Nesta sexta-feira (06) Max Verstappen se estabeleceu como o pole do GP do Catar. Com apenas uma tentativa de volta rápida no Q3, o piloto da Red Bull anotou 1m23s778, para faturar a 30ª pole da carreira.
Verstappen terá o direito de começar a corrida principal que será disputada no domingo ocupando a primeira posição. O ritmo do piloto está mais uma vez imbatível, ainda que tenha reclamado da aderência da pista no TL1 e se envolvido em algumas disputas durante a classificação.
O sábado começa com uma nova rodada de classificação, para estabelecer o grid da prova Sprint. Essa pode ser a oportunidade perfeita para Carlos Sainz (P12) e Sergio Pérez (P13) se recuperarem, pois os pilotos foram eliminados no Q2.
Ao final do TL3, Lando Norris era o segundo colocado, enquanto Oscar Piastri ocupava a quarta posição. Os tempos da dupla da McLaren foram deletados, Norris caiu para o décimo lugar, pois a sua primeira volta rápida no circuito também foi deletada. Por conta das áreas de escape generosas, o problema com os limites de pista voltaram a assombrar os pilotos neste fim de semana.
Piastri por sua vez, quando realizava a entrevista como o terceiro colocado da tabela, foi comunicado que o seu tempo também foi deletado, desta forma, o australiano começa a corrida do domingo ocupando a sexta posição.
George Russell dividirá a primeira fila com Verstappen, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O espanhol da Aston Martin estava buscando uma boa posição nesta atividade, mas outra vez refletiu a disparidade de desempenho com Lance Stroll, quando chegou ao Q3 e o canadense foi mais uma vez eliminado no Q1.
Charles Leclerc ficou com a quinta posição, acompanhado por Piastri e Pierre Gasly. Valtteri Bottas representou a Alfa Romeo no Q3, enquanto Norris completou o Top-10.
A largada do GP do Catar está programada para acontecer às 14h (pelo horário de Brasília) neste domingo. A Fórmula 1 retorna no sábado às 10h para realização da classificação Sprint; enquanto a prova de 100 km tem largada programada para às 14h30.
Saiba como foi a Classificação do GP do Catar
Pouco depois do TL1 ser realizado no entardecer do Catar, no Circuito do Losail, os competidores retornaram ao traçado, desta vez para disputar a classificação que definirá o grid de largada da prova que acontece neste domingo.
A primeira e única atividade livre no circuito, foi bem movimentada, pois os times estavam tentando identificar a durabilidade dos compostos, pois tem pela frente duas classificações e duas corridas.
Antes dos carros invadirem o grid, a temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 32°C no ambiente.
Q1
Com os boxes liberados, os pilotos avançaram para a pista. Apenas George Russell e Lewis Hamilton foram liberados com os pneus médios usados, enquanto os outros competidores apostavam nos compostos macios. Max Verstappen e a dupla da Ferrari usavam os pneus macios do TL1 nesta primeira saída.
Na liberação dos boxes, Pierre Gasly e Esteban Ocon se estranharam no pit-lane e a ação foi notada pela direção de prova.
Two by two out of the garage at Alpine 👀#F1 #QatarGP pic.twitter.com/GrJF3fjXxM
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Max Verstappen apareceu na ponta da tabela logo de cara, anotando 1m26s884. Na sequência, Fernando Alonso melhorou a sua marca anotando 1m26s715. Lando Norris superou o espanhol momentaneamente, mas teve sua marca de 1m36s043 deletada, após extravasar os limites na curva 5.
Restando dez minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Alonso, Ocon, Leclerc, Verstappen, Piastri, Tsunoda, Gasly, Sargeant, Pérez e Albon. Os tempos estavam melhorando rapidamente. A dupla da Mercedes abandonou a ideia de obter um tempo com os pneus médios e retornaram aos boxes para instalar os compostos macios.
Alonso passou a ocupar a primeira posição com a marca de 1m25s0685. Depois de ter a volta deletada, Norris se preparou para mais uma volta rápida, mas retornou aos boxes para substituir os pneus, antes de ser devolvido mais uma vez para a pista.
Enquanto Norris estava saindo dos boxes, os dez primeiros eram: Alonso, Russell, Hamilton, Bottas, Ocon, Leclerc, Verstappen, Sainz, Piastri e Tsunoda. Norris não pegaria uma pista tão livre, pois os competidores estavam retornando para a pista usando um novo jogo de pneus macios.
Trabalhando com os seus novos compostos, Leclerc passou a liderar com a marca de 1m25s452, no entanto, mesmo com o primeiro setor em amarelo, Lando Norris passou a ocupar a ponta cravando 1m25s131.
Os últimos três minutos de atividade eram bem dinâmicos. Verstappen obteve 1m25s007. Algumas voltas de aquecimento tinham o tempo deletados, pois os competidores extravasavam os limites de pista.
Track limits watch 👀
Several drivers are having their lap times deleted – Alex Albon being the latest 🤏#F1 #QatarGP pic.twitter.com/3M9fapVIyw
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Alexander Albon conseguiu se livrar da zona de eliminação. Enquanto Fernando Alonso ocupava a terceira posição, Lance Stroll era apenas o décimo sétimo colocado. O piloto canadense deixou o carro furioso.
