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Max Verstappen domina treinos livres no Japão e encerra TL3 na liderança

O holandês é o favorito até o momento para conquistar a pole no Japão. A disputa provavelmente será acirrada no restante do pelotão

Neste sábado (23) a Fórmula 1 retornou ao circuito de Suzuka, para a realização do TL3, a última atividade avaliativa antes da classificação. Max Verstappen ocupou mais uma vez a ponta, sendo o destaque do fim de semana até o momento. O holandês estabeleceu a marca de 1m30s267, separado por 0s240 de Lando Norris.

A dupla da McLaren esteve mais próxima de Verstappen, podendo aumentar a disputa no momento que a classificação foi realizada. Os pilotos experimentaram algumas poucas voltas simulando os giros rápidos no circuito, revelando um grid que está bem próximo e pode proporcionar uma batalha pelas posições bem acirrada.

Grande parte do pelotão usou principalmente os pneus macios nesta atividade, verificando a durabilidade dos compostos em simulação de corrida e classificação.

Enquanto Lando Norris ocupou o segundo lugar, seguido de perto por Oscar Piastri, Sergio Pérez foi o quarto colocado, separado por 0s737 do companheiro de equipe. A dupla da Ferrari esteve mais contida nesta sessão, talvez renunciando a uma classificação mais forte no circuito para ter um ritmo melhor de corrida no domingo – Chales Leclerc por sua vez foi o quinto colocado, seguido por Carlos Sainz que ocupou o sexto lugar.

O que chama a atenção nesta tabela de tempos, são os parzinhos formados, os companheiros de equipe estiveram mais próximos, como também foi o caso de Lewis Hamilton e George Russell que ocuparam o sétimo e oitavo lugar, respectivamente na tabela. Fernando Alonso completou a sessão como nono colocado, seguido por Zhou Guanyu (décimo) da Alfa Romeo e Valtteri Bottas.

A classificação será realizada às 3h (pelo horário de Brasília) e definirá o grid de largada do GP do Japão.

Saiba como foi o TL3 do GP do Japão

Antes do TL3 ter início, a AlphaTauri confirmou que permanecerá com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo para 2024, enquanto Liam Lawson atuará como piloto reserva da equipe. O time italiano estava no embate de quais pilotos selecionar para o próximo ano, pois Lawson está fazendo um bom trabalho substituindo o australiano que está se recuperando após um acidente na Holanda.

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 44°C, com 28°C no ambiente. Os ventos estavam em 9 km/h se tornando um ponto de atenção para os competidores. Nesta atividade, os times têm pela frente um cronograma para preparar os carros para a corrida e os últimos ajustes para a classificação.

A Ferrari observou um bom ritmo de classificação na sexta-feira, mas novamente a degradação dos compostos seria um ponto de alerta para a equipe. No entanto, vários times também estão  sofrendo com os pneus, por conta das altas temperaturas e do próprio comportamento do asfalto.

Após cinco minutos, Carlos Sainz foi o primeiro piloto a ser liberado para a pista, no seu carro estava instalado um jogo de pneus macios novos. Charles Leclerc passou a ocupar a pista na sequência, com o mesmo tipo de pneus em seu carro.

O espanhol abriu a tabela de tempos ao anotar 1m32s001, mas na sequência Lecerc superou o companheiro de equipe entrando na casa de 1m31s963. Foi neste momento que a dupla da McLaren seguiu para a pista, acompanhados por Lance Stroll – o único piloto com os pneus duros instalados no carro.

Com quase quinze minutos de sessão, a Ferrari retornou aos boxes após três voltas com aquele jogo de pneus. Lando Norris saltou para a ponta da tabela, com a marca de 1m31s174, seguido por Oscar Piastri que anotou 1m31s891, separado por 0s717 do companheiro de equipe.

Aos poucos a sessão ficava mais movimentada, apenas Liam Lawson usava os pneus médios. Stroll ocupava o quinto lugar na tabela com a sua primeira marca com os pneus duros na casa de 1m33s683s.

Os tempos estavam altos, mesmo usando os pneus macios. Com 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Russell, Pérez, Piastri, Leclerc, Sainz, Magnussen, Hülkenberg e Ocon. Lawson alertava a equipe sobre os freios, mas o time orientou o piloto a permanecer na pista seguindo com o seu cronograma.

