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GP de Abu Dhabi – Nico Rosberg Campeão

Tivemos dois destaques na corrida além de Nico Rosberg da Mercedes, o mais novo campeão da Fórmula 1, entre eles estão Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. 

Lewis Hamilton soube ditar o ritmo da corrida e aproximar os competidores nas voltas finais, caso Sebastian Vettel e Max Verstappen conseguissem ultrapassar o Alemão, o Inglês ficaria com o título.  Mesmo com os inúmeros pedidos da equipe para que Lewis acelerasse, o piloto acabou desacatando todas as ordens, chegando a dizer que ele estava vencendo a corrida e não ganhando o título, pouco importava como ele acabaria a corrida. Para muitos essa atitude do inglês foi completamente errada, pois ele está dentro de uma equipe e deveria pensar como um todo, mas de certa forma podemos entender a atitude dele, pois era a única chance que ele tinha de obter o titulo e por estar dentro daquela situação era a melhor maneira que ele tinha para lidar no momento. Mesmo sendo um piloto da sua equipe é claro que existe uma rivalidade entre os pilotos na pista, a busca por resultados e números é importante para a carreira de qualquer um dos dois, seria ingênuo pensar que Lewis deixaria a disputa de graça. 

Sebastian Vettel foi eleito o melhor piloto do dia. A Ferrari do Alemão acabou demonstrando um rendimento excepcional que não aconteceu ao longo desse ano. Nas voltas finais da corrida, Vettel conquistou o 3 lugar e conseguiu ameaçar Nico Rosberg, mas não teve tempo de concluir a ultrapassagem. Vettel ainda fez um gesto muito de bonito, de pater encima do escudo da equipe Italiana, em reconhecimento pelo bom trabalho realizado durante o domingo e pelo resultado obtido. Para o ano que vem ainda é muito cedo para afirmar, como vai ser a relação do piloto com a equipe, já que esse ano foi muito conturbado, mas há grandes chances da mudança no regulamento, altere o desempenho da Ferrari em pista. Kimi Raikkonen acabou a corrida na 6 posição, nem todo o esforço foi capaz de deter o seu companheiro de equipe. 

Nico Rosberg é o mais novo campeão da Fórmula 1, e mais um alemão que conseguir o titulo. Concordo que o Rosberg mereça o título, mas com algumas ressalvas. O desempenho do alemão no começo da temporada era superior ou melhor que do seu companheiro de equipe. O piloto também estava em uma fase muito boa, pois havia vencido os GPs do México, Brasil e Abu Dhabi da temporada passada e acabou chegando como segundo colocado em todas essas corridas durante esse ano, por correr com o regulamento nas costas nessa reta final. Nico Rosberg perdeu a liderança do campeonato na Hungria. Acabou vencendo mais quatro corridas, retomou a liderança em Cingapura e começou a administrar o campeonato da melhor forma possível. Pra mim administrar o campeonato não foi a melhor ideia a se tomar, pois ele poderia ter perdido o titulo na ultima corrida, deixar que 35 pontos de serem reduzidos para 11, é quase que fatal. Além do risco do carro quebrar, foi errado descartar uma reação de Lewis Hamilton, ele não facilitaria a corrida, pois ainda havia chances de ser campeão em Abu Dhabi, o único prejudicado no final da corrida foi Nico Rosberg que sofreu com as investidas de Sebastian Vettel. Arriscar também poderia não ser a melhor das ideias, visto que se o Alemão ficasse fora de alguma corrida seria difícil manter a vantagem. Mas o que realmente me incomoda de é a passividade que o piloto teve para lidar com essa reta final, não ser o mesmo piloto arrojado e confiante do começo do ano e que começou a liderar o campeonato. Faltou um pouco do arrojamento que muitos piloto já campões tem, como o próprio companheiro de equipe, que sempre que esta disposto a vencer e é um problema na pista, pois sabe se posicionar muito bem. Falta algumas características que um campeão deve ter mas Nico Rosberg pod adquirir isso com o tempo, talvez por ser o primeiro, de um longo tempo de vice-campeonatos, ele decidiu que essa era a melhor forma de lidar com o momento. Nico acabou dando um zerinho ao termino da corrida para comemorar o feito. 

A temporada de 2016 foi marcada por três despedidas, o vice-diretor Harbie Blash que assumia esse cargo desde 1995,  o piloto Felipe Massa e Jenson Button. Algumas pessoas acreditam que o próximo ano de Jenson Button é um ano sabático, e que em 2018 ele voltaria para a equipe, mas o piloto afirma que não pensa desse jeito e acredita que não vai mudar de ideia para o próximo ano. Felipe Massa não vai dar adeus as pistas, mas ainda não decidiu a nova categoria.  

Vamos ficar órfãos até Março do ano que vem, mas o Boletim do Paddock continuara falando sobre automobilismo. 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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