Com o encerramento do Q1, alguns pilotos eram investidados por não seguir as recomendações do diretor de provas.
Eliminados
16) Logan Sargeant – 1m26s210
17) Lance Stroll – 1m26s345
18) Liam Lawson – 1m26s635
19) Kevin Magnussen – 1m27s046
20) Zhou Guanyu – 1m217s432
Q1 CLASSIFICATION
Verstappen pips Norris to P1 👀#F1 #QatarGP pic.twitter.com/8U5XvOtsMz
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Q2
No início do Q2, retornavam ao traçado os competidores com os pneus macios. Apenas a dupla da McLaren, assim como os pilotos da Ferrari e Verstappen, usavam pneus macios do Q1 para buscar a primeira volta rápida nesta fase da sessão.
Oscar Piastri abriu a tabela de tempos com a marca de 1m25s745, seguido de perto por Sainz que anotou 1m25s798, separados por apenas 0s053. A classificação tinha sequência, os competidores se estranhavam na pista, por conta do tráfego intenso pelo traçado.
Com todos os competidores completando ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Hamilton, Gasly, Alonso, Leclerc, Pérez, Tsunoda, Ocon e Albon. Por consequência, Sainz e a dupla da McLaren foram empurrados para a zona de eliminação.
Fine margins! 👀
Carlos Sainz, currently P14, will have to go again in Q2 after exceeding track limits #F1 #QatarGP pic.twitter.com/Ezpa3bRNdj
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Restando menos de três minutos para o final da sessão, os competidores eram liberados mais uma vez para a pista por suas equipes. A McLaren que estava pendurada, surpreendeu com Lando Norris registrando 1m24s685 para faturar a ponta, enquanto Oscar Piastri tinha a marca de 1m24s724, separado por apenas 0s039 do companheiro de equipe.
Sainz permanecia na zona de eliminação, o piloto da Ferrari estava ziguezagueando na pista e Verstappen quase acertou a traseira do piloto. O espanhol estava brigando com o carro desde o TL1, Sainz completou quatro voltas com os pneus macios e conseguiu apenas o tempo de 1m25s328, sendo eliminado.
Hamilton concluiu a sessão na ponta, com o tempo de 1m24s381 registrado. Max Verstappen ficou com a segunda posição, após superar a dupla da McLaren no final da atividade. Sergio Pérez teve a volta deletada e não conseguiu avançar ao Q3. O mexicano por sua vez, reclamou que o carro estava saindo muito de frente.
A dupla da Ferrari reclamava muito de o carro estar com a traseira instável. Sainz acabou eliminado da sessão e Leclerc perdeu espaço na tabela de tempos.
Eliminados
11) Yuki Tsunoda – 1m25s301
12) Carlos Sainz – 1m25s328
13) Sergio Pérez – 1m25s462
14) Alexander Albon – 1m25s707
15) Nico Hülkenberg – 1m25s783
Q2 CLASSIFICATION
Hamilton top of the shop 🔝
Sainz and Perez will start Sunday's race from P12 and P13 respectively 😮#F1 #QatarGP pic.twitter.com/zrziw5nY4s
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Q3
No início do Q3, os pneus macios mais uma vez eram usados nesta classificação que não tem obrigatoriedade de um determinado uso de pneus. Valtteri Bottas abriu a tabela de tempos com a marca de 1m25s586 – com pneus macios usados instalados em seu carro.
🟢 Q3 GREEN LIGHT 🟢
The battle for pole starts now! #F1 #QatarGP pic.twitter.com/gn7R1z7pCh
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Lando Norris tinha mais uma marca deletada na pista por extravasar os limites de pista. Verstappen por sua vez era o líder da atividade ao estabelecer a marca de 1m23s778 com os pneus macios, indicando que ficaria com a pole nesta segunda edição do Catar.
A dupla da Mercedes surpreendeu ao aparecer na segunda posição com Lewis Hamilton e no terceiro lugar com George Russell. Oscar Piastri foi empurrado para a quarta posição ao registrar 1m24s540. Leclerc ocupava a quinta posição, seguido por Ocon, Alonso, Gasly e Bottas. Norris ocupava apenas a décima posição sem uma marca.
Nove dos dez competidores seguiram para a pista, Verstappen permaneceu nos boxes, confiante que manteria a pole.
Norris faturou o segundo melhor tempo, com a marca de 1m24s074, acompanhado por Russell que anotou 1m24s219. Piastri se estabeleceu na quarta posição, com o tempo de 1m24s228. Alonso precisou se contentar com a sexta posição.
As últimas voltas no traçado eram investigadas, por conta dos limites de pista. Lando Norris perdeu a segunda posição após a volta ser deletada, o piloto da McLaren caiu para a décima posição. Por fim, Oscar Piastri também teve a sua volta deletada ao final do Q3, enquanto dava a entrevista por ter ocupado a terceira posição.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Russell joins Verstappen on the front row
Norris and Piastri both have final lap times deleted and start P10 and P6 respectively#F1 #QatarGP pic.twitter.com/XM4wXIP5LX
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023