Charles Leclerc teve uma corrida dura em Barcelona, por consequência de problemas na classificação enfrentados no sábado. Ao longo da sessão, o monegasco relatou um problema com a traseira do carro, desta forma não conseguiu encaixar uma boa volta no traçado espanhol.
Como Leclerc começaria a prova do final do pelotão, a Ferrari optou por realizar algumas modificações na traseira do carro na manhã de domingo, tentando garantir que o piloto participasse da prova e diminuísse as suas preocupações. Ao final da prova, Leclerc ficou apenas com o 11º lugar, fora da zona de pontuação. Nesta pausa gerada após o GP de Barcelona o time avaliou as peças, mas não encontrou nenhum problema.
Conversando com os jornalistas durante as coletivas de quinta-feira, Leclerc falou um pouco sobre o caso. O início da temporada 2023 do monegasco foi bem complicada, passando novamente por uma sequência de erros e problemas.
“Precisamos entender essas coisas. E por enquanto, não temos o motivo. Então, isso é um pouco preocupante. E é aí que precisamos forçar e tentar entender o motivo disso. Porque, obviamente, a sensação era muito ruim”, disse Leclerc aos jornalistas no Circuito Gilles Villeneuve.
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Como a Ferrari não identificou uma falha no equipamento, Leclerc foi questionado sobre a hipótese para ele ter esse sentimento com o carro e a dificuldade enfrentada em Barcelona.
“Bem, para ser honesto, é a primeira vez que isso aconteceu na minha carreira. Quer dizer, se eu observar as curvas para o lado esquerdo, é onde eu estava lutando, eu disse logo após a classificação. E podemos ver isso claramente nos dados, estou perdendo seis e meio ou sete décimos, em todas as curvas à esquerda.”
“Mas ainda não há razões reais para isso. Então, por enquanto não posso dizer muito mais para ser honesto”, comentou Leclerc.
Conversando com o site da Fórmula 1, o piloto também fez o seguinte comentário: “Sabemos que temos uma janela de funcionamento muito estreita para os pneus e também para o nosso carro, e provavelmente estávamos fora dessa janela de funcionamento para ambos. E isso tornou muito, muito difícil para mim, especialmente nas curvas à esquerda.”
Para o Canadá a Ferrari não levou novidades, desta forma Leclerc comentou à imprensa que não espera “nenhum milagre” nessa pista. No entanto, Carlos Sainz espera que o SF-23 da Ferrari consiga se adequar as características do traçado de Montreal, talvez essa seja mais uma boa chance de a Ferrari faturar um bom resultado.
“Nessa pista não temos nada de novo, por isso não creio que teremos nenhum milagre. Mas precisamos apenas tentar maximizar nosso pacote. [Precisamos] entender mais esse pacote, a forma como devemos afinar o carro para maximizá-lo. Na Espanha saímos facilmente da janela e depois perdemos bastante desempenho. Então, aprendemos muito, mas não acho que será um grande avanço.”
Sainz não faturou o pódio na corrida de casa e ainda foi superado pela dupla da Mercedes, mas ele desempenhou melhor na Espanha que o companheiro de equipe. Diferente de Leclerc, Sainz começou a prova da segunda posição, mas terminou a corrida como quinto colocado.
Comentando sobre o pacote de atualizações para o GP da Espanha, Sainz disse: “Compreensão 100%, porque entendemos algumas coisas naquele fim de semana. Mas em termos de desempenho não há nada de novo aqui. O que esperamos é que o pacote levamos para Barcelona possa ser mais explorado e também esperamos que as características do circuito sejam um pouco melhores para nós.