ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Inteligência artificial desenvolve design do troféu que premiará vencedor do GP do Canadá

Vencedor do GP do Canadá receberá um troféu que foi desenvolvido por meio da ferramente de inteligência artificial da Amazon

As inteligências artificiais (IA) estão ganhando cada vez mais espaço no dia a dia. Cada empresa de tecnologia tem realizado o aprimoramento da ferramenta para oferecer novos recursos aos usuários. A Fórmula 1 também será impactada.

A Amazon Web Services (AWS) parceria da F1 e patrocinadora do GP do Canadá, utilizará este fim de semana para divulgar sua ferramenta “IA Generativa”. O troféu que será usado para premiar o vencedor da 53ª edição do GP do Canadá teve o design formulado por uma IA.

Vários designs foram avaliados para a criação da peça, o troféu foi baseado no desenvolvimento do carro da F1 de 2022, a tecnologia de nuvem da AWS foi utilizada para chegar ao design. Ele representa o trabalho aerodinâmico que concebe um carro de F1, combinado aos detalhes que celebram o país de origem da corrida, incluindo uma folha de bordo e rio São Lourenço, que corta a cidade de Montreal.

A peça ganhou vida por meio de um ourives no Reino Unido, mesclando novas tecnologias.

Desde 2018, a Fórmula 1 mantém uma colaboração com a AWS para a fornecer gráficos para a transmissão, melhorando a comunicação da categoria com o público. Há ainda o F1 Insights, que oferece uma experiência de visualização aprimorada para os fãs, orientada por dados, que se tornou um aspecto fundamental da transmissão das corridas.

A categoria também está trabalhando com a Amazon para fazer uso da IA generativa ao processo de análise, podendo identificar e abordar com mais eficiência a causa subjacente dos problemas tecnológicos que ocorrem fora da pista durante as corridas. A ferramenta permitirá que a F1 consiga investigar erros no sistema, com uso de uma linguagem natural, melhorando a capacidade a categoria de manter o desempenho operacional ao longo das provas.

“Por mais de seis anos, a AWS tem sido uma parceira inestimável, revolucionando o uso de dados para melhorar a forma como operamos em todo o esporte. Nossos mundos continuam a se fundir à medida que buscamos tecnologias revolucionárias, como a IA generativa, para elevar a competição na pista e a experiência fora dela para os fãs. O compromisso da AWS com a inovação nos permite ajudar a impulsionar o esporte e estamos animados para ver o primeiro troféu inspirado em IA generativa em exibição no Canadá neste fim de semana”, celebrou Emily Prazer, diretora comercial da Fórmula 1.

Ainda não foi revelada uma foto do troféu que será usado no GP do Canadá. No entanto, a categoria tem possibilitado que as suas parceiras possam inovar na criação de troféus especiais para as etapas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo