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Martins supera punição para fatura vitória da Corrida Principal da F2 na Inglaterra

Uma corrida caótica, com forte atuação do Safety Car, marca a primeira vitória de Victor Martins na Fórmula 2

Victor Martins venceu neste domingo (09) na Inglaterra, o piloto da ART fez valer a sua pole, para começar a corrida da primeira posição. No entanto, o resultado não chegou de forma fácil, o piloto precisou lidar com as investidas de Ayumu Iwasa no começo da prova, além de superar uma punição de 5 segundos, para ocupar a primeira posição do pódio.

Ciente da punição, Martins precisou imprimir um ritmo forte depois da última atuação do Safety Car – abriu 5s6 de vantagem para Zane Maloney e assim recebeu a bandeira quadriculada na ponta, confirmando a vitória.

Os resultados da corrida podem sofrer alterações, com uma prova tão tumultuada, vários incidentes aconteceram e os comissários têm muito para investigar.

Zane Maloney tinha tudo para faturar a vitória neste domingo, mas não conseguiu manter a proximidade com Martins, precisou se contentar com a segunda posição. Théo Pourchaire realizou uma ultrapassagem decisiva em Arthur Leclerc para faturar a terceira posição e reduzir a distância para Frederik Vesti. O líder do Campeonato não completou a prova, pois danificou o seu carro em uma batida com Roman Stanek e Dennis Hauger.

Enzo Fittipaldi ficou com a oitava posição, depois uma corrida prejudicada pela ação do Safety Car, instantes depois que o brasileiro já tinha realizado a sua troca obrigatória de pneus.

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No sábado a corrida da Sprint da Fórmula 2 foi disputada em pista molhada, aumentando a dificuldade para os pilotos. Frederik Vesti conquistou a vitória, aproveitando o grid invertido da prova. O piloto da Prema apresentou um excelente desempenho e conseguiu se manter na ponta. Por conta do Spray no começo da prova, os competidores foram se enfrentando em uma pista traiçoeira.

Neste domingo quando a corrida foi iniciada, a pista estava seca, mas bem fria, a temperatura se encontrava na casa dos 21°C, com 15°C no ambiente. No entanto, as zebras ainda estavam molhada e alguns pontos do traçado que não são usado normalmente pelos competidores.

Victor Martins fez valer a pole conquistada na sexta-feira, dividindo a primeira fila com Kush Maini, enquanto Ayumu Iwasa e Jack Doohan estavam logo atrás deles. Enzo Fittipaldi começou a prova da sexta posição.

Largada autorizada, Martins conseguiu manter a ponta, mas rapidamente os duelos aconteciam pelo restante do pelotão. O piloto brasileiro fez uma excelente largada, acompanhando o ritmo de Bearman e assumiram a terceira e quarta posições, respectivamente. Para Martins o começo da prova não foi fácil, pois o piloto lidava com a pressão feita por Iwasa nos primeiros metros do asfalto. Na sequência foi a vez de Bearman escolher um traçado defensivo, tentando se manter na terceira posição.

Alguns pilotos apostavam nessa tocada mais agressiva, tentando aproveitar ao máximo a proximidade entre os competidores para buscar algumas ultrapassagens nesse começo da prova. O DRS foi liberado ainda na segunda volta, colaborando para os duelos.

Maini que tinha começado a prova da segunda posição, era o sexto colocado na segunda volta, depois de ter se atrapalhado no começo da prova. Vesti que venceu no sábado, ocupava a sétima posição. Ao atacar a brita, Hauger viu o mundo rodar perdendo o controle do seu equipamento.

Théo Pourchaire por sua vez, duelava com Hadjar pela nona posição, ainda no terceiro giro, o piloto francês concluiu a ultrapassagem. Fittipaldi precisava lidar com a aproximação de Doohan. Do terceiro ao oitavo colocado, todos estavam presos em um trenzinho de DRS, tornando as investidas um pouco mais complicadas.

Durante a quinta volta, antes da abertura da janela de box, os dez primeiros eram: Martins, Iwasa, Bearman, Fittipaldi, Doohan, Maini, Vesti, Maloney, Pourchaire e Hadjar. Após lidar com a pressão de Iwasa no começo da prova, Martins abriu mais de 4 segundos de vantagem para o segundo colocado da prova.

Ainda no quinto giro, Doohan faturou a quarta posição, realizando a ultrapassagem no piloto brasileiro. O duelo entre os competidores seguiu por mais alguns metros na corrida. Na sequência foi a vez de Maloney e Vesti duelarem pela sétima posição. Na abertura da sexta volta se lançaram aos boxes, Fittipaldi, Hadjar, Nissany, Crawford e Verschoor. Não demorou muito para o Safety Car surgir na pista por conta de Amaury Coordel, o piloto rodou e pouco depois o seu carro parou de funcionar.

