| Débora Santos Almeida – publicado em 21 de julho de 2015
Logo na largada o que se viu foi o chega pra lá de Nico Rosberg em seu companheiro Lewis Hamilton, e a ponta foi dominada pelo
Alemão, uma corrida sem erros e uma vitória limpa, digna dos campeões e veteranos que percorreram o autódromo antes da corrida (veja aqui como foi o F1 Legends Parade), Nico conseguiu sem contar os erros de Hamilton uma vitória em momento que dará aquela mexida no campeonato o que é sempre entusiasmante.
Porém, se para as Mercedes a ponta tinha sido garantida em mais uma corrida ao lado da Ferrari deu uma “azedada” ou melhor o lado do Kimi. O Ice Man se viu derretido na primeira volta da corrida, parece que Kimi errou novamente, contudo alegando que a falta de aderência dos pneus e a temperatura ainda não era a ideal para o início da corrida, já que estavam na primeira volta e ele se encontrava de pneus macios diferente dos outros pilotos que estavam de super macios, ele não estava dominando o carro da forma desejada, assim os demais pilotos que vinham atrás começaram a fazer as ultrapassagens sobre o Kimi (visto que ele largou da 14ª posição antiga 18ª da qual ele se classificou em um péssimo treino no sábado, mas devido à algumas punições ganhou 4 posições), o carro da Ferrari foi ”jogado” para a esquerda e a McLaren de Alonso foi colhida pela Ferrari de Kimi que acabou parando um em cima do carro do outro e os dois foram se arrastando pelo guardrail. Kimi que queria uma Fórmula 1 mas a falta de aderência dos pneus e a temperatura ainda não era a ideal para o início da corrida, já que estavam na primeira volta e ele se encontrava de pneus macios diferente dos outros pilotos que estavam de super macios, ele não estava dominando o carro da forma desejada, assim os demais pilotos que vinham atrás começaram a fazer as ultrapassagens sobre o Kimi (visto que ele largou da 14ª posição antiga 18ª da qual ele se classificou em um péssimo treino no sábado, mas devido à algumas punições ganhou 4 posições), o carro da Ferrari foi ”jogado” para a esquerda e a McLaren de Alonso foi colhida pela Ferrari de Kimi que acabou parando um em cima do carro do outro e os dois foram se arrastando pelo guardrail. Kimi que queria uma Fórmula 1 mas perigosa e emocionante fez o seu show….
Arrivabene desde o começo da temporada prometeu dar condições iguais para os dois pilotos, mas o aproveitamento de cada um é diferente, cada um está dentro da sua caixinha, Kimi parece estar apenas guiando o carro e tentando levá-lo para o final da corrida, já Vettel parece mostrar um pouco mais de garra e fazer a diferença dentro da scuderia italiana. Em questão de aproveitamento é nítida a diferença entre os dois pilotos da Ferrari. Muitos dizem que a cabeça de Kimi está perto de rolar se nada mudar, acho ele um excelente piloto, mas isto não basta para se manter no cockpit do time de Maranello, o que parece é que ele não está na mesma sintonia que a Ferrari, visto que as especulações para a dança das cadeira de final da temporada começaram antes do meio da temporada.
Além dos problemas com o Kimi, a Ferrari viu a terceira posição de Vettel indo embora no pit stop quando a pistola falhou e ele ganhou alguns segundos a mais no box, que fizeram a diferença perdendo o lugar para Massa, dizem ás más línguas que essa pistola era a mesma usada pelos mecânicos do Massa, logo….
E sim, Massa fez uma corrida excelente, não foi só pelo erro na troca de pneus de Vettel, mas ele conseguiu ter pulso firme para guiar o carro, conseguiu segurar o Vettel e não deixou espaço para uma possível ultrapassagem do alemão, mesmo com o seu adversário rodando a um segundo mais rápido por volta, Massa não deu brecha alguma, já se falava que a Williams era competitiva frente a Ferrari, mas isso fico mais claro nesta corrida, como dizem “chegar é fácil, mas ultrapassagem é outra coisa”.
Um adendo/Momento fofura: Felipinho!!!
E
ssa corrida foi o festival de punições, parecia o programa da Super Nany, logo logo a FIA vai ter o cantinho da disciplina… Além de Alonso ser punido com 25 posições no grid e um drivethrough (passagem pelos boxes) que não rolou e o seu companheiro Button também foi punido com acréscimo de 25 posições, somada a um “stop and go de 10s” pela troca de elementos do motor como os sistemas de recuperação de energia, os turbos compressores, cafeteira, antena de WiFi, gerador de improbabilidade, dentre outras coisas, Daniel Kvyat perdeu 10 posições porque a equipe resolveu trocar o motor do seu carro, vejam vocês, trocar um motor Renault, e assim ultrapassado o limite permitido no ano e o mesmo foi aplicado ao Ricciardo e pelos mesmos motivos somando ainda um acréscimo de 5s no seu tempo, Carlos Sainz, ele companheirão mesmo dos camaradas que utilizam motores Renault na Red Bull, não contente por que o seu motor estava “ok”, dentro possível é claro, não pensou duas vezes em receber uma punição por ultrapassar o limite de velocidade dentro pits e teve 5s acrescidos ao seu tempo no final de corrida.
Durante a prova Hamilton ganhou uma penalização de 5s ao tempo por ele ter cruzado a linha branca dos box, se ele tivesse optado por mais uma parada a punição teria sido aplicada no pit. Ricciardo ficou com 5s durante o pit stop já que as punições não aplicadas no grid são convertidas em tempo na prova.
Regra para punições não cumpridas:
De uma a cinco devidas: 5s de acréscimo no pit stop
De seis a dez devidas: 10s de acréscimo no pit stop
De 10 a 20 devidas: drivethrough Acima de 20: stop and go de 10s
(Fonte: Globo esporte)
O final da corrida ficou com o 4º lugar de Bottas, o 6º lugar ocupado pelo Nico Hulkenberg, campeão das 24 Horas de Le Mans, Maldonado com o sétimo lugar e a Lotus Power, só de ter terminado mais uma corrida é um avanço. O menino Verstappen fechou em 8º lugar, sem nenhum incidente e pontuando o que é o melhor, assim como Perez que deu um empurrãozinho na Force
Índia e com os seus pontinhos fez eles que ocupem o 5º lugar no campeonato de construtores.
Ricciardo ficou com o 10º lugar. Vale falar que Felipe Nasr acabou em 11º lugar, perdeu a posição na disputa com Ricciardo mas ele teve novamente problemas com o super aquecimento dos freios.
O número de abandonos nessa corrida foi grande, além de Kimi e Alonso, Steves abandonou na segunda volta, Button quando chamaram ele para os box, foi para guardar o bólido e tomar o chá das 5s, Sainz por causa do motor e Grosjean com problemas no câmbio.
São duas semanas para a querida Inglaterra, God Save The Queen. GP com expectativas, esperando um bom desempenho de Kimi e mais lenha na fogueira com as Mercedes.
Até breve.
P.s.: Vejam o vídeo que o nosso amigo Sérgio Siverly produziu para o Boteco F1 sobre o Felipinho E COM VOCÊS: O FELIPINHO! e aproveitem para acessar e curtir a fan page no Facebook e assinar o canal no YouTube do Boteco F1. Após ler o nosso post e assis
tir ao vídeo do Felipinho do Boteco F1, ouçam o Episódio 126 do PodcastF1Brasil, você também pode escolher a ordem que quiser, ler, assistir e ouvir ou ouvir, assistir e ler.
Excelente texto! Melhor a cada post!
Vamos em frente que atrás vem as Mclarens!!!