Com o andamento da sessão, Max Verstappen surgiu na ponta com a marca de 1m30s960 com os pneus macios, superando o tempo estabelecido por Lando Norris por 0s214. A dupla da Williams permanecia nos boxes. Sergio Pérez era apenas o sexto colocado com o segundo carro da Red Bull.

A atividade não estava tão movimentada como era esperado, os pilotos completavam poucas voltas, antes de retornar aos boxes. Quando a dupla da Williams foi liberada para a pista, Alexander Albon relatava uma certa dificuldade com os freios, mas logo surgiu na décima posição anotando 1m32s113 com os pneus macios. Logan Sargeant era o décimo quarto colocado com a marca de 1m32s467.

Após a conclusão da primeira meia hora de atividade, os dez primeiros na tabela de tempos eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Hamilton, Russell, Pérez, Piastri, Sainz, Magnussen e Albon. Os pilotos trabalhavam com a simulação de corrida, enquanto boa parte do grid ainda usava os pneus macios.

Nos últimos 20 minutos de atividade, alguns competidores foram retornando para a pista com um jogo de pneus macios, como foi o caso de Lando Norris, Oscar Piastri, Kevin Magnussen, Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Logan Sargean, Guanyu Zhou, Pierre Gasly e Lance Stroll. O canadense abandonava os compostos duros, para experimentar os pneus mais rápidos disponíveis para o fim de semana.

Os erros eram inevitáveis na curva 9 do circuito, os pilotos tentavam, se livrar de problemas neste trecho.

Podendo acelerar um pouco mais e avaliar a simulação de classificação, Piastri surgiu na ponta com o tempo de 1m30s555 com o MCL60. Na sequência Norris anotou 1m30s507. Fernando Alonso surgia no quarto lugar, enquanto a dupla da Red Bull e Ferrari não retornavam ao traçado. O espanhol da Aston Martin cravou 1m31s549, seguido por Guanyu com a marca de 1m31s668. Valtteri Bottas era o sétimo colocado com  1m31s699 aferido.

Adentrando aos últimos dez minutos de atividade, a tabela de tempos estava desta forma: Norris, Piastri, Verstappen, Alonso, Zhou, Leclerc, Bottas, Hamilton, Russell e Pérez. A dupla da Mercedes aproveitava o momento pra expermentar outro jogo de pneus macios novos. Lewis Hamilton passou a ocupar a quarta posição com a marca de 1m31s159, seguido de perto por Russell na quinta posição, com o tempo de 1m31s505.

Tendo a oportunidade de mostrar mais uma vez a força da Red Bull neste traçado, Max Verstappen retornou a ponta da tabela com 1m30s267, para superar a marca de Norris mais uma vez em 0s240. A dupla da AlphaTauri retornou para o final da tabela, com Lawson na décima nona posição, enquanto Tsunoda era apenas o vigésimo colocado.

A dupla também participou dessa simulação de classificação, com Charles Leclerc saltando para o quinto lugar (1m31s022), com Carlos Sainz no sexto lugar (1m31s137). Sergio Pérez conseguiu melhorar a sua posição na tabela, mas não era nada confortável, separado por 0s737 do companheiro de equipe.

Depois de trabalhar o aquecimento dos pneus, a dupla da AlphaTauri melhorou os seus tempos, Tsunoda passou a ocupar a décima quarta posição, com Lawson em no décimo sétimo lugar. Os tempos estavam bem próximos, excluíndo a Red Bull de Max Verstappen, a classificação provavélmente seria bem acirrada.

Nos últimos dois minutos de atividade, os competidores retornaram para  pista, para ter a oportunidade de treinar a largada. No encerramento do TL2 a prática não aconteceu, pois Pierre Gasly estampou o muro antes do cronômetro zerar, com o regime de bandeira vermelha sendo estabelecido.

Para finalizar as avaliações, Carlos Sainz encontrou com Lewis Hamilton na pista e aproveitou para avaliar a questão do vácuo.

A Mercedes realizava uma avaliação no carro de Russell, preparando o equipamento para a classificação.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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