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Max Verstappen sobra e conquista a pole para o GP do Catar

Verstappen precisou apenas de uma volta rápida para se estabelecer como o pole da sessão. Dupla da McLaren tem resultado comprometido após marcas que foram deletadas por conta dos limites de pista

Nesta sexta-feira (06) Max Verstappen se estabeleceu como o pole do GP do Catar. Com apenas uma tentativa de volta rápida no Q3, o piloto da Red Bull anotou 1m23s778, para faturar a 30ª pole da carreira.

Verstappen terá o direito de começar a corrida principal que será disputada no domingo ocupando a primeira posição. O ritmo do piloto está mais uma vez imbatível, ainda que tenha reclamado da aderência da pista no TL1 e se envolvido em algumas disputas durante a classificação.

O sábado começa com uma nova rodada de classificação, para estabelecer o grid da prova Sprint. Essa pode ser a oportunidade perfeita para Carlos Sainz (P12) e Sergio Pérez (P13) se recuperarem, pois os pilotos foram eliminados no Q2.

Ao final do TL3, Lando Norris era o segundo colocado, enquanto Oscar Piastri ocupava a quarta posição. Os tempos da dupla da McLaren foram deletados, Norris caiu para o décimo lugar, pois a sua primeira volta rápida no circuito também foi deletada. Por conta das áreas de escape generosas, o problema com os limites de pista voltaram a assombrar os pilotos neste fim de semana.

Piastri por sua vez, quando realizava a entrevista como o terceiro colocado da tabela, foi comunicado que o seu tempo também foi deletado, desta forma, o australiano começa a corrida do domingo ocupando a sexta posição.

George Russell dividirá a primeira fila com Verstappen, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O espanhol da Aston Martin estava buscando uma boa posição nesta atividade, mas outra vez refletiu a disparidade de desempenho com Lance Stroll, quando chegou ao Q3 e o canadense foi mais uma vez eliminado no Q1.

Charles Leclerc ficou com a quinta posição, acompanhado por Piastri e Pierre Gasly. Valtteri Bottas representou a Alfa Romeo no Q3, enquanto Norris completou o Top-10.

A largada do GP do Catar está programada para acontecer às 14h (pelo horário de Brasília) neste domingo. A Fórmula 1 retorna no sábado às 10h para realização da classificação Sprint; enquanto a prova de 100 km tem largada programada para às 14h30.

Saiba como foi a Classificação do GP do Catar

Pouco depois do TL1 ser realizado no entardecer do Catar, no Circuito do Losail, os competidores retornaram ao traçado, desta vez para disputar a classificação que definirá o grid de largada da prova que acontece neste domingo.

A primeira e única atividade livre no circuito, foi bem movimentada, pois os times estavam tentando identificar a durabilidade dos compostos, pois tem pela frente duas classificações e duas corridas.

Antes dos carros invadirem o grid, a temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 32°C no ambiente.

Q1

Com os boxes liberados, os pilotos avançaram para a pista. Apenas George Russell e Lewis Hamilton foram liberados com os pneus médios usados, enquanto os outros competidores apostavam nos compostos macios. Max Verstappen e a dupla da Ferrari usavam os pneus macios do TL1 nesta primeira saída.

Na liberação dos boxes, Pierre Gasly e Esteban Ocon se estranharam no pit-lane e a ação foi notada pela direção de prova.

Max Verstappen apareceu na ponta da tabela logo de cara, anotando 1m26s884. Na sequência, Fernando Alonso melhorou a sua marca anotando 1m26s715. Lando Norris superou o espanhol momentaneamente, mas teve sua marca de 1m36s043 deletada, após extravasar os limites na curva 5.

Restando dez minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Alonso, Ocon, Leclerc, Verstappen, Piastri, Tsunoda, Gasly, Sargeant, Pérez e Albon. Os tempos estavam melhorando rapidamente. A dupla da Mercedes abandonou a ideia de obter um tempo com os pneus médios e retornaram aos boxes para instalar os compostos macios.

Alonso passou a ocupar a primeira posição com a marca de 1m25s0685. Depois de ter a volta deletada, Norris se preparou para mais uma volta rápida, mas retornou aos boxes para substituir os pneus, antes de ser devolvido mais uma vez para a pista.

Enquanto Norris estava saindo dos boxes, os dez primeiros eram: Alonso, Russell, Hamilton, Bottas, Ocon, Leclerc, Verstappen, Sainz, Piastri e Tsunoda. Norris não pegaria uma pista tão livre, pois os competidores estavam retornando para a pista usando um novo jogo de pneus macios.

