O Grid do GP do México, prova que será disputada neste domingo (29) precisou ser atualizado após a Aston Martin realizar mudanças no carro de Lance Stroll, o piloto canadense começará a prova do pit-lane. A largada está programada para acontecer às 17h pelo horário de Brasília.
Ainda no sábado
Após o encerramento da classificação do GP do México, os comissários da FIA precisaram investigar algumas condutas durante a sessão. Max Verstappen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e George Russell escaparam de punições.
Em novo episódio nesta temporada, alguns competidores foram obrservados travando a fila de saída do pit-lane, com isso atrasaram outros competidores. Novamente o tráfego intenso no traçado levantou a pauta sobre o delta que os pilotos precisam respeitar enquanto estão em um giro lento no traçado.
Para evitar maiores problemas e tomar uma distância para os outros competidores, Verstappen, Alonso e Russell permaneceram um pouco mais de tempo na saída do pit-lane, antes de se encaminhar ao traçado. Os comissários afirmaram que esses pilotos envolvidos agiram de boa-fé e deixando em primeiro lugar a segurança.
Também foi reconhecido que é necessário encontrar uma outra solução para a saída do pit-lane, mesmo que a abordagem do tempo mínimo de volta seja aplicado de forma correta, no entanto, neste momento eles ainda não sabem qual seria uma abordagem melhor.
No caso de Lewis Hamilton, o piloto foi investigado por não ter reduzido a velocidade em zona com bandeira amarela, mas pela telemetria do carro, o piloto tinha realizado uma redução de velocidade no mini setor ao entrar na curva 2 do traçado. O tempo gasto no trecho foi comparado com o tempo da sua volta anterior e com isso constaram que Lewis realmente tinha reduzido a velocidade, não infringindo nenhum regulamento com essa atitude. O inglês também foi absolvido.
O único piloto que não escapou de uma punição foi Logan Sargeant, com os comissários aplicando uma punição referente a perda de dez posições no grid de largada, além de dois pontos na superlicença. O motivo da punição foi que o competidor ultrapassou Yuki Tsunoda em um trecho que estava sinalizado com bandeiras amarelas, o piloto da Williams só poderia realizar a ultrapassagem após o painel de luz verde que ele identificou na pista.
Yuki Tsunoda já tinha uma punição em seu nome, sinalizada desde o início do fim de semana, pois a AlphaTauri optou por realizar a troca dos componentes da unidade de potência, além da caixa de marchas. Com as trocas sendo realizadas no início do fim de semana, o piloto da AlphaTauri não precisou ser encaminhado para largar do pit-lane.
O grid do GP do GP do México sofreu mais uma alteração neste domingo, horas antes da prova ser iniciada. A Aston Martin optou por realizar algumas mudanças durante o sistema de parque fechado no carro guiado por Lance Stroll, o competidor se classificou na 18ª posição.
O time fez uma substituição do assoalho, além de instalar uma asa traseira de especificação diferente, mudança no freio e uma alteração no sidepode. Como essas mudanças alteram a configuração do carro para a prova, Stroll será obrigado a começar a corrida do pit-lane. Nos Estados Unidos a Aston Martin também realizou mudanças no carro de Stroll e Alonso, tentando melhorar o desempenho dos carros, o canadense conquistou pontos naquela prova.