A Fórmula 2 esteve neste sábado (02) no Autódromo Nacional de Monza para a realização da Sprint Race. Frederik Vesti fez o que precisava para manter o Campeonato vivo, o piloto da Prema que largou da terceira posição, atacou Richard Verschoor e Ralph Boschung ainda na largada para tomar a ponta. Depois de assumir a liderança não saiu mais de lá.
Mesmo lidando com ameaças e duas relargadas, Vesti sustentou a primeira posição e venceu a corrida Sprint. Nem mesmo a performance alucinante de Victor Martins intimidou Vesti. Verschoor tentou participar da briga pela vitória, nas últimas voltas da corrida, mas ficou com a terceira posição, completando o pódio.
Théo Pourchaire também fez o que era possível para não ter um grande prejuízo. O francês começou a corrida largando da décima posição, mas cruzou a linha de chegada em quarto lugar.
Ayumu Iwasa realizou uma classificação ruim, sendo difícil até mesmo para chegar a zona de pontuação neste sábado. Para completar, Iwasa abandonou a prova.
A Fórmula 2 retorna neste domingo (03) às 4h55 (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2 na Itália
Com o campeonato da F2 chegando ao final, os postulantes ao título precisam apresentar uma boa performance. O fim de semana na Holanda foi bem complicado para os líderes do campeonato, já que terminaram a etapa zerados.
Para a corrida deste sábado, a Fórmula 2 conta com o grid invertido, desta forma Ralph Boschung dividirá a primeira fila com Richard Verschoor. Théo Pourchaire faturou a pole, mas ela vale para a corrida do domingo, desta forma, o piloto francês da ART Grand Prix ocupava a décima posição.
STARTING GRID
Who's ready for some Sprint Race action?! 🤩
Here's how our front five rows will be lining up#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/PBDT9x6qNZ
— Formula 2 (@Formula2) September 2, 2023
A classificação da Fórmula 2 foi encerrada diante de um caos, pois as equipes liberaram praticamente todos os competidores juntos. A Campos deu preferência para soltar Boschung sozinho e com isso o piloto faturou a décima posição, justamente para ocupar a ponta nesta largada.
Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Boschung tentou manter a ponta, mas rapidamente caiu para a quarta posição, pois fritou os pneus após a largada e precisou pegar o atalho para retornar ao traçado regular. Com Vesti assumindo a liderança na sequência, depois de um duelo com Verschoor pela ponta. Maini então ficou com a terceira posição. Os pilotos foram realizando as curvas do circuito lado a lado, em duelo pegado em Monza.
Pourchaire realizou uma largada forte, mas por ter atacado uma zebra, o piloto francês retornou ao traçado, provocando um toque com Hauger.
Antes do encerramento da primeira volta, Cordeel ficou pardo no circuito, rodando depois de ser tocado por Maloney. O piloto da Virtuosi espalhou um pouco de brita pela pista, complicando um pouco mais o desenvolvimento da corrida. O Safety Car imediatamente entrou no traçado para comboiar os competidores, enquanto a remoção do carro de Cordeel era realizada.
Antes da largada, os dez primeiros eram: Vesti, Verschoor, Maini, Boschung, Crawford, Hadjar, Martins, Pourchaire, Huger e Stanek. Pourchaire ocupava a oitava posição, entrando na zona de pontuação deste sábado.
A corrida retornou ao ritmo normal ao final da quarta volta. Vesti foi controlando a relargada, enquanto Verschoor fazia o máximo para andar próximo do primeiro colocado, tentando ameaçar a ponta. Crawford tinha na sua mira Boschung e não demorou para o piloto da Campos cair para a nona posição – sendo completamente escalado pelos adversários.
Os duelos seguiam, mas Boschung tinha perdido completamente o desempenho, no sexto giro o piloto já era o décimo quinto colocado. Entre as primeiras posições, Hadjar atacava Pourchaire, tentando recuperar a sexta posição perdida para o piloto da Hitech. Por outro lado, o piloto da ART Grand Prix perseguia Crawford pelo quinto lugar. O também piloto da Hitech, se aproveitava de um traçado defensivo para evitar as investidas do adversário.
Boschung passou pelos boxes na sétima volta, para substituir os pneus e retornar para a pista com os compostos supermacios, tentando obter um resultado melhor.
Na volta seguinte, Martin ultrapassou Maini para ficar com a terceira posição. Pourchaire concluiu a ultrapassagem em Crawford e Fittipaldi passou a ocupar a décima posição, após um toque com o piloto da Prema.
No entanto, Fittipaldi voltou a ser ultrapassado por Barman e começou a ser ameaçado por Leclerc, que também conquistou a posição em cima do piloto brasileiro.
Com dez voltas, os dez primeiros eram: Vesti, Verschoor, Martins, Maini, Pourchaire, Crawford, Hadjar, Hauger, Stanek e Bearman. Por conta de um ritmo alucinante, Martins se aproximou de Verschoor e buscava o segundo lugar. Hadjar por sua vez, foi punido com cinco segundos por ter ganhado vantagem duradoura.
Com mais uma bela ultrapassagem, Martins passou a ocupar a segunda posição. No giro seguinte, o Safety Car entrou na pista após Nissany rodar ao ser tocado por Correa. Novalak e Iwasa mergulharam para os boxes. O piloto japonês foi forçado a abandonar a corrida, por conta de um problema no equipamento. Maloney também foi chamado aos boxes.
Com a duração do Safety Car, Mason teve tempo para se dirigir aos boxes e apostar na troca de pneus.
Para Vesti para tentar defender a ponta, se tornou ainda mais complicado, pois por conta da aproximação do grid, Martins estava muito mais próximo desta primeira posição.
O ritmo normal de corrida foi reestabelecido ao final da décima quinta volta. Vesti controlou a segunda relargada da corrida, enquanto Martins perdeu o ponto e começou a ser ameaçado por Verschoor. Pourchaire fez uma ultrapassagem dupla em Maini e Crawford para saltar ao quarto lugar.
O duelo ficou bonito restando cinco voltas para o final da corrida. Hauger extravasou limites de pista. Fittipaldi caiu para a décima sexta posição por conta dos duelos do meio para o final do pelotão.
Entre os quatro primeiros colocados, Martins, Verschoor e Pourchaire abriam o DRS para manter a proximidade, enquanto Maini ainda tentava ameaçar o piloto da ART.
Restando duas voltas para o final, os dez primeiros eram: Vesti, Martins, Verschoor, Pourchaire, Maini, Crawford, Hadjar, Bearman, Leclerc e Stanek.
No último giro, Hadjar realizou a ultrapassagem em Crawford, mas contava com uma punição que seria aplicada após o final da prova.
Vesti cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Martins e Verschoor. Pourchaire conseguiu faturar a quarta posição. Após a punição aplicada para Hadjar, o piloto da Hitech caiu para a décima segunda posição. Crawford também foi punido por exceder os limites de pista e da sexta colocação, caiu para o décimo terceiro lugar.
Com o final da corrida, Correa também foi punido, mas os cinco segundos era por provocar uma colisão.
Points mean prizes 📈
And victory for Vesti gives him a 5-point swing against Pourchaire in the title race 🏆#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/C4gHj5VAjV
— Formula 2 (@Formula2) September 2, 2023