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Leclerc surpreende na classificação do GP do México e estabelece a pole. Sainz completa a primeira fila

Max Verstappen era o favorito para obter a pole, mas o piloto holandês foi superado pela dupla da Ferrari. Charles Leclerc e Carlos Sainz conseguiram boas voltas rápidas na primeira tentativa do Q3 e vão dominar a primeira fila

Neste sábado (28) no México, Charles Leclerc conquistou a sua 22ª pole da carreira. A dupla da Ferrari surgiu no Q3 com um excelente desempenho, para surpreender a Red Bull de Max Verstappen. A dupla italiana estabeleceu a primeira fila, Charles Leclerc anotou 1m17s166, seguido por Carlos Sainz que anotou 1m17s233.

Max Verstappen precisou se contentar com a terceira posição, o piloto holandês até melhorou a sua marca na segunda tentativa de volta rápida do Q3, mas não foi o suficiente para superar Leclerc e Sainz. Com o tempo de 1m17s263 Verstappen abre a segunda fila do grid, depois de ter liderado todos os treinos livres do fim de semana.

A Ferrari não foi o destaque dos treinos livres, mas encontrou um bom desempenho para a última fase da classificação. Por outro lado, Daniel Ricciardo surpreendeu ao longo do fim de semana e conseguiu representar a AlphaTauri no Q3, com a marca de 1m17s382, ficando com o quarto lugar.

Sergio Pérez foi o quinto colocado quando era esperava um melhor resultado do piloto correndo em casa, o mexicano foi seguido por Lewis Hamilton – a Mercedes também não conseguiu um bom resultado. Oscar Piastri ficou com o sétimo lugar, levando um dos carros da McLaren para o Q3, já que Lando Norris foi eliminado no Q1. George Russell faturou a oitava posição e foi acompanhado pela dupla da Alfa Romeo que completou o Top-10, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.

O grid pode sofrer alterações, já que alguns pilotos estão sendo investigados por atitudes no Q3.

Saiba como foi a classificação do GP do México

Em um fim de semana sem Sprint, a classificação do GP do México aconteceu nesta tarde de sábado no Autódromo Hermanos Rodríguez. Max Verstappen liderou todas as sessões de treinos livres, mostrando um ritmo muito forte, mas o que realmente roubou a cena foi Alexander Albon andando entre os primeiros colocados.

A dupla da Ferrari não conseguiu realizar uma volta rápida limpa no traçado durante o TL3, desta forma não estiveram entre os 10 primeiros.

A Pirelli está usando a gama mais macia de pneus neste evento, diferente da gama dura de compostos que foi definida para ser trabalhada no GP do México do ano passado.

Independente da posição conquistada por Yuki Tsunoda na classificação, o piloto japonês vai começar a prova do final do grid, pois a AlphaTauri optou por realizar substituição de peças da unidade de potência usada no carro do competidor.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 46°C e 26°C no ambiente.

Q1

Com duração de 18 minutos, os competidores se preparavam para ir ao traçado. Kevin Magnussen, seguido pela dupla da Aston Martin e Pierre Gasly foram os primeiros a ocupar a pista. O piloto dinamarquês da Haas anotou a marca de 1m19s730, abrindo os registrou na tabela de tempos.

Pierre Gasly era o segundo colocado, com a primeira marca na casa de 1m19s773, mas no TL3 Alexander Albon e Max Verstappen chegaram no tempo de 1m17s.

Com a Red Bull em pista, Max Verstappen estabeleceu o tempo de 1m18s099, enquanto Sergio Pérez era o segundo colocado, separado por 0s454 do companheiro de equipe. Lewis Hamilton, George Russell, Oscar Piastri, Lando Norris e a dupla da Ferrari optaram por usar os pneus médios.

Hamilton ocupou a terceira posição registrando 1m18s677, enquanto Russell obteve o tempo de 1m18s893, seguido por Piastri com a marca de 1m19s440. Norris optou por abortar o seu registro com os pneus médios e seguiu para os boxes.

Daniel Ricciardo voltou a figurar entre os primeiros colocados quando obteve 1m18s341 usando os pneus macios. Valtteri Bottas se meteu na terceira posição (1m18s429) superano Pérez. Yuki Tsunoda auxiliava o companheiro de equipe, compartilhando o vácuo para melhorar o desempenho do australiano.

