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Max Verstappen encerra treino livre único do GP do Catar na liderança

Sendo a única sessão disponível para a verificação dos carros. Max Verstappen surge no final da sessão para terminar atividade na liderança

Neste fim de semana a Fórmula 1 está no Catar para a realização da 17ª etapa da temporada 2023. A categoria marca o seu retorno ao Circuito de Losail, pista que recebeu a F1 pela primeira vez em 2021.

Max Verstappen terminou a sessão na liderança, registrando 1m27s428 com os pneus macios, depois de experimentar os compostos mais velozes do fim de semana brevemente. A sessão foi bem agitada, pois está é a única atividade que possibilita verificações por conta do formato Sprint – quando os pilotos retornarem ao traçado, será para realizar duas classificações e duas provas.

No início da sessão, os times optaram por verificar os pneus médios e duros, se preparando para as corridas que serão disputadas (Sprint e prova principal). Com um asfalto bem abrasivo, era necessário obter os dados sobre a durabilidade e comportamento dos compostos disponíveis para esse fim de semana. Nos últimos minutos da atividade alguns pilotos tiveram a oportunidade de experimentar os pneus macios.

Carlos Sainz e Charles Leclerc foram os únicos pilotos que usaram todos os pneus disponíveis do fim de semana. A dupla completou a sessão com os pneus macios instalados e conquistaram as suas melhores marcas com eles. Sainz anotou 1m27s762 para ocupar o segundo lugar, acompanhado por Charles Leclerc que anotou 1m27s909.

A sessão foi bem movimentada e vários pilotos passaram pela ponta da tabela, incluindo Fernando Alonso. O espanhol completou a sessão ocupando o quarto lugar com a Aston Martin e está na expectativa por um resultado melhor no Catar.

Sergio Pérez foi o quinto colocado com o carro da Red Bull, seguido de perto por Yuki Tsunoda. Nico Hülkenberg apareceu na sétima posição, acompanhado por George Russell. Oscar Piastri e Lando Norris da McLaren completaram o Top-10.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação do GP do Catar, a atividade definirá o grid de largada da corrida do domingo.

Saiba como foi o TL1 do GP do Catar

Neste fim de semana a Fórmula 1 está no Catar para a realização da 17ª etapa da temporada 2023. Por conta do formato Sprint, as equipes contam apenas com o TL1 para verificar os seus carros e preparar os equipamentos para o restante do fim de semana.

A pista estava bem suja, por conta da areia. Mesmo com alguns mecanismos para tentar barrar a invasão da areia, ela era carregada pelo vento e se depositava no traçado. Com o início da atividade, os pilotos reclamavam da aderência dos pneus no asfalto e estavam brigando com os seus equipamentos.

Para aumentar a dificuldade de guiar neste traçado, as rajadas fortes de vento também era um fator que atrapalhava os competidores. As temperaturas estavam bem altas, na pista foi aferida na casa de 40°C, com 35°C no ambiente. A sessão acontecia no entardecer do Catar.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Gasly, Verstappen, Piastri, Norris, Hamilton, Alonso, Leclerc, Sainz e Pérez. Os pilotos foram inicialmente encaminhados para a pista usando os pneus médios e duros, focados em um Stint mais longo para a verificação dos pneus.

O asfalto foi recapeado, mas o nível alto de abrasividade foi mantido, desta forma, as equipes precisavam verificar a durabilidade dos pneus, para se preparar para a corrida Sprint e a prova principal que acontece neste domingo. Neste fim de semana a Pirelli fornece a gama dura de pneus, formada pelos compostos: C1, C2 e C3.

Pneus disponíveis para o GP do Catar – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Max Verstappen estava lutando bastante com o carro e já tinha extravasado os limites de pista em vários trechos. No entanto, por conta das áreas generosas de escape, os pilotos não tinham muito problema quando cometiam erros. Além disso, as zebras que delimitam o traçado, foram alteradas, para evitar que os competidores danifiquem a estrutura dos pneus e os assoalhos.

Os primeiros tempos foram aferidos na casa de 1m34s, mas com o andamento da sessão, os tempos começaram a cair. George Russell tinha a marca de 1m29s979, quando Fernando Alonso passou a ocupar a segunda posição após quinze minutos de atividade ao registrar 1m30s241. A pista estava em evolução, pois os pilotos completavam os seus giros e realizavam a limpeza da pista.

Max Verstappen melhorou a sua marca ao registrar 1m29s883 com os pneus duros, ocupando a primeira posição momentaneamente, mas foi superado por Russell que marcou 1m29s725 após 9 voltas com os pneus duros.

Depois de 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Alonso, Leclerc, Sainz, Hamilton, Pérez, Hülkenberg e Stroll. Do primeiro ao oitavo colocado, todos estavam com os pneus duros instalados. Entre os dez primeiros, apenas Hülkenberg estava com os compostos médios.

Antes dos pilotos retornarem para os boxes, Leclerc, Verstappen e Alonso melhoraram os seus tempos, o monegasco tomou a ponta com a marca de 1m29s082.

Para este fim de semana, apenas a Alpine, Alfa Romeo e AlphaTauri levaram novidades para o Catar. A maior modificação aconteceu no carro da Alpine, com o objetivo de melhorar a refrigeração do equipamento.

Com meia hora de sessão concluída, a dupla da Ferrari foi o primeiro time a avaliar um pneu diferente do início. No carro dos competidores foram instalados os pneus médios.

Oscar Piastri surgiu na ponta da sessão com a marca de 1m28s380, quando ainda usava o jogo de pneus duros. Com sete voltas nos compostos médios, Charles Leclerc assumiu a liderança com a marca de 1m28s104, enquanto Carlos Sainz era o quinto colocado.

Restando apenas treze minutos para o final, Alexander Albon foi o primeiro competidor a aparecer na pista com os pneus macios. Na sequência, Logan Sargeant também foi liberado com os pneus de faixa vermelha para o traçado. Albon cometeu um erro, extravasando os limites de pista quando experimentava o pneu mais rápido do fim de semana.

Albon melhorou o seu tempo registrando 1m29s498, mas Sargant conseguiu ainda uma marca melhor com o tempo de 1m29s201. As marcas começaram a despencar pelo uso dos pneus macios, no entanto. Pierre Gasly, Lance Stroll, Esteban Ocon, Lewis Hamilton, George Russell Fernando Alonso, Oscar Piastri e Lando Norris experimentavam pneus médios novos no final da sessão.

Alonso foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m27s919, com potencial ainda maior de evolução do traçado. Pérez que experimentava os compostos macios, assumiu o segundo lugar com o tempo de 1m28s016. Na sequência, Verstappen superou o Alonso anotando 1m27s428.

No final da sessão, o engenheiro do piloto holandês, pediu para o piloto forçar o carro ao máximo que fosse possível para que eles realizassem uma verificação. Verstappen tinha retornado aos pneus duros no final da sessão.

A dupla da Ferrari experimentou os três tipos de pneus, com Sainz e Leclerc saltando para o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Com o cronômetro zerado, a sessão foi encerrada com o teste de largada.

Alonso realizou um teste aerodinâmico para a Aston Martin, com o flow-vis espalhado em parte do assoalho, apenas para completar o cronograma da equipe.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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