Neste sábado (08) a Racing Bulls confirmou a renovação do contrato com Yuki Tsunoda. O piloto japonês terá a oportunidade de disputar a sua quinta temporada com a equipe.
No início da semana, Helmut Marko tinha confirmado a permanência de Tsunoda, mas o comunicado oficial do time aconteceu minutos antes do início da classificação do GP do Canadá. O piloto tem apresentado um bom desempenho neste ano, além de ter progredido desde a sua chegada à Fórmula 1.
O mercado de pilotos segue a todo o vapor, com as vagas sendo preenchidas. Além de Tsunoda, Sergio Pérez conseguiu a extensão do contrato por mais dois anos com a Red Bull.
“Estou muito feliz por permanecer na Visa Cash App RB e é uma sensação boa ter meu futuro decidido tão cedo neste ano. Por isso, quero agradecer a todos na Red Bull e na Honda que desempenharam um papel tão importante na minha carreira e continuarão a fazê-lo. A equipe tem um grande projeto de desenvolvimento pela frente e estou animado por fazer parte dele. É ótimo saber que todos apreciam todo o trabalho árduo que fiz e que a equipe acredita que posso ajudá-la a subir no grid”, comentou Yuki Tsunoda.
“Já fizemos progressos claros nesta temporada e isso realmente me motiva a dar sempre o meu melhor, é isso que continuarei a fazer com a VCARB.”
“No momento, estou concentrado nas restantes corridas desta temporada, com o objetivo de trazer para casa o máximo de pontos possível, sempre crescendo com a equipe, preparando o terreno para fazer ainda melhor no próximo ano”, disse Tsunoda.
LEIA MAIS: Em meio a falta de confiança em pilotos da casa, Pérez ganha renovação de contrato com Red Bull
Atualmente a Racing Bulls conta com 24 pontos, onde 19 deles foram conquistados por Yuki Tsunoda. Ricciardo carrega cinco pontos que obteve durante a prova Sprint em Miami, mas o australiano não conseguiu pontuar nas corridas principais.
O japonês começou a cobrar da equipe comprometimento, afinal, mesmo com o empasse envolvendo o rendimento de Sergio Pérez, o piloto mexicano conseguiu se manter com a Red Bull, enquanto Tsunoda se quer é cogitado para correr ao lado de Verstappen, pois o time não sente que ele está preparado para essa responsabilidade.
No momento a segunda vaga ao lado de Tsunoda é disputada entre Daniel Ricciardo e Liam Lawson. O australiano tem apresentado um ritmo abaixo do esperado e a pontuação mostra o pouco da dificuldade que o piloto tem em chegar na zona de pontuação. Lawson pode não estar no grid no momento, mas mostrou ser bem competente quando substituiu Ricciardo em cinco etapas no ano passado, quando o piloto titular fraturou a mão.
LEIA MAIS: F1 – Equipes revelam apostas para o grid da temporada 2025
“Observei com interesse o progresso de Yuki na Fórmula 1 antes mesmo de retornar a Faenza e tem sido impressionante, ano após ano. O avanço que ele deu este ano é simplesmente fenomenal e ele continua surpreendendo a todos nós, corrida após corrida”, comentou Laurent Mekies, chefe de equipe da Racing Bulls.
“Não há dúvidas sobre a sua velocidade natural, à qual agora adicionou uma abordagem muito mais madura e esta combinação faz dele um jogador muito rápido e consistente, e um grande jogador de equipe”, seguiu.
“Continuamos entendendo melhor o que ele precisa de nós e vice-versa, por isso estamos progredindo juntos, Yuki como piloto e a equipe, como Visa Cash App RB. Partilhamos as mesmas ambições, por isso existem vários bons motivos para continuarmos a nossa jornada juntos. Ele ainda tem muito para dar!”
Tsunoda deixou a Fórmula 2 e seguiu para a Fórmula 1 em 2021, o piloto japonês apresentou uma rápida ascensão no automobilismo, correndo por apenas uma temporada nas categorias de base. O que surpreendeu a AlphaTauri (na época) e a Red Bull, foi a velocidade de Tsunoda, levando a contratação do piloto japonês.
Desde o começo inconsistente e marcado por alguns erros, Tsunoda foi encorajado a melhorar, passando por um treinamento mais rígido e se posicionando de uma forma melhor na equipe. Os feitos do competidor são notáveis e o resultado é a sequência de pontos conquistada em 2024.
“Yuki se formou nos programas Red Bull e Honda Junior Driver e é graças ao bom trabalho de todas as partes que ele conseguiu atingir seu nível atual de desempenho. Como diz o ditado, ‘nunca mude uma equipe vencedora’, por isso temos o prazer de confirmar Yuki como parte do nosso futuro. Ele é um trunfo valioso dentro e fora das pistas de corrida, pois sua natureza envolvente o tornou muito popular entre os fãs de todo o mundo. Estamos entusiasmados por ele ficar conosco”, comentou o CEO da RB, Peter Bayer.
A Racing Bulls não informou a extensão do contrato com Tsunoda, mas o competidor estava tentando pleitear uma renovação que garantisse a sua permanência por ao menos dois anos na equipe.