AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

Ferrari conquista vitória histórica em casa nas 6 Horas de Imola no WEC

Em prova disputada em Ímola, Ferrari repete grande performance do Catar para emplacar nova vitória na temporada 2025 do Mundial de Endurance da FIA

Se na Fórmula 1 a Ferrari tem enfrentado algumas dificuldades, no Mundial de Endurance da FIA a equipe faturou a segunda vitória da temporada 2025 durante as 6 Horas de Ímola.

Correndo em casa, Antonio Giovinazzi foi escalado para fazer a classificação no sábado, guiando o #51. O piloto italiano faturou a pole, para dar a chance do trio formado por Alessandro Pier Guidi e James Calado buscarem a vitória diante da sua torcida.

O trio conseguiu dominar a prova. Com essa conquista, a escuderia de Maranello alcança sua primeira vitória geral em solo italiano no endurance após um jejum de 52 anos — a última havia sido em 1973, nos 1000 km de Monza com Brian Redman e Jacky Ickx.

Largando da frente com Calado, o 499P número 51 esteve sempre entre os dois primeiros colocados durante as 212 voltas da prova. Coube a Pier Guidi a honra de cruzar a linha de chegada e garantir o segundo triunfo consecutivo da Ferrari em 2025, após a vitória no Catar com o carro número 50. Após fazer a pole, Giovinazzi fez o segundo trecho da corrida, antes de passar o equipamento para o outro piloto italiano do time.

Enquanto isso, a corrida foi mais conturbada para os outros representantes da fabricante italiana. O carro número 50, que saiu apenas da 18ª posição, chegou a escalar o pelotão e figurou entre os líderes. No entanto, um toque de Antonio Fuoco no Toyota #8 causou um furo de pneu e obrigou um pit-stop não programado, além de uma punição de 45 segundos. Apesar do revés, a equipe ainda marcou a volta mais rápida da corrida: 1m32s504, com Fuoco ao volante.

Já o 499P número 83, inscrito pela AF Corse e conduzido por Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson, também teve destaque. Após largar em segundo, manteve-se na briga pelo pódio até o fim, cruzando a linha de chegada em quarto lugar, a apenas 20 segundos dos vencedores.

A performance em Imola foi completa: pole, volta mais rápida e vitória — repetindo o domínio que a equipe já havia exibido no Catar, conseguindo tal resultado mesmo com os carros mais pesados por conta do BoP. Com isso, a Ferrari se tornou a quinta fabricante da história a alcançar pelo menos cinco vitórias gerais no FIA WEC. O modelo 499P agora soma conquistas importantes, incluindo vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024.

A prova também foi marcada pela pressão intensa da Porsche, Toyota, BMW e Alpine. Ao longo do evento, as equipes precisaram lidar com várias intervenções do Safety Car, estratégias ousadas de pneus e alguns momentos de tensão. Para lidar com todas essas questões, o trio da Ferrari precisou manter a calma, para que cruzasse a linha de chegada com mais de 10 segundos de vantagem.

“Foi um fim de semana excelente”, celebrou Giovinazzi, ainda invicto na Hyperpole em 2025. “Houve muitas bandeiras amarelas e safety cars, o que não é nada fácil de administrar, mas a equipe fez um trabalho fantástico. O carro estava incrível, meus companheiros também, e os tifosi foram fantásticos. Um domingo incrível!”

Embora o Ferrari #51 tenha liderado a maior parte da corrida — chegando a abrir quase meio minuto de vantagem —, uma segunda entrada do safety car a pouco mais de duas horas do fim embaralhou o pelotão e colocou em xeque a liderança. A pressão de marcas como Porsche, Toyota e BMW foi constante, mas a Ferrari se mostrou sólida em todas as decisões estratégicas.

Quem aproveitou bem o caos da corrida foi a BMW, com o carro #20 do BMW M Team WRT, pilotado por René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde. Mesmo após sofrer danos na asa traseira em um toque com o Toyota #7, o trio garantiu o segundo lugar, seu primeiro pódio no campeonato. Em seguida, o Alpine #36, com Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki, cruzou em terceiro, a menos de quatro segundos atrás.

Na classificação geral, a Ferrari lidera entre os construtores com 92 pontos, enquanto a trinca Pier Guidi–Calado–Giovinazzi assume a ponta entre os pilotos com 50 pontos, seguidos por Ye–Kubica–Hanson (39 pontos) e Fuoco–Molina–Nielsen (38 pontos).

LMGT3 tem disputa até a última curva

Na categoria LMGT3, o público italiano vibrou com o desempenho de Valentino Rossi, que garantiu a pole com o BMW #46 da WRT. A equipe liderou boa parte da prova, mas um toque entre Rossi e Simon Mann (#21 Ferrari Vista AF Corse) resultou em uma penalidade que os derrubou para o oitavo lugar.

O sul-africano Kelvin van der Linde protagonizou uma recuperação feroz e chegou a pressionar Richard Lietz, da Manthey, até os momentos finais. Mas o austríaco defendeu a liderança com maestria, garantindo a primeira vitória do Porsche #91 na temporada e frustrando Rossi em sua corrida em casa pelo segundo ano consecutivo.

A Lexus, com a equipe Akkodis ASP, completou o pódio com os carros #87 e #78, garantindo o terceiro e o quarto lugares.

Os brasileiros Dudu Barrichello e Augusto Farfus terminaram em 11º e 12º, respectivamente.

Próxima parada: Spa-Francorchamps

A próxima etapa do Mundial de Endurance será realizada no dia 10 de maio, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. A tradicional pista das Ardenas será palco da terceira corrida da temporada, novamente com duração de seis horas.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo