ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Porsche encerra negociações com Red Bull para entrada na Fórmula 1

A Porsche ainda busca uma outra equipe para entrar na categoria, mas neste momento encerra oficialmente as conversas com a Red Bull

Alguns rumores surgiram nas últimas semanas indicando que a Porsche não entraria na Fórmula 1 com a Red Bull. A confirmação ocorreu nesta sexta-feira (09) às vésperas do GP da Itália, através de comunicado.

A Volkswagen liberou a entrada da Porsche e Audi na categoria, as marcas aguardavam a divulgação do regulamento de motores de 2026 para confirmar sua participação. A Audi anunciou a sua entrada na Fórmula 1 no final de agosto, mas ele não foi acompanhado pela confirmação da Porsche.

A fabricante alemã também estava se preparando para a entrada na Fórmula 1, pois foi atraída pelos novos regulamentos de motores, além do caminho mais sustentável que a categoria busca e era uma questão fundamental para a Porsche.

Na Red Bull a Porsche viu a oportunidade para desenvolver o seu projeto, contando com uma boa infraestrutura, por conta do Red Bull Powertrains. Em julho também surgiram rumores apontando a possível aquisição de 50% da Red Bull Technology pela Porsche.

Porsche informa o encerramento das conversas com a Red Bull para sua entrada na categoria – Foto: reprodução Porsche

O impasse para o acordo não ter surgido, indica que principalmente Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey foram contra, desejando que a sede em Milton Keys permanecesse independente. Por outro lado, Ditrich Mateschtz, proprietário da Red Bull, apostava neste acordo com a Porsche.

“No decorrer dos últimos meses, a Porsche (Dr. Ing hc F. Porsche AG) e Red Bull GmbH mantiveram conversações sobre a possibilidade da entrada da Porsche na Fórmula 1. As duas empresas chegaram agora à conclusão de que estas conversações não serão mais continuadas”, informou a Porsche pelo comunicado emitido nesta manhã.

“A premissa sempre foi de uma parceria baseada em pé de igualdade, o que incluiria não apenas uma parceria de motores, mas também a equipe. Isso não pode ser alcançado. Com as mudanças de regras finalizadas, a categoria continua sendo um ambiente atraente para a Porsche, que continuará sendo monitorado.”

Sem um acordo, mas ainda com o desejo de não utilizar os motores fornecidos por outra empresa, a Red Bull talvez precise estabelecer um novo acordo com a Honda para além de 2025.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo