Conforme a temporada vai avançando é natural as equipes liderem com penalidades no grid geradas pela troca de elementos do motor que ultrapassam o regulamento. No GP da Bélgica e Itália, vários pilotos contavam com punições, promovendo então uma readequação do grid para a largada.
Ocorreram algumas confusões com esse sistema de penalidades no grid de Monza, gerando uma situação difícil para fazer uma reorganização, como ocorreu na Bélgica. Desta forma os pilotos passaram horas aguardando o resultado para identificar a sua posição de largada de largada e ainda mencionaram esse problema em suas redes sociais.
A FIA optou por prestar um esclarecimento antes da realização do GP dos Estados Unidos que ocorre neste fim de semana. A partir desta prova, os pilotos que receberem 15 ou menos penalidades cumulativas no grid, vão contar com uma posição ‘temporária’ no grid.
A posição será formada pelo lugar que o piloto conquistou durante a sessão classificatória, mais a sua penalidade no grid. Ex: se um piloto se classificou na 10ª posição, mas conta com a perda de quinze posições no grid de largada – de forma temporária ele será o 25º colocado (ainda que o grid da Fórmula 1 seja composto por 20 carros). Se dois pilotos compartilharem a mesma ‘posição temporária’ por conta das suas punições, o piloto que terminou mais para baixo da classificação fica com ela, enquanto o outro competidor (que fez uma classificação melhor) estará imediatamente à frente.
Assim que os pilotos que se classificaram sem penalidade forem alocados em suas posições, aqueles que contam com as vagas temporadas serão ‘inseridos’ para completar o grid. A FIA acredita que desta forma ficará mais fácil para que os pilotos e equipes saibam aonde seus competidores vão de fato começar a prova.
Qualquer piloto que tiver uma penalidade que ultrapasse a perda de quinze posições, ou que conte com uma punição que os leve automaticamente ao final do grid, começará atrás de qualquer outro piloto que se classificou.
Os últimos pilotos que formaram o grid, são aqueles que não participaram da classificação, mas que receberam a permissão dos comissários para participar da prova.
Se mais de um competidor não marcar tempo no Q2 e no Q3, o benefício de ficar à frente será concedido ao piloto que ao menos tentou marcar um tempo, iniciando uma volta rápida.