Trabalhando com os seus novos compostos, Leclerc passou a liderar com a marca de 1m25s452, no entanto, mesmo com o primeiro setor em amarelo, Lando Norris passou a ocupar a ponta cravando 1m25s131.

Os últimos três minutos de atividade eram bem dinâmicos. Verstappen obteve 1m25s007. Algumas voltas de aquecimento tinham o tempo deletados, pois os competidores extravasavam os limites de pista.

Alexander Albon conseguiu se livrar da zona de eliminação. Enquanto Fernando Alonso ocupava a terceira posição, Lance Stroll era apenas o décimo sétimo colocado. O piloto canadense deixou o carro furioso.

Com o encerramento do Q1, alguns pilotos eram investidados por não seguir as recomendações do diretor de provas.

Eliminados

16) Logan Sargeant – 1m26s210
17) Lance Stroll – 1m26s345
18) Liam Lawson – 1m26s635
19) Kevin Magnussen – 1m27s046
20) Zhou Guanyu – 1m217s432

Q2

No início do Q2, retornavam ao traçado os competidores com os pneus macios. Apenas a dupla da McLaren, assim como os pilotos da Ferrari e Verstappen, usavam pneus macios do Q1 para buscar a primeira volta rápida nesta fase da sessão.

Oscar Piastri abriu a tabela de tempos com a marca de 1m25s745, seguido de perto por Sainz que anotou 1m25s798, separados por apenas 0s053. A classificação tinha sequência, os competidores se estranhavam na pista, por conta do tráfego intenso pelo traçado.

Com todos os competidores completando ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Hamilton, Gasly, Alonso, Leclerc, Pérez, Tsunoda, Ocon e Albon. Por consequência, Sainz e a dupla da McLaren foram empurrados para a zona de eliminação.

Restando menos de três minutos para o final da sessão, os competidores eram liberados mais uma vez para a pista por suas equipes. A McLaren que estava pendurada, surpreendeu com Lando Norris registrando 1m24s685 para faturar a ponta, enquanto Oscar Piastri tinha a marca de 1m24s724, separado por apenas 0s039 do companheiro de equipe.

Sainz permanecia na zona de eliminação, o piloto da Ferrari estava ziguezagueando na pista e Verstappen quase acertou a traseira do piloto. O espanhol estava brigando com o carro desde o TL1, Sainz completou quatro voltas com os pneus macios e conseguiu apenas o tempo de 1m25s328, sendo eliminado.

Hamilton concluiu a sessão na ponta, com o tempo de 1m24s381 registrado. Max Verstappen ficou com a segunda posição, após superar a dupla da McLaren no final da atividade. Sergio Pérez teve a volta deletada e não conseguiu avançar ao Q3. O mexicano por sua vez, reclamou que o carro estava saindo muito de frente.

A dupla da Ferrari reclamava muito de o carro estar com a traseira instável. Sainz acabou eliminado da sessão e Leclerc perdeu espaço na tabela de tempos.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m25s301
12) Carlos Sainz – 1m25s328
13) Sergio Pérez – 1m25s462
14) Alexander Albon – 1m25s707
15) Nico Hülkenberg – 1m25s783

Q3

No início do Q3, os pneus macios mais uma vez eram usados nesta classificação que não tem obrigatoriedade de um determinado uso de pneus. Valtteri Bottas abriu a tabela de tempos com a marca de 1m25s586 – com pneus macios usados instalados em seu carro.

Lando Norris tinha mais uma marca deletada na pista por extravasar os limites de pista. Verstappen por sua vez era o líder da atividade ao estabelecer a marca de 1m23s778 com os pneus macios, indicando que ficaria com a pole nesta segunda edição do Catar.

A dupla da Mercedes surpreendeu ao aparecer na segunda posição com Lewis Hamilton e no terceiro lugar com George Russell. Oscar Piastri foi empurrado para a quarta posição ao registrar 1m24s540. Leclerc ocupava a quinta posição, seguido por Ocon, Alonso, Gasly e Bottas. Norris ocupava apenas a décima posição sem uma marca.

Nove dos dez competidores seguiram para a pista, Verstappen permaneceu nos boxes, confiante que manteria a pole.

Norris faturou o segundo melhor tempo, com a marca de 1m24s074, acompanhado por Russell que anotou 1m24s219. Piastri se estabeleceu na quarta posição, com o tempo de 1m24s228. Alonso precisou se contentar com a sexta posição.

As últimas voltas no traçado eram investigadas, por conta dos limites de pista. Lando Norris perdeu a segunda posição após a volta ser deletada, o piloto da McLaren caiu para a décima posição. Por fim, Oscar Piastri também teve a sua volta deletada ao final do Q3, enquanto dava a entrevista por ter ocupado a terceira posição.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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