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Leclerc inicia fim de semana na Itália liderando o TL1, acompanhado por Sainz

Charles Leclerc lidera primeiro treino livre na Itália, comandando dobradinha na Ferrari na abertura do fim de semana

A Fórmula 1 está na Itália para a conclusão de uma rodada tripla. Os pilotos invadiram, a pista para as primeiras avaliações dos carros em Monza. Neste TL1 realizado na manhã de sexta-feira (09), os times se concentraram principalmente nos testes aerodinâmicos. Charles Leclerc foi o líder da atividade depois de anotar 1s22s410.

O grid do GP da Itália será formado por vários pilotos que contam com punições. Desta forma os times precisam dar uma atenção melhor ao ritmo de corrida, mas não podem descartar a classificação, pois os pilotos vão participar da definição do grid neste sábado.

Ainda é difícil apontar um favorito, pois mesmo nas voltas rápidas, o grid se mostrou ainda muito variado, por conta dos primeiros testes e avaliações.

Carlos Sainz fechou a atividade no segundo lugar, formando uma dobradinha da Ferrari com Leclerc. Na sequência se estabeleceram, George Russell e Lewis Hamilton com a Mercedes. Max Verstappen figurou nas primeiras posições, mas foi o quinto colocado, superando a dupla da Alpine que apresentou uma boa performance.

Esteban Ocon representou o time na sexta posição, seguido por Fernando Alonso. Yuki Tsunoda levou o carro da AlphaTauri para a oitava posição, acompanho por Valtteri Bottas da Alfa Romeo e Daniel Ricciardo da McLaren.

A Fórmula 1 retorna ao meio dia, pelo horário de Brasília para a transmissão do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP da Bélgica

Antes do início do GP da Itália, foi informado que Antonio Giovinazzi testaria pela Haas, assim como Nyck de Vries que foi escolhido para testar com a Aston Martin. O piloto holandês estava com os sensores para aferição do carro presa a parte frontal do carro.

Nesta primeira saída dos boxes, grande parte do grid usava os pneus duros e macios. A temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 25°C no ambiente. Rapidamente os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela de tempos.

Max Verstappen liderava com 1m25s230 depois de usar os pneus duros, foi acompanhado por Esteban Ocon que registrou 1m25s512 de pneus médios, enquanto Fernando Alonso anotou 1m25s593 com os pneus duros. Alguns pilotos cometiam erros, como foi o caso de Pierre Gasly com a AlphaTauri. O piloto francês também realizava testes aerodinâmicos, por conta do flow-vis espalhado na asa traseira do carro #10.

Com dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Ocon, Albon, Alonso, Pérez, Bottas, Leclerc, Ricciardo, Norris e Stroll. Alguns pilotos como era o caso de Ocon, Albon, Bottas e Ricciardo, avaliavam os pneus médios, enquanto Magnussen, Giovinazzi e Tsunoda trabalhavam com os pneus macios, o restante trabalhava com os pneus duros.

De Vries se limitava a avaliações aerodinâmicas, fazendo apenas algumas voltas de verificação, desta forma, após quinze minutos de atividade ele era o único piloto sem aferir tempo na pista. Conforma os tempos foram aferidos, a Haas mesmo com pneus macios, não conseguia descolar do final do pelotão, Magnussen ocupou a décima oitava posição, enquanto Giovinazzi era o décimo nono colocado, os únicos com tempos aferidos na casa de 1m26s.

Aproveitando as características de Monza, alguns times vão realizar a troca dos motores dos seus pilotos, como é o caso de Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda e Carlos Sainz que estão cientes de suas punições por troca de componentes do motor, mas outros pilotos podem aproveitar esse momento, como aconteceu na Bélgica. Max Verstappen também está passando por uma substituição do ICE, mas a Red Bull pode realizar novas trocas ao longo do fim de semana.

Após meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Albon, Ricciardo, Tsunoda, Magnussen, Alonso, Stroll, Ocon e Gasly. Ainda de pneus macios, Giovinazzi saltou para a décima segunda posição, ao registrar 1m24s673. Depois de uma breve pausa nos boxes os pilotos retornavam ao traçado com pneus macios para trabalhar as voltas rápidas.

Com o tráfego mais intenso na pista, alguns pilotos até se atrapalhavam durante as voltas rápidas. Alonso e Ocon seguiam brigando para ficar entre os dez primeiros, mas próximos dos ponteiros, o francês obteve 1m23s075, enquanto Alonso registrou 1m23s099.

Russell de pneus macios que era o terceiro colocado, saltou para o segundo lugar registrando 1m22s689, separado por apenas de 0s279 de Charles Leclerc. Pouco depois Sainz ficou com a segunda posição 0s077 atrás do monegasco. Após algumas voltas com pneus duros, De Vries instalou os macios, na tentativa de descolar do fim do grid.

Por conta da asa traseira ser uma peça muito importante neste traçado, várias equipes foram vistas trabalhando com o flow-vis para compreender melhor o fluxo de ar em seus carros.

Nos últimos minutos de atividade, ainda com a pista cheia, os pilotos começaram a investir em voltas em modo de simulação de corrida. De Vries deu continuidade ao seu trabalho, mas extravasou os limites de pista momentaneamente.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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