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Sexta-feira em Montreal começa com problemas, falta de imagens do Circuito Gilles Villeneuve atrapalha TL1

Valtteri Bottas terminou a atividade na liderança, mas os pilotos completaram apenas duas voltas pelo traçado antes da sessão ser interrompida

A sexta-feira (16) da Fórmula 1 no Canadá começou um pouco conturbada, o TL1 que deveria ser realizado em uma hora, mas foi afetado por um problema interno no circuito. Identificaram um problema com o CCTV (Circuito Fechado de TV) local, os organizadores do evento começaram a trabalhar para resolver o problema, mas a sessão não poderia ser reestabelecida até encontrarem uma solução por motivos de segurança.

Quando a atividade foi iniciada, o controle de corrida não tinha acesso as câmeras de segurança do circuito, mas estava tentando encontrar uma solução. Porém, se algum incidente entre os pilotos acontecesse, faltariam imagens para acompanhar os respectivos competidores.

Após quatro minutos de atividade Pierre Gasly provocou a paralisação da atividade, por um problema enfrentado em seu carro da Alpine, desta forma a sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha e a atividade não foi reestabelecida.

A Fórmula 1 retorna às 17h30 (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2, 30 minutos antes do previsto, tentando compensar os problemas que tiveram no TL1. A escolha de antecipar a sessão, é por conta da visibilidade. A atividade deve ser realizada em pista molhada, pois a expectativa é para a chegada da chuva neste final de dia em Melbourne. O TL2 terá duração de 90 minutos.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 no Canadá

Antes da atividade ser iniciada, as equipes confirmaram algumas atualizações para os seus carros. Red Bull, Mercedes, Aston Martin, Alpine, Alfa Romeo, McLaren, AlphaTauri, Haas e Williams, promoveram algumas modificações em seus carros. A Red Bull foi mais simples na sua escolha para o Canadá, alterando a asa dianteira, enquanto Williams e Aston Martin promoveram mais mudanças em seus carros. O carro do time britânico está cada vez mais parecido com o equipamento do time austríaco. Fernando Alonso estava otimista para avaliar as novidades.

Assim que os boxes foram librados, os pilotos seguiram para o traçado, tentando aproveitar todos os momentos de bandeira verde e pista seca, já que a chuva era esperada para as próximas horas.

Com apenas quatro minutos de atividade e poucos tempos obtidos na tabela de tempos, Pierre Gasly enfrentou um problema de embreagem no carro e foi forçado a encostar o equipamento. A Alpine tentou identificar o o que estava acontecendo nos boxes e solicitou uma nova saída do carro ao seu piloto, mas Gasly ainda enfrentava problemas. A sessão foi encaminhada para bandeira vermelha.

Antes da atividade ser paralisada, Valtteri Bottas liderava a sessão ao anotar 1m18s728 com os pneus médios, Lance Stroll ocupava o segundo lugar com 1m19s175, acompanhado por Fernando Alonso (1m19s807). A atividade estava bem no início e a pista do Canadá tem potencial para evoluir. No entanto, a previsão de chuva para o fim de semana pode atrapalhar um pouco as atividades.

Depois que a atividade foi interrompida não conseguiram estabilizar a sessão. O controle de corrida não tinha acesso à todas as câmeras do circuito, desta forma enquanto tentavam solucionar o problema, não tinha movimentação na pista. Os organizadores locais estavam trabalhando para encontrar uma solução para a questão. Cerca de uma hora antes da sessão começar, eles enfrentaram um problema de energia no Circuito Gilles Villeneuve que provocou uma pane nos sistemas.

Na curva 1 instalaram um muro para evitar que os competidores cortem a pista ao cometer um erro nesta parte do traçado. A alteração chamou a atenção e a alternativa parecer pouco segura, principalmente por eles impedirem de usar um trecho do circuito que era uma área de escape.

Talvez essa seja a única sessão que eles pegariam com pista seca para avaliar os seus equipamentos e atualizações. O TL2 terá 90 minutos de duração, mas pode ser uma sessão mais crítica se eles enfrentarem a situação de pista molhada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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