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Gasly supera Norris por 0s007 e lidera TL1 na Arábia Saudita

Em condições de pista muito diferente da realidade do fim de semana, a Alpine inicia fim de semana na liderança

Por conta do horário e das condições de pista, esse primeiro treino livre revela pouco sobre o fim de semana. No entanto, a surpresa da sessão ficou por conta e Pierre Gasly que ocupou a liderança da sessão com a marca de 1m29s239 ao instalar os pneus macios.

O francês superou Lando Norris por 0s007, neste início de sexta-feira (18) com atividades voltadas para o GP da Arábia Saudita. Charles Leclerc ficou com a terceira posição, separado por apenas 0s070 do líder.

A atividade foi movimentada e sem incidentes, com as equipes se concentrando na utilização dos pneus médios e macios. Os pilotos aproveitaram para ajudar as suas equipes no início da coleta de dados do fim de semana, mas o TL2 será muito mais significativo por conta das condições de pista que se assemelham a classificação e corrida.

Oscar Piastri figurou nas primeiras posições ao longo da sessão, mas fechou a atividade na quarta posição, seguido por Alexander Albon da Williams e George Russell da Mercedes. Carlos Sainz ficou com a sétima posição, acompanhado por Lewis Hamilton, que ficou com a oitava posição. Max Verstappen foi apenas o nono colocado, com Yuki Tsunoda em décimo.

A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP da Arábia Saudita

As equipes chegaram em Jeddah para a realização da última etapa da primeira rodada tripla da temporada 2025. Algumas equipes como McLaren, Ferrari, Red Bull, Aston Martin, Racing Bulls e Haas fizeram pequenas alterações no carro para essa etapa. Diferente da Sauber, que conta com um número maior de mudanças, para as asas traseira e dianteira.

A implementação das novas peças, tinha por objetivo reduzir um pouco do downflorce do carro, por conta das características do traçado.

Quando a primeira sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 50 °C, sendo a mais alta até este momento da temporada da F1. No ambiente os termômetros registravam os 28 °C.

Para essa etapa a Pirelli optou por fornecer a gama macia de pneus, na tentativa de ampliar as estratégias das equipes, pois normalmente os times conseguem resolver a prova com apenas uma troca de pneus.

No início da sessão, a maior parte do grid fez a sua primeira saída dos boxes usando os pneus médios. Apenas nos carros de Esteban Ocon, Carlos Sainz e Oliver Bearman, os pneus duros estavam instalados.

Quando os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela, Oscar Piastri liderava com a marca de 1m31s548, contra 1m31s764 de Max Verstappen. George Russell ficou com a terceira posição, separado por 0s312 do líder. Alguns pequenos erros eram observados neste primeiro contato com o traçado, como foi o caso de Doohan que fritou os pneus.

Instantes depois Norris obteve um tempo melhor, atingindo o tempo de 1m30s454, mas Piastri acompanhou o companheiro de equipe com o tempo de 1m30s567, empurrando Verstappen para a terceira posição com 1m30s602.

Como a pista não estava tão suja como nos últimos anos, os pilotos já podiam testar os limites do traçado, se aproximando cada vez mais das barreiras que delimitam a pista. Bearman evitou uma batida, quando completava a primeira curva do circuito, pois travou os pneus dianteiros quando entrava na curva.

Após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Verstappen, Piastri, Sainz, Tsunoda, Albon, Gasly, Leclerc e Hamilton. O britânico da Mercedes tinha atingido a marca de 1m29s674 em um curto período. A Ferrari, que trabalhava com os pneus médios, investia em um stint mais longo, com os compostos que instalaram no início da sessão, tentando virar tempos semelhantes em alguns giros.

Restando cerca de 30 minutos para a finalização da sessão, os primeiros pilotos começaram a aparecer na pista usando os pneus macios. Sainz que era o sétimo colocado, saltou para a segunda posição com o tempo de 1ms29s919. A tabela de temos começou a se movimentar, mas a McLaren seguia com um ritmo forte, onde Norris cravou 1m29s246.

Quando instalou o jogo de pneus macios, Pierre Gasly surpreendeu ao anotar 1m29s239. Neste momento da sessão, algumas equipes estavam perdendo um pouco de desempenho no setor de alta do circuito.

Adentrando nos últimos 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Gasly, Norris, Leclerc, Piastri, Albon, Russell, Sainz, Verstappen, Tsunoda e Hamilton. Gabriel Bortoleto assumiu a décima sétima posição com o tempo de 1m31s038. Na liderança, Gasly tinha uma diferença de 0s007 para Norris, enquanto para Leclerc a diferença era de 0s070.

Liam Lawson tinha completado um stint de 11 voltas com os pneus médios e retornou aos boxes, mas o piloto ficou preso por lá, sem participar do momento em que os adversários usavam os pneus macios. Algo semelhante acontecia com Isack Hadjar que tinha apenas 8 voltas em seu nome.

Algumas equipes, como era o caso da Aston Martin com Lance Stroll, aproveitaram que o pneu macio já estava no carro, para trabalhar um stint mais longo com esse composto. No entanto, Norris, Leclerc, Russell, Verstappen e Tsunoda retornaram aos pneus médios.

Foram apenas nos últimos 10 minutos que Lawson e Hadjar tiveram os pneus macios instalados em seus carros. Sainz aproveitou esse momento, para andar próximo do francês da Racing Bulls para aproveitar o vácuo e ter uma noção do comportamento do carro próximo de outro equipamento.

Na volta rápida, Lawson descolou do final do grid, para ocupar a décima primeira posição, enquanto Hadjar era o décimo quinto.

No término da sessão, as equipes investiram em stint maiores com os pneus médios. Quando o cronômetro zerou, os pilotos aproveitaram para fazer o teste de largada.

Bortoleto fechou a sessão no vigésimo lugar, pois a Sauber está avaliando as novas peças no carro de Hülkenberg e gostaria de um comparativo entre os carros.

Por passar mais próximo do muro de contenção, Leclerc encostou no muro da curva 4, o time teria a chance de analisar o que aconteceu com o carro, antes dos times retornarem para participar do TL2.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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