A FIA confirmou nesta terça-feira (01) os calendários de 2023 da Fórmula 2 e Fórmula 3, as categorias de base além de ser o caminho para chegar à Fórmula 1, funcionam como eventos de acesso ao longo do ano.
A Fórmula 2 manterá a realização de 14 etapas no próximo ano, enquanto a Fórmula 3 aumenta de nove para dez finais de semana com provas para a temporada 2023.
Get your planners out! 📔
OUR 2023 CALENDAR HAS BEEN REVEALED 🗓👀#F2 #RoadToF1 pic.twitter.com/bGd3CAtCz4
— Formula 2 (@Formula2) November 1, 2022
A novidade do calendário para as duas categorias, fica por conta da corrida que será disputada na Austrália. O GP de Mônaco será uma novidade no calendário da Fórmula 3, compartilhando a pista em mais uma oportunidade com a F2.
🗓 THE 2023 F3 CALENDAR IS HERE 🗓
We’re heading to TWO new venues next year!!! 😍#F3 #RoadToF1 pic.twitter.com/MtPzgIwi8D
— Formula 3 (@Formula3) November 1, 2022
Para o próximo ano, F2 e F3 correrão no Bahrein, Austrália, Emília-Romagna, Mônaco, Espanha, Áustria, Inglaterra, Hungria, Bélgica e Itália. Enquanto a F2 ainda contará em seus calendários com visitas à Arábia Saudita, Holanda e Abu Dhabi.
A Fórmula 2 contará com 28 provas, sendo disputadas em 13 países. As categorias vão conservar o seu formato do evento, com uma corrida Sprint e uma prova principal.
“O calendário da F2 terá 14 rodadas, a mesma quantidade que o atual. Em 2022, desfrutamos de mais ação do que nunca, com um total de 28 corridas, e queríamos manter isso para a próxima temporada. O bom é que há muitas pistas que adorariam adicionar a F2 ao seu cronograma do fim de semana, mas sempre temos em mente os custos relacionados a mais corridas. Portanto, decidimos limitar o número de rodadas para 14 novamente em 2023 e continuaremos ajudando as equipes a garantir que seus orçamentos permaneçam em nível adequado”, disse Bruno Michel, CEO da F2 e F3.
“Estou muito satisfeito em apresentar o calendário de 2023 (da F3). Conta com dois circuitos novinhos em folha, Albert Park em Melbourne e o Circuito de Mônaco, em Monte Carlo, o que é realmente incrível. Estas duas pistas de muito prestígio são os primeiros circuitos de rua que serão adicionados ao calendário da F3. Eles vão oferecer às equipes e aos pilotos um novo e empolgante desafio, e tenho certeza de que os fãs vão adorar ver os carros de F3 correndo em ambos os layouts”, seguiu Michel.
“Estou satisfeito que em 2023 a Fórmula 2 e a Fórmula 3 continuem correndo ao lado do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Não há melhor preparação do que competir nesses circuitos com padrão outro, e estou ansioso para ver como a próxima geração de pilotos enfrentará um novo desafio com a adição da rodada da Austrália no próximo ano”, afirma o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.