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Frederik Vesti realiza ultrapassagens decisivas e fatura vitória na corrida Sprint da F2. Théo Pourchaire é 4°

Vesti vence corrida para manter campeonato da F2 ainda mais vivo, mas Pourchaire tenta minimizar resulado do piloto da Prema, escalando o pelotão para faturar o 4° lugar

A Fórmula 2 esteve neste sábado (02) no Autódromo Nacional de Monza para a realização da Sprint Race. Frederik Vesti fez o que precisava para manter o Campeonato vivo, o piloto da Prema que largou da terceira posição, atacou Richard Verschoor e Ralph Boschung ainda na largada para tomar a ponta. Depois de assumir a liderança não saiu mais de lá.

Mesmo lidando com ameaças e duas relargadas, Vesti sustentou a primeira posição e venceu a corrida Sprint. Nem mesmo a performance alucinante de Victor Martins intimidou Vesti. Verschoor tentou participar da briga pela vitória, nas últimas voltas da corrida, mas ficou com a terceira posição, completando o pódio.

Théo Pourchaire também fez o que era possível para não ter um grande prejuízo. O francês começou a corrida largando da décima posição, mas cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

Ayumu Iwasa realizou uma classificação ruim, sendo difícil até mesmo para chegar a zona de pontuação neste sábado. Para completar, Iwasa abandonou a prova.

A Fórmula 2 retorna neste domingo (03) às 4h55 (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2 na Itália

Com o campeonato da F2 chegando ao final, os postulantes ao título precisam apresentar uma boa performance. O fim de semana na Holanda foi bem complicado para os líderes do campeonato, já que terminaram a etapa zerados.

Para a corrida deste sábado, a Fórmula 2 conta com o grid invertido, desta forma Ralph Boschung dividirá a primeira fila com Richard Verschoor. Théo Pourchaire faturou a pole, mas ela vale para a corrida do domingo, desta forma, o piloto francês da ART Grand Prix ocupava a décima posição.

A classificação da Fórmula 2 foi encerrada diante de um caos, pois as equipes liberaram praticamente todos os competidores juntos. A Campos deu preferência para soltar Boschung sozinho e com isso o piloto faturou a décima posição, justamente para ocupar a ponta nesta largada.

Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Boschung tentou manter a ponta, mas rapidamente caiu para a quarta posição, pois fritou os pneus após a largada e precisou pegar o atalho para retornar ao traçado regular. Com Vesti assumindo a liderança na sequência, depois de um duelo com Verschoor pela ponta. Maini então ficou com a terceira posição. Os pilotos foram realizando as curvas do circuito lado a lado, em duelo pegado em Monza.

Pourchaire realizou uma largada forte, mas por ter atacado uma zebra, o piloto francês retornou ao traçado, provocando um toque com Hauger.

Antes do encerramento da primeira volta, Cordeel ficou pardo no circuito, rodando depois de ser tocado por Maloney. O piloto da Virtuosi espalhou um pouco de brita pela pista, complicando um pouco mais o desenvolvimento da corrida. O Safety Car imediatamente entrou no traçado para comboiar os competidores, enquanto a remoção do carro de Cordeel era realizada.

Antes da largada, os dez primeiros eram: Vesti, Verschoor, Maini, Boschung, Crawford, Hadjar, Martins, Pourchaire, Huger e Stanek. Pourchaire ocupava a oitava posição, entrando na zona de pontuação deste sábado.

A corrida retornou ao ritmo normal ao final da quarta volta. Vesti foi controlando a relargada, enquanto Verschoor fazia o máximo para andar próximo do primeiro colocado, tentando ameaçar a ponta. Crawford tinha na sua mira Boschung e não demorou para o piloto da Campos cair para a nona posição – sendo completamente escalado pelos adversários.

Os duelos seguiam, mas Boschung tinha perdido completamente o desempenho, no sexto giro o piloto já era o décimo quinto colocado. Entre as primeiras posições, Hadjar atacava Pourchaire, tentando recuperar a sexta posição perdida para o piloto da Hitech. Por outro lado, o piloto da ART Grand Prix perseguia Crawford pelo quinto lugar. O também piloto da Hitech, se aproveitava de um traçado defensivo para evitar as investidas do adversário.

Boschung passou pelos boxes na sétima volta, para substituir os pneus e retornar para a pista com os compostos supermacios, tentando obter um resultado melhor.

Na volta seguinte, Martin ultrapassou Maini para ficar com a terceira posição. Pourchaire concluiu a ultrapassagem em Crawford e Fittipaldi passou a ocupar a décima posição, após um toque com o piloto da Prema.

No entanto, Fittipaldi voltou a ser ultrapassado por Barman e começou a ser ameaçado por Leclerc, que também conquistou a posição em cima do piloto brasileiro.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Vesti, Verschoor, Martins, Maini, Pourchaire, Crawford, Hadjar, Hauger, Stanek e Bearman. Por conta de um ritmo alucinante, Martins se aproximou de Verschoor e buscava o segundo lugar. Hadjar por sua vez, foi punido com cinco segundos por ter ganhado vantagem duradoura.

Com mais uma bela ultrapassagem, Martins passou a ocupar a segunda posição. No giro seguinte, o Safety Car entrou na pista após Nissany rodar ao ser tocado por Correa. Novalak e Iwasa mergulharam para os boxes. O piloto japonês foi forçado a abandonar a corrida, por conta de um problema no equipamento. Maloney também foi chamado aos boxes.

Com a duração do Safety Car, Mason teve tempo para se dirigir aos boxes e apostar na troca de pneus.

Para Vesti para tentar defender a ponta, se tornou ainda mais complicado, pois por conta da aproximação do grid, Martins estava muito mais próximo desta primeira posição.

O ritmo normal de corrida foi reestabelecido ao final da décima quinta volta. Vesti controlou a segunda relargada da corrida, enquanto Martins perdeu o ponto e começou a ser ameaçado por Verschoor. Pourchaire fez uma ultrapassagem dupla em Maini e Crawford para saltar ao quarto lugar.

O duelo ficou bonito restando cinco voltas para o final da corrida. Hauger extravasou limites de pista. Fittipaldi caiu para a décima sexta posição por conta dos duelos do meio para o final do pelotão.

Entre os quatro primeiros colocados, Martins, Verschoor e Pourchaire abriam o DRS para manter a proximidade, enquanto Maini ainda tentava ameaçar o piloto da ART.

Restando duas voltas para o final, os dez primeiros eram: Vesti, Martins, Verschoor, Pourchaire, Maini, Crawford, Hadjar, Bearman, Leclerc e Stanek.

No último giro, Hadjar realizou a ultrapassagem em Crawford, mas contava com uma punição que seria aplicada após o final da prova.

Vesti cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Martins e Verschoor. Pourchaire conseguiu faturar a quarta posição. Após a punição aplicada para Hadjar, o piloto da Hitech caiu para a décima segunda posição. Crawford também foi punido por exceder os limites de pista e da sexta colocação, caiu para o décimo terceiro lugar.

Com o final da corrida, Correa também foi punido, mas os cinco segundos era por provocar uma colisão.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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