Dennis Hauger conquistou a pole nesta sexta-feira (28) na Áustria. O piloto da MP Motorsport aproveitou o problema enfrentado por Isack Hadjar para buscar uma segunda volta rápida no Red Bull Ring e se estabelecer na primeira posição.
O norueguês fatura a sua segunda pole da temporada 2024, repetindo o feito do GP da Austrália. A classificação foi apertada, Joshua Durken da PHM AIX Racing ficou com o segundo lugar, o piloto buscou até o último instante a chance de conquistar a pole. A diferença entre o pole e o piloto paraguaio foi de apenas 0s008.
Gabriel Bortoleto conseguiu a terceira posição e dividirá a segunda fila no domingo com Franco Colapinto.
Hadjar com a marca de 1m15s823 fez a melhor volta na primeira tentativa de volta rápida e tinha potencial para ser o pole da etapa, porém, um problema no motor comprometeu a sua sessão. O piloto abandonou a classificação, pois a equipe provavelmente precisará instalar outro motor em seu carro.
Algumas atitudes serão verificadas após o encerramento da sessão, podendo provocar alguma mudança no grid de largada da prova Sprint.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Áustria
Isack Hadjar foi o mais rápido do treino livre realizado pela manhã. A Fórmula 2 acompanha a F1 em mais um evento, dando continuidade a rodada tripla.
Neste fim de semana os pilotos vão trabalhar com os pneus macios e supermacios, mas na classificação apenas os compostos de faixa roxa são trabalhados.
Quando a sessão classificatória iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 43 °C, com 26 °C no ambiente. Os pilotos foram trabalhando com o aquecimento de pneus, antes de partir para a busca de uma volta rápida.
Hadjar repetiu a boa performance em sua primeira tentativa, cravando 1m15s828, seguido por Paul Aron que anotou 1m16s039. O estoniano era investigado por uma liberação insegura no pit-lane, assim como Rafael Villagomez.
Os dez primeiros eram: Hadjar, Aron, Hauger, Bortoleto, Martins, Miyata, Marti, Fittipaldi, Durksen e Bearman. No entanto, o que chamava a atenção era o fato de Hadjar retornar aos boxes por problemas no motor. A unidade de potência passou pela quebra enquanto o piloto fazia a passagem no último trecho do circuito, comprometendo a chance do piloto da Campos brigar pela pole.
Após completar cerca de 6 a 8 voltas com o primeiro conjunto de pneus, os pilotos retornaram aos boxes para preparar os carros antes de uma nova saída.
Restando dez minutos para o final, os pilotos retornavam aos boxes, com exceção de Hadjar. O piloto da Campos torcia para que os adversários não melhorassem tanto os seus tempos para não ficar com uma posição ruim para as duas provas que disputará na Áustria.
DRAMA! 😱
Isack Hadjar pits with smoke coming from the rear of the car, just a lap after going to provisional pole 😬#F2 #AustrianGP pic.twitter.com/h7evjN9PzV
— Formula 2 (@Formula2) June 28, 2024
Hauger surpreendeu ao ocupar a liderança com o tempo de 1m15s487, representando a MP Motorsport. Durksen ocupava o segundo lugar, separado por 0s111 do líder. Gabriel Bortoleto era o terceiro colocado, com uma diferença mínima para o piloto da AIX Racing. Aron tinha tudo para melhorar a sua marca, mas atacou zebra e ao perder o controle do carro, rodou, perdendo a chance de progredir na tabela.
OH NO! 🫣
Paul Aron spins on the exit of turn 8, putting him out of the running for pole! ☹️#F2 #AustrianGP pic.twitter.com/sXDSPj4xqI
— Formula 2 (@Formula2) June 28, 2024
Dennis Hauger se manteve na liderança até o cronômetro zerar, garantindo a pole da corrida principal da Áustria. Durksen tentou fazer frente ao adversário, melhorando o seu tempo para 1m15s495, separados apenas por 0s008, mas precisou se contentar com o segundo lugar. Bortoleto começará a prova ocupando o terceiro lugar no domingo.
Com a inversão do grid para a prova Sprint, Kush Maini deve iniciar a prova ocupando a primeira posição. Alguns pilotos serão investigados após o encerramento da classificação por conta do trabalho realizado por suas equipes na área do pit-lane.