Sargeant teve a volta deletada e retornou para o final da tabela. Norris aguardou nos boxes até uma nova liberação ser possível. Restando menos de 6 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Ricciardo, Leclerc, Bottas, Pérez, Hamilton, Sainz, Alonso, Tsunoda e Russell. Na zona de eliminação estavam Stroll, Albon, Piastri, Norris e Sargeant.

Restando menos de quatro minutos para o final, os pilotos foram liberados mais uma vez para o traçado. Piastri saltou para o segundo lugar aferindo 1m18s241. Norris por sua vez, cometeu um erro, pois o carro parecia estar muito pregado no chão.

Fernando Alonso provocou uma bandeira amarela localizada na curva 10, atrapalhando outros competidores. O piloto espanhol rodou ao perder o controle da traseira do carro. Por conta do tráfego intenso, Sargeant não conseguiu espaço para abrir uma volta rápida e foi eliminado, enquanto Albon seguiu para o Q2.

Max Verstappen e George Russell serão investigados pós-classificação por ter segurado outros competidores no pit-lane. Outras investigações também eram conduzidas pelos comissários pois acreditavam que alguns pilotos não tinham respeitado o delta durante a volta lenta. Sargeant e Hamilton eram investigados por não ter respespeitado as bandeiras amarelas.

Eliminados

16) Esteban Ocon – 1m19s080
17) Kevin Magnussen – 1m19s163
18) Lance Stroll – 1m19s227
19) Lando Norris – 1m21s554
20) Logan Sargeant – Sem tempo

Q2

O Q2 tinha duração de 15 minutos e nesta atividade os pneus macios eram os protagonistas. Desta vez foi a dupla da Red Bull que abriu a tabela de tempos, Max Verstappen anotou 1m18s625, com Sergio Pérez obtendo 1m18s124, separados por 0s499.

Pérez começou a perder espaço na tabela de tempos, sendo derrotado por Oscar Piastri (1m17s874) e Daniel Ricciardo (1m18s016). Os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Ricciardo, Pérez, Bottas, Russell, Hamilton, Sainz, Leclerc e Zhou. Tsunoda era o único sem tempo, mas não era de muito interesse ter o piloto no Q3 por conta da punição. A dupla da Ferrari lutava para evitar uma possível eliminação.

Nos últimos três minutos os competidores foram liberados mais uma vez para a pista. Carlos Sainz fez uma volta muito ruim e ficou no limite da eliminação. Lewis Hamilton estabeleceu a melhor marca com 1m17s571, superando Verstappen. Com Alexander Albon avançando ao Q3, Zhou Guanyu foi eliminado. Fernando Alonso não chegou ao Q3 em mais uma prova.

Com os preparativos para o Q3 iniciados, Albon teve a sua última volta deletada por extravasar os limites na curva 2, desta forma a dupla da Alfa Romeo avançou para a próxima fase da classificação.

Eliminados

11) Pierre Gasly – 1m18s521
12) Nico Hülkenberg – 1m18s524
13) Fernando Alonso – 1m18s738
14) Alexander Albon – 1m19s147 (última volta deletada)
15) Yuki Tsunoda – sem tempo

Q3

Na disputa do Q3 os competidores contavam com 12 minutos. Nesta sessão os pilotos além de disputar a pole, estavam duelando pelas melhores posições para a largada. Bottas, Pérez e Hamilton tinham em seus carros pneus macios usados para a primeira saída do Q3.

Verstappen liderava com 1m17s286, enquanto Ricciardo surgiu na segunda posição com a marca de 1m17s382. Com a conclusão da volta da Ferrari, Charles Leclerc passou a ocupar a primeira posição estabelecendo o tempo de 1m17s166, acompanhado por Carlos Sainz que obteve 1m17s233.

Os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Ricciardo, Russell, Hamilton, Pérez, Piastri, Bottas e Zhou. O piloto chinês da Alfa Romeo foi o último a ser liberado para o traçado, desfrutando e uma pista livre.

Com a volta concluída, Zhou era o nono colocado, com a marca de 1m18s050.

Os competidores foram mais uma vez liberados ao traçado para tentar mais uma volta rápida. Sainz não conseguiu melhorar a sua marca. Pérez superou apenas Oscar Piastri.

Verstappen precisou se contentar com o terceiro lugar, pois a pole ficou com Charles Leclerc, mesmo com o holandês melhorando a sua marca, não conseguiu superar a dupla da Ferrari.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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