Por conta do carro de segurança, Martins, Iwasa, Berman, Doohan, Maloney, Pourchaire, Daruvala, Stanek, Benavides e Hauger realizando as suas trocas de pneus dentro da janela de neutralização da prova. Claro que alguns pilotos estavam em estratégias diferentes e permaneceram em pista, como foi o caso de Leclerc, Novalak, Correa e Boschung.

Com as posições reorganizadas, os dez primeiros eram: Hadjar, Leclerc, Martins, Novalak, Correa, Boschung, Iwasa, Berman, Doohan e Maloney. Fittipaldi despencou para a décima quarta posição, tendo a sua troca de pneus atrapalhada, já que a de outros competidores aconteceu dentro da janela de SC, enquanto Fittipaldi fez a sua substituição um giro antes.

O período de Safety Car foi encerrado no final da 10 volta, mas chamou uma nova ação. Hadjar controlou a relargada, deixando Leclerc ser atacado por Martins que busca recuperar a ponta da prova. No final do pelotão batalhas aconteciam, desta forma não demorou muito para o Safety Car retornar à pista, dessa vez por conta de uma batida: Vesti tocou a traseira do carro de Stanek, enquanto o piloto da Prema foi tocado por Hauger. O piloto da Trident ficou parado no traçado. Os pilotos precisaram passar pelos boxes para a limpeza da pista.

Vesti foi se arrastando aos boxes para realizar reparos no carro e tentar se manter na prova. O piloto tentou retornar ao traçado, mas instantes depois a suspenção apresentou uma quebra e o piloto ficou parado pelo traçado. O SC permaneceria mais tempo a pista para que a equipe de pista realizasse o trabalho necessário.

Os dez primeiros eram: Hadjar, Leclerc, Martins, Novalak, Correa, Boschung, Iwasa, Bearman, Maloney e Pourchaire. Algumas investigações aconteciam ao longo da prova, como Iwasa e Bearman, por uma ultrapassagem em Safety Car.

A prova foi reestabelecida no final da volta 14, mas uma vez Hadjar controlou a relargada, tentando se manter mais uma vez na ponta, enquanto abandonava na segunda posição. Correa realizou a ultrapassagem em Novalak para assumir a quarta posição. Bearman estava atacando Daruvala pela décima posição.

Novamente por conta das proximidades, os competidores eram ainda mais agressivos. Fittipaldi que era o décimo quarto colocado, caiu para o décimo sétimo lugar, após extravasar os limites de pista e retornar ao traçado. Victor Martins foi punido com cinco segundos, após a direção de prova identificar que o piloto ganhou uma vantagem duradoura na pista após a largada.

Boschung e Maini, pilotos da Campos se tocaram, pouco depois de travarem um duelo direto com Bearman. A direção de prova aproveitou a nova entrada do Safety Car em pista para comunicar a punição de cinco segundos para Boschung.

Restando dez voltas para o final, os pilotos tentavam decidir os seus resultados. Novalak arricou uma tentativa de ultrapassagem em Iwasa, mas o piloto da Dams conseguiu se defender. Os dez primeiros eram: Martins, Maloney, Pourchaire, Leclerc, Iwasa, Novalak, Doohan, Daruvala, Correa e Bearman. Pourchaire foi ultrapassado por Leclerc na sequência, caindo para a quarta posição.

O piloto da Dams começou a realizar a aproximação em Maloney, buscando o segundo lugar. Martins era o líder da prova, o piloto da ART tentava abrir mais de cinco segundo de vantagem para o segundo colocado, tentando manter a vitória após a punição de cinco segundos que foi aplicada pela direção de prova.

Iwasa que tinha começado a prova em uma boa apresentação, não apresentava mais o ritmo do começo, com isso foi ultrapassado por Doohan. Verschoor e Daruvala foram punidos com cinco segundos por conta do excesso de velocidade no pit-lane.

Pourchaire tentava ultrapassar Leclerc para faturar o pódio na Corrida Principal. Martins estabeleceu mais de 4s8 de vantagem para Maloney durante a 25ª volta. Foi nesse exato momento que o francês da ART faturou a terceira posição. No giro seguinte, Leclerc cometeu um erro e caiu para a sexta posição. Iwasa foi beneficiado pelo erro de Leclerc, recuperando uma posição. Fittipaldi que era o décimo colocado e estava na zona de pontuação.

Na volta 27, Fittipaldi realizou a ultrapassagem em Correa, para assumir a nona posição. Bearman fez a ultrapassagem em Leclerc, pouco tempo depois Fittipaldi acompanhou o piloto da Prema, para faturar a oitava posição.

Martins avistou a bandeira quadriculada na primeira posição, seguido por Maloney e Pourchaire. Com as punições aplicadas após o final da prova algumas posições foram alteradas. Fittipaldi ficou com a oitava posição.

O resultado da corrida ainda pode ser alterado, por conta de mais investigações que aconteceriam no pós-corrida, inclusive envolvendo Zane Maloney.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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