba de obter a sua renovação de contrato, foi o oitavo colocado. Lance Stroll começará a corrida de casa ocupando a nona posição, acompanhado por Alexander Albon que fechou o Top-10.

Em mais uma rodada Sergio Pérez não conseguiu avançar para o Q3, o piloto da Red Bull ficou apenas com o décimo sexto lugar.

Lembrando que Esteban Ocon tem uma punição para cumprir no GP do Canadá, depois da batida com Pierre Gasly em Mônaco, o piloto carregou uma punição referente a perda de cinco posições no grid de largada. Por ter faturado apenas o décimo oitavo lugar, começa a prova deste domingo ocupando a vigéssima posição.

A Fórmula 1 retorna amanhã, às 15h (pelo horário de Brasília) para a realização do GP do Canadá.

Saiba como foi a Classificação do GP do Canadá

Uma hora antes da classificação começar, choveu no circuito Gilles Villeneuve, lavando o emborrachamento que os pilotos construíram ao longo do TL3.

Na sexta-feira os pilotos enfrentaram as consequências da chuva no circuito, foi apenas no início deste sábado que eles tiveram a chance de avaliar a pista completamente seca, aproveitando o momento para fazer uma simulação de corrida mais sólida, além de avaliar o desempenho em simulação de corrida.

Q1

Quando a sessão iniciou não chovia na pista, mas o tempo tinha fechado e as chances de chuva aumentavam. A temperatura no traçado estava na casa dos 32 °C, com 20 °C no ambiente.

Os pilotos e equipes apostavam nos pneus macios para a saída ao traçado. Max Verstappen rapidamente surgiu na ponta ao anotar 1m15s194, mas o holandês foi superado por Lando Norris que cravou 1m14s585. Lance Stroll imprimia um bom ritmo correndo em casa, anotou 1m14s519 com a Aston Martin.

Carlos Sainz cometer um erro enquanto buscava a sua volta rápida e precisou arriscar um segundo giro.

Assim que todos os pilotos contavam com ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Stroll, Ricciardo, Russell, Magnussen, Sargeant, Tsunoda, Sainz, Piastri e Albon.

Restavam menos de 10 minutos para o final e vários pilotos permaneciam no circuito, exigindo mais dos pneus macios. Verstappen cravou 1m13s368, superando o tempo de Norris em 0s173. Lance Stroll seguia em um ritmo forte, ocupando a quarta posição.

A tabela de tempos mudava rapidamente, estavam na zona de eliminação faltando 8 minutos para o final da classificação: Hamilton, Pérez, Gasly, Ocon e Zhou. No entanto, instantes depois, Hamilton saltou para o terceiro lugar anotando 1m13s443.

Com o potencial de evolução do traçado, os pilotos começaram a retornar para a pista nos últimos cinco minutos de sessão usando um jogo novo de pneus macios.

A tabela de tempos voltou a ficar agitada, Hamilton fez uma volta excelente cravando 1m12s851. Max Verstappen conseguiu melhorar ainda mais a sua marca para ocupar a primeira posição com 1m12s360.

Sergio Pérez foi eliminado mais uma vez no Q1, com o tempo de 1m13s326, separado por quase um segundo do seu companheiro de equipe. Alexander Albon conseguiu retirar Pérez do Q2, faturando o quarto lugar com a Williams.

Eliminados
16) Sergio Pérez – 1m13s326
17) Valtteri Bottas – 1m13s366
18) Esteban Ocon – 1m13s435
19) Nico Hülkenberg – 1m13s978
20) Zhou Guanyu – 1m14s292

Q2

Quando o Q2 iniciou, algumas gotas de chuva começaram a cair na pista. Os pilotos tentavam fazer o máximo para aproveitar a pista seca e usar os pneus macios, já que tinha a chance de a pista piorar nos próximos minutos.

Max Verstappen tentou negociar um espaço para entrar na linha rápida do pit-lane. Mas vários pilotos não deram uma folga por conta da mudança da regra.

Assim que todos os pilotos registraram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Leclerc, Alonso, Ricciardo, Tsunoda, Sainz, Verstappen, Hamilton e Magnussen. O piloto da Mercedes anotou 1m12s323.

Quando a primeira sequência de voltas rápidas foi encerrada, Verstappen aparecia na zona de eliminação, acompanhado por Stroll, Sargeant, Albon e Gasly.

Novamente, nos últimos cinco minutos de sessão, os pilotos foram enviados mais uma vez para a pista usando um novo jogo de pneus macios.

Nos últimos segundos os pilotos brigavam por um espaço no Q3. Hamilton cravou 1m11s979, enquanto Russell superou o companheiro de equipe anotando 1m11s742.

Com Albon obtendo o sexto lugar, a dupla da Ferrari foi eliminada no Q2. Leclerc e Sainz reclamaram da aderência do carro, por problemas no carro não vão disputar a pole, dada a mudança repentina da pista no final do Q2.

Eliminados
11) Charles Leclerc – 1m12s691
12) Carlos Sainz – 1m12s728
13) Logan Sargeant – 1m12s736
14) Kevin Magnussen – 1m12s916
15) Pierre Gasly – 1m12s940

Q3

O Q3 começou com pista seca, oito dos dez pilotos foram rapidamente para o traçado, enquanto a dupla da Mercedes aguardou um pouco mais de tempo antes de serem liberados para o circuito.

Após a primeira sequência de voltas rápidas, Russell liderava sendo um forte candidato para faturar a pole, com o seu 1m12s000, contra 1m12s280 de Hamilton. A dupla da Mercedes superou Verstappen e Piastri. Com o desempenho ruim de Norris, o piloto da McLaren era apenas o nono colocado.

A dupla da McLaren retornou rapidamente para a pista, enquanto as outras equipes ainda se preparavam nos boxes para mais uma rodada em busca da melhor volta.

Norris progrediu para 1m12s021, enquanto Piastri tinha 1m12s103 e momentaneamente ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Russell se definiu como o pole da etapa, enquanto Verstappen se estabeleceu no segundo lugar, com exatamente a mesma marca do piloto da Mercedes (1m12s